Princípios do US Flashcards
Quais as Vantagens do US?
Excelente relação custo-benefício, aplicação simples, não invasivo, não apresenta efeitos biológicos nocivos significativos, produz imagens seccionais em qualquer orientação, estudo dinâmico que permite aquisição de imagens em tempo real.
Quais frequências são comumente utilizadas? O que é o som e como o US funciona?
o som é uma onda longitudinal mecânica que se propaga por vibrações da partícula, o US é caracterizado por ondas sonoras longitudinais de alta frequência (superior ao audível), um ciclo por segundo corresponde a 1 Hz, aqui lidamos com MHz mega-hertz que corresponde a 1 milhão de ciclos por segundo, as frequências utilizadas mais comumente são de 3,5 a 10 MHz, o transdutor pode transmitir ondas em apenas uma frequência ou em múltiplas frequências.
O que é a frequência, qual sua unidade, como ela interage com o comprimento de onda e com a velocidade?
Frequência = nº de vezes que uma onda é repetida (ciclos) em um intervalo de tempo que nesse caso é segundos, sua unidade é o Hertz (Hz), quanto maior a frequência menor o comprimento de onda (distância durante um ciclo), ou seja, são inversamente proporcionais e quando maior a frequência e menor comprimento de onda melhor resolução de imagem. A velocidade é praticamente constante devido as densidades similares dos tecidos, exceto para ar e osso.
O que é o período e intensidade, como interage?
Período (T) é o tempo necessário para que o fenômeno se repita, é o inverso da frequência, a amplitude (a) corresponde a intensidade sonora, determina a intensidade de energia que atravessa o tecido importante quando falamos de efeitos biológicos.
O que é impedância acústica e como ela acontece? Quais os fatores que alteram ela?
Quando o feixe encontra gás ou osso ocorrem diferenças marcantes de velocidade que resultam em forte reflexão pela mudança abrupta na velocidade do som e densidade do meio, isso é a impedância acústica. # Impedância Acústica (Z) = velocidade (v) X densidade tecidual (p) Essas diferenças de densidade que estimam a impedância acústica do tecido já que a velocidade é praticamente constante e a amplitude do eco de retorno proporcionada pela impedância que leva a formação da imagem. Existem pequenas diferenças de impedância entre os tecidos moles do corpo sendo o ideal para formar a imagem pois significa que apenas uma pequena porcentagem do feixe sonoro é refletida, a maior parte é transmitida e permite ver estruturas mais profundas. Entretanto os ossos têm alta impedância (transmite som em maior velocidade) e o gás tem baixa impedância (transmite o som em menor velocidade), como resultado ao encontrar interface tecido mole -gás ou osso quase todo som é refletido impedindo visualizar estruturas mais profundas produzindo a chamada sombra acústica distal. Para evitar isso temos que encontrar uma janela acústica que evite osso ou gás.
Qual a relação frequência - profundidade? Qual frequência devemos usar e do que depende a frequência?
A profundidade que o feixe atinge está diretamente relacionada a frequência, ondas de alta frequência são mais atenuadas então não atinge estruturas muito profundas. Selecionar o transdutor com maior frequência que penetra a profundidade que eu necessito, a frequência depende das características dos cristais piezoelétricos (eles vibram para emitir o pulso sonoro).
Como se forma a imagem US?
a imagem é formada por meio de passagem de corrente elétrica levando a vibração dos cristais que por consequência produzem pulsos de som e normalmente o som é transmitido 1% do tempo já que nos outros 99% o transdutor está esperando o retorno desses ecos.
Os cristais vão vibrar por 1% do tempo e depois ficam parados esperando o eco de retorno que vai voltar a vibrar eles, sendo transformado em impulso elétrico, de acordo com essa amplitude de retorno e o tempo que ela leva para acontece (profundidade) a imagem é apresentada sobre a forma de pontos de luz em um fundo escuro. Ecos de baixa intensidade formam imagem mais próxima do preto, de média intensidade em tons de cinza e de alta intensidade mais próximo do branco.
Quando as ondas do US atravessam o tecido quais os 3 processos que podem acontecer? Qual deles vai formar a imagem?
As ondas são absorvidas, refletidas ou refratadas quando atravessam um tecido, apenas a porção refletida que leva a formação de imagem.
O que é o efeito piezoelétrico?
capacidade de certos materiais de vibrar em determinada frequência quando submetidos a pressão mecânica (como som) transformando-a em impulsos elétricos.
Quais os 3 controles principais que temos no US e o que eles alteram?
- Controle de potência: modifica a voltagem aplicada no cristal (intensidade), o aumento resulta no aumento uniforme dos ecos de retorno, o ideal é a menor potência para melhor resolução e prevenir artefatos.
- Controle de ganho e rejeição: afetam o eco de retorno, o controle de rejeição elimina ecos mais fracos que não contribuem para formação da imagem, se deixar ele muito alto pode perder informações importantes.
- Controle de compensação de ganho com tempo/ profundidade: O aumento do ganho à medida que aumenta o tempo de retorno do eco causa uma compensação seletiva é o CGT e é representado por um tipo de curva, são os controles deslizantes.
Modo-A US
amplitude, é unidimensional, ele identifica magnitude da amplitude de onda, eixo de amplitude sobre eixo de tempo, utilizado especificamente em exames oftálmicos e outros que requerem medidas de comprimento ou profundidade precisas.
Modo-B US
brilho, bidimensional, mostra os ecos de retorno como pontos brilhantes ou escala de cinza cuja intensidade é proporcional a amplitude, o equipamento dinâmico que é o único utilizado atualmente gera cerca de 30 imagens por segundo. Ele pode ser mecânico ou eletrônico, os mecânicos formam imagem em campo setorial apenas, os eletrônicos em campo setorial, convexo ou linear.
Modo-M US
movimento, é utilizado para ecocardiografia, os traçados registram a profundidade no eixo vertical e o tempo no eixo horizontal sendo úteis para avaliar câmaras e paredes cardíacas, além de movimentação de válvula e parede.
O que forma o transdutor, o que determina a frequência e quais os tipos de transdutores?
Os transdutores são compostos por materiais piezoelétricos (Cristais ou cerâmica), um aparato eletrônico (eletrodo), uma lente acústica, material que acopla a lente aos cristais e ainda um amortecedor posterior capaz de absorver frequência indesejáveis. A onda de maior amplitude determina a frequência principal do transdutor, sendo a frequência inversamente proporcional ao dobro da espessura dos cristais. São classificados em setoriais, lineares ou convexos.
Transdutores setoriais:
Transdutores setoriais tem feixe e imagem setorial (ou em triangulo / fatia de pizza), o ângulo geralmente é de 90 graus, pode ser mecânico ou eletrônico, os mecânicos não permitem variação de foco, mas tem uma imagem de alta qualidade em relação ao preço no começo, hoje são menos utilizados. A desvantagem dos setoriais é visibilidade limitada de campos próximos, são mais úteis para estruturas profundas