Primeira República Flashcards
Clientelismo
É a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.
Movimentos Messiânicos (Definição)
Os movimentos messiânicos foram marcados pelo sebastianismo português, com comunidades comandadas por líderes religiosos messiânicos. Surgiram em áreas rurais pobres e tinham como características a religiosidade popular e o sentimento de revolta.
Quais foram os Movimentos Messiânicos?
Os dois movimentos messiânicos mais conhecidos ocorreram em Canudos (na Bahia) e no Contestado (área entre Santa Catarina e Paraná).
Guerra de Canudos
Guerra de Canudos foi uma série de conflitos armados envolvendo o Exército brasileiro e sertanejos que seguiam o líder religioso Antônio Conselheiro, tendo ocorrido entre 1896 e 1897, no Arraial de Canudos, interior do estado da Bahia.
Guerra do Contestado
foi um conflito armado que aconteceu entre 1912 a 1916 nos estados de Santa Catarina e Paraná. Teve como principal líder o monge José Maria de Santo Agostinho e aconteceu na região do Contestado. Durou 4 anos, terminando com o massacre dos caboclos que lutavam por terras na região limítrofe entre os estados de SC e PR.
Voto de Cabresto
O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
Coronelismo
O Coronelismo é um fenômeno da política brasileira ocorrido durante a Primeira República. Caracteriza-se por uma pessoa, o coronel, que detinha o poder econômico e exercia o poder local por meio da violência e trocas de favores.
A Revolta da Vacina
Aaconteceu no Rio de Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados. A anti-varíola foi a vacina responsável por essa revolta. (Oswald Cruz)
A Revolta da Chibata
Foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.
Modernismo
Foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas.
Tenentismo
Foi um movimento político-militar, baseado em uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro (tenentes), de camadas médias urbanas, que estavam insatisfeitos com o governo da República Oligárquica no início da década de 1920 no Brasil.
República da Espada
A República da Espada foi o período no qual o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Foi um período de tensão e crise tanto econômica quanto política. Marcado pelo autoritarismo dos republicanos e pelas revoltas populares contra as péssimas condições de vida
Convênio de Taubaté
Foi um encontro realizado em 1906 pelos governadores dos estados de SP, MG e RJ, na cidade paulista de Taubaté, com o objetivo de encontrarem uma política estatal para garantir a rentabilidade da cafeicultura brasileira. Seu objetivo era garantir um preço mínimo para o café, na época, o principal produto da economia brasileira.
República Oligárquica
Nesse momento, o país esteve sob o comando das grandes elites agrárias, na época, representada pelos produtores rurais dos estados de MG e SP. “poder na mão de poucos”. O nome representa um governo liderado por um grupo de pessoas ou famílias unidos pela mesma atividade econômica ou partido político.
Partido Comunista
Sua proposta era trazer ao palco da política nacional representantes e ideais da classe trabalhadora, até então marginalizada politicamente, e seus fundadores, baseados nos princípios do Partido Comunista Soviético, acreditavam que o proletariado precisava participar da discussão política no país.