PPR Flashcards
Identifique as 4 regras de kennedy?
Classe 1: desdentado posterior bilateral
Classe 2: Desdentado posteriores unilateral
Classe 3: Desdentado unilateral com elemento posterior
Classe 4: Desdentado cruzando linha média
Explique as 8 regras de applegate?
1: área desdentada mais posterior determina a classificação
2: áreas que não foram determinadas na classe serão subclasses ou modificações
3: considerar apenas o número de áreas dendentadas, não o tamanho da modificação
4: vai explicar a classe 4 de kennedy
5: classificação apenas após as extrações
6: se o siso estiver ausente e não houver intenção de reabilitá-lo, não são incluídos.
7: se o siso for suporte, deve ser considerado
8: se não for substituir o espaço desdentado, não será considerado.
Explique a função dos apoios
Os apoios são elementos dos retentores responsáveis por transmitir a carga mastigatória aos dentes de suporte. Esses dentes por sua vez podem estar localizados próximos ao espaço anodôntico ou distante dele.
Explique a função dos conectores maiores
O conector maior é o componente da prótese parcial removível que conecta as partes da prótese localizadas em um lado do arco com as localizadas no lado oposto. Esse é o componente da prótese parcial a que todos os outros componentes estão direta ou indiretamente ligados. Este componente também fornece estabilidade por todo o arco, o que auxilia na resistência ao deslocamento causado pelas forças mastigatórias
Explique a função dos conectores menores
Os conectores menores têm a função de conectar os retentores às demais estruturas da prótese. Por serem normalmente rígidos, também contribuem na distribuição das cargas mastigatórias e na estabilidade da prótese.
Explique a função dos grampos
Os grampos, ou braços, dos retentores são as porções mais facilmente identificáveis dos mesmos. São os elementos normalmente responsáveis por conferir a retenção propriamente dita ao retentor, bem como contribuem na estabilidade e em outras características dos mesmos
Explique algumas funções dos delineadores
Análise preliminar do modelo de estudo com vistas à escolha da técnica mais conveniente à determinação da via e do plano de inserção;
Determinação da via ou eixo de inserção e registro do plano de inserção;
Preparo do modelo para diagnóstico;
Preparo dos planos-guia e adequação do contorno axial das coroas de ceroplastia de peças unitárias ou próteses parciais fixas;
Identifique os 6 princípios necessários para que um grampo atenda plenamente à sua finalidade
Fixação (suporte) - O grampo resiste às forças que tendam a deslocá-lo no sentido ocluso ou incisogengival.
Abraçamento adequado - Entende-se que a ação de abraçamento do grampo envolva mais de 180º da circunferência total da coroa do dente suporte.
Passividade - Um grampo não deverá imprimir ao dente suporte qualquer tipo de força, quando a prótese estiver perfeitamente assentada em seu sitio próprio.
Estabilidade - O aparelho removível se mantém estável a despeito das forças que atuam sobre ele durante o repouso e os atos funcionais.
Retenção - O grampo resiste às forças que tendem a remover o aparelho do seu local de assentamento.
Reciprocidade - O dente fica estabilizado frente às forças horizontais que tendem a deslocá-lo no ato da inserção ou retirada do aparelho removível, bem como durante a função.
Explique a função da Sela
A sela da prótese é responsável pelo suporte os dentes artificiais, além de receber as forças funcionais da oclusão e transferir para as estruturas orais de suporte.
Explique como funiona o nincho e suas especifidades
nichos devem ter ângulos internos arredondados, com profundidade de aproximadamente 1,5mm, e sua largura deve ser metade da distância entre as cúspides vestibular e lingual. Em dentes posteriores, os nichos são realizados com uma conformação triangular nas fossas proximais, de modo que a base se localiza na área correspondente à crista marginal, enquanto o vértice fica voltado para o centro do dente pilar.
Explique o grampo Circunferencial de Ackers.
O grampo circunferencial simples ou de Ackers é constituído por um apoio oclusal, um braço de retenção e um braço de oposição unidos pelo corpo do grampo e um conector menor. O conector menor localiza-se próximo à área anodôntica. De acordo com Todescan (1998):
Este grampo apresenta apoio oclusal e corpo voltados para o espaço protético, e dois braços - o de retenção e o de oposição - que partem do corpo em direção à face oposta ao espaço protético.
Explique o grampo Circunferencial Invertido
O grampo circunferencial invertido apresenta o conector menor que une os apoios e os braços do grampo ao restante da prótese localizado longe da área anodôntica. De acordo com Waldemarin et al. 2015
O desenho deste grampo é em tudo semelhante ao desenho do grampo circunferencial simples, exceto pelo fato de que o conector menor que o une ao restante da prótese está localizado longe do espaço anodôntico. Com isso, todos os elementos do grampo também se originam desta área.
Explique o Grampo de Otolengui
O grampo de Otolengui apesenta dois apoios, um mesial e um distal, ligados pelo braço de retenção que parte do conector menor e vai pela face vestibular até a área retentiva.
Explique o grampo de ação posterior.
O grampo de ação posterior ou “back action” é composto por um conector menor no qual um braço se estende contornando a face lingual do dente em direção à distal. De acordo com Waldemarin et al. 2015, em relação ao grampo de ação posterior:
Este grampo possui, originalmente, o desenho composto por um conector menor que surge por mesial do pilar mesial ao espaço protético. Desse conector menor surge um braço que contorna a lingual do dente em direção à distal, apoia-se por distal deste e segue por vestibular em direção mesial tendo sua extremidade localizada por mesio-vestibular. Dessa forma ele se assemelha a um grampo anelar sem o conector menor de reforço e sem o apoio mesial.
Explique o grampo Anelar.
O grampo anelar caracteriza-se pela presença de apoios por mesial e por distal, conectados por um braço de reciprocidade. De acordo com Waldemarin et al. 2015, em relação ao grampo anelar:
Usado em espaços intercalares e, principalmente, em molares inferiores com retenção mesio-lingual e em superiores com retenção mesio-vestibular, uma das principais vantagens do grampo anelar é impedir a giroversão e a migração contínua do dente suporte para mesial. Isso porque o desenho deste grampo apresenta apoios por mesial e por distal, unidos pelo braço de reciprocidade. Maccraken cita que o grampo anelar pode ter um ou dois apoios. O braço de retenção pode ter sua origem tanto por mesial quanto por distal. Evidentemente, nos casos de dentes mesializados, a origem do braço de retenção se dá por distal.