Primeiro Reinado Flashcards
EUA reconheceu a independência do Brasil.Inglaterra e Portugal também,mas impuseram condições. Quais eram?
Portugal reconheceu o Brasil no mesmo ano,mediante pagamento de indenização de 2milhões de libras esterlinas(empréstimo com a Inglaterra) e D.Joao VI deveria ser considerado imperador honorário.
Inglaterra exigiu renovação dos tratados comerciais de 1810(privilégio comerciais)
A chamada Constituição da mandioca, previa oq?
Tinha caráter liberal(defendia a criação do poder legislativo,que tornaria a figura do imperador ilustrativa na questão administrativa)
Antidemocrata(uma minoria votaria,com base na quantidade de alqueires de mandioca)-prejudicava os comerciantes portugueses
Soberania nacional(xenofobia contra os portugueses)
D.Pedro I não aceitou a limitação que o poder legislativo traria a ele na Constituição da Mandioca. Oq ele fez?
Dissolveu a Assembleia Legislativa e ordenou a prisão de vários deputados(Noite da agonia). A Constituição da Mandioca nunca foi colocada em prática e iniciou-se um novo projeto constitucional que legalizasse as tendências centralizadoras de D.Pedro I e atendesse seus interesses
A Constituição de 1824 era semelhante à Constituição da Mandioca em vários aspectos. Se diferenciavam pelo voto e outras coisas. Que coisas?(5)
O voto seria agora censitário(e não por alqueires de mandioca.Isso garantia a presença dos portugueses e pedia que o povo participasse)
Poder moderador(na teoria:para equilibrar os outros 3 poderes. Na pratica: para controlar os outros 3 poderes)->era o imperador
Conselho de Estado(para aconselhar o poder moderador-imperador)
Catolicismo era a religião oficial(apesar da liberdade de culto) e Pedro I o chefe da Igreja no Brasil
O país foi dividido em províncias
Alguns grupos da elite do Partido Brasileiro ficaram insatisfeitos com a atitude autoritária de D.Pedro I ao outorgar(impor de maneira autoritária) a Constituição
Começaram a pressionar D.Pedro I para que ele diminuísse a centralização do poder
Houve uma revolta em Pernambuco. Eclodiu quando D.Pedro I dissolveu a Assembleia Legislativa e piorou quando D Pedro I nomeou alguém de sua confiança para ser governado da província. Fale sobre a Confederação do Equador.(6)
- De cunho separatista, tradição federalista e republicana(insatisfação com o governo desde a Revolução Pernambucana da 1817)
- Participação popular e elitista
- Houve a declaração da república do •Nordeste(Confederação do Equador)
- Um dos principais líderes era o padre Frei Caneca
- o governo central acabou com a revolta em pouco tempo e os envolvidos foram condenados à morte
Consequências da Confederação do Equador (2)
- aumento da dívida externa brasileira
* desgaste da imagem política do imperador(pela forte repressão ao movimento)
Uma questão externa ao Primeiro reinado: oq foi a Guerra da Cisplatina e como ela terminou?
Um uruguaio tentou separar a região e anexá-la às províncias do Rio da prata. O governo interviu sem o sucesso esperado(além dos altos gastos que vieram a gerar uma crise inflacionária-muita emissão de moeda- e falência do Banco do Brasil).
A Inglaterra solucionou a situação(tinha interesse na formação de novo território sobre o qual tivesse interesse e desse acesso à região da bacia platina)
Motivos da abdicação de D.Pedro I
Situação econômica e política conturbada
Balança comercial desfavorável
Forte oposição do Partido brasileiro
Críticas na imprensa(a maioria dos jornais eram adversários)
Oq foi a noite das garrafadas(no primeiro reinado)?
D.Pedro I estava sofrendo fortes oposições e resolveu visitar Minas Gerais(principal fonte opositora) e foi vaiado em sua entrada a Ouro Preto.
Resolveram fazer uma festa no Rio de Janeiro em sua volta para alegrar o imperador e a oposição ficou sabendo e atacaram para atrapalhar o evento. Essa foi a Noite das Garrafadas(1831)
D.Pedro abdicou o trono brasileiro após a Noite das Garrafadas em 1831. Deixou seu filho como herdeiro(Período regencial)
D.Pedro I tomou o trono de D Miguel(que deu um golpe um pouco antes e tomou o trono de direito da filha de D.Pedro I)