Primeiro Trimestre Flashcards
Defina os termos: Zigoto; Blastômero; Mórula; Blastocisto.
Zigoto: produto unicelular da união do espermatozóide com o ovócito secundário.
Blastômero: células originadas das divisões sucessivas
Mórula: estrutura multicelular formada após compactação de oito blastômeros
Blastocisto: estrutura formada a partir da mórula, por uma camada de células que circunda uma cavidade denominada blastocele, preenchida por líquido uterino e por um aglomerado de células que constitui a massa celular interna.
Qual a função da zona pelúcida no início da vida do zigoto??
Impedir a implantação em locais ectópicos, devido à natureza invasora do trofoblasto
Defina trofoblasto e embrioblasto
Trofoblasto: uma região diferenciada do blastocisto que origina tecidos extraembrionarios e é responsável pelo processo de implantação do blastocisto na parede uterina.
Embrioblasto: é uma região diferenciada do blastocisto que origina tecidos embrionários e membranas extraembrionarias, notadamente o saco vitelino e parte do córion e âmnio
Descreva o processo de implantação do blastocisto no útero.
A nidação começa com a perda da zona pelúcida, seguindo aderência ao endométrio promovida pelo sinciciotrofoblasto e subsequente invasão do tecido por digestão.
Defina sinciciotrofoblasto
É uma diferenciação do trofoblasto, sendo um tecido de natureza sincicial, portanto sem limites celulares definidos (multinuclear) com alta capacidade invasora, que secreta enzimas proteolíticas e emite projeções citoplasmaticas que invadem o endotélio
Defina citotrofoblasto
É uma camada celular bem definida originada do trofoblasto do blastocisto que multiplica e repovoa o sinciciotrofoblasto.
Fale sobre a formação do âmnio
Se forma do epiblasto, por migração celular
Descreva a transformação do mesoderma extraembrionário em pedúnculo placentário e córion
O polo posterior do mesoderma extraembrionario expande e condensa para formar o pedúnculo placentário, no qual surge o broto do alantóide. O córion é formado pela união do mesoderma extraembrionario somático ao citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto adjacentes, após o surgimento do celoma extraembrionário e as lacunas do trofoblasto no processo invasor ao endométrio, que passa por vascularização .
Defina celoma extraembrionário
Uma cavitação que surge no mesoderma extraembrionario entre o saco vitelino e o trofoblasto
O que acontece com as células do epiblasto quando passam pela linha primitiva?
A passagem das células do epiblasto pela linha primitiva constitui o ingresso do processo de gastrulação. Essas células sofrem transição epitélio- mesênquima, perdem as características eferentes e migram para formar o mesoderma ou o endoderma do disco trilaminar embrionário.
O que é linha primitiva e o nó de Hensen(primitivo)?
A linha primitiva é um acúmulo de células ao centro do disco bilaminado , que expande do polo posterior cranialmente, apresentando em sua extremidade uma estrutura em alça com depressao central que marca seu limite anterior, denominada nó de Hensen. A linha primitiva constitui o local de ingresso de células do epiblasto durante a gastrulação.
Como se forma a notocorda?
A notocorda se forma pela aglomeração de células mesodermicas que destacam-se do endoderma e forma uma estrutura em bastão, abaixo do ectoderma e que induz a formação do tubo neural
Descreva a formação do tubo neural a partir da placa neural
A placa neural constitui uma região de ectoderma de células cuboides mais altas que as adjacentes. Uma região central dessas células permanence fixada à notocorda subjacente, enquanto as adjacentes passam por processo de elevação, formando as pregas neurais. As pregas neurais sofrem convergência e formam as cristãs neurais, que aproximam-se e fundem-se formando o tubo neural.
O que é cristã neural? Qual sua origem embrionária e o que acontece com ela na fusão das pregas soturno neural?
A crista neural é uma elevação induzida pela presença da notocorda, formada de celulas ectodermicas que emite células por transição epitélio mesênquima que migram e formam diversas estruturas corporais, antes de suas extremidades aproximaram-se a fusionarem em processo dependente do ácido fólico
Defina o conceito de somito e qual parte mesodermica o forma?
São estruturas embrionárias segmentares primordiais que atuam na organização segmentar do corpo. Eles são formados pelo mesoderma axialque migra e aloja-se paralelo ao tubo neural, que aglomera e forma o mesoderma pré-somítico, que passa por segmentação progressiva.
Defina esclerótomo, miótomo, dermátomo e as estruturas formadas a partir dessas
São porções diferenciadas dos somitos em posição respectivamente centro-meridional e dorso-lateral em relação ao dermomiótomo, que origina o miótomo e o dermátomo. O esclerótomo corresponde à porção somítica que sofre transição epitélio-mesênquima, migra e se agrupa próximo à notocorda, originando as vértebras. O miótomo origina a musculatura dorsal profunda e lateral do corpo e membros. O dermátomo origina a derme da região dorsal do corpo.