Pré-Historia No Brasil Flashcards
Teoria de Clovis sobre a ocupação do Brasil
Onda migratória que passou pelo Estreito de Bering, entre a Sibéria e o Alasca durante a última Era Glacial, quando o nível do mar se tornou mais baixo.
Teoria do Malaio-Polinesia sobre a ocupação do Brasil
Através de registros arqueológicos no Chile, há possibilidade de uma onda migratória vindo da Oceania através do Oceano Pacífico em canoas rudimentares há cerca de 14.500 anos
Registros arqueológicos de vida no Brasil:
•Crânio de Luzia encontrado na Gruta da Lapa Vermelha, em Minas Gerais. Datado de 12000 a 13000 anos atrás e demonstra traços negroides.
•Em 1978, a arqueóloga Neide Guidon encontrou restos de carvão vegetal de uma fogueira na Serra da Capivara, datando por volta de 48000 anos atrás.
Culturas da pré-história no Brasil:
Cultura Umbu, Povos Sambaquis e Tupis.
Cultura Umbu:
Cultura de caçadores e coletores de 12000 a 13000 anos atrás. Habitavam os Pampas Gaúchos, Uruguai e Argentina. Utilizavam flechas feitas pedras lascadas e boleadeiras( 3 pedras presas à cordas) para caçar animais.
Povos Sambaquis:
(Amontoado de ostras) eram povos caçadores mas principalmente pescadores de 2000 a 8000 anos atrás, que amontoavam os restos de conchas e até ossadas no que conhecemos como Sambaquis. Enterravam seus mortos nos amontoados e cobria-os de vermelho, como um rito funerário.
Povos Tupis:
Depois da extinção dos Sambaquis vieram os Tupis, que já estavam em processo de sedentarização, praticando a agricultura e a criação de vasos de cerâmica, que serviam para conservação de sementes e também urnas funerárias.