Pós-Guerra Flashcards
Defina “Narrador não confiável”.
Se refere ao narrador em primeira pessoa que prejudica a credibilidade de suas próprias histórias. Textos do século XX estão infestados de narradores que dão motivos para o leitor desconfiar (ingênuos, loucos, mentirosos, manipuladores, etc).
Por que os romances realistas não possuem “Narrador não confiável”?
Romances realistas tendem a oferecer uma voz racional, contando uma história que corresponde às expectativas do leitor.
Exemplos de narradores não confiáveis.
- Humbert, Humbert - do romance “Lolita” de Vladimir Nabokov
- Patrick Bateman - “O Psicopata Americano” de Bret Easton.
Enredo de “O Tambor” de Günter Grass
Retrato satírico da ascensão da simpatia pelo nazismo por famílias comuns e das consequências da guerra em O Tambor. O narrador e herói atrofiado Oskar Matzerath não é nada confiável. Ele se apresenta revelando estar em um hospício, onde é mantido após seu julgamento por assassinato. Ele é testemunha de acontecimentos históricos em Danzig e Dusseldorf e se envolve em uma série de mortes.
Curiosidade sobre a narração de “O Tambor” de Günter Grass
Às vezes a voz alterna para a terceira pessoa ou é passada para o enfermeiro de Oskar. Por meio da fantasia impiedosa de Oskar, o autor encontrou uma forma de ressoar a história na memória.
Quem foi Günter Grass?
Nasceu em Danzig (hoje Gdansk, Polônia)
Foi convocado para a Waffen-SS (elite militar nazista)
Após a guerra trabalhou como mineiro e lavrador. Estudou arte antes de se tornar escultor. Recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1999.
Obras: O Tambor (1959) O Gato e o Rato (1961) Anos de Cão (1963) Meu Século (1999) Passos de Caranguejo (2002)
O que foi o movimento GÓTICO SULISTA?
Na metade do século XX, esse movimento aprofundou as tradições da literatura gótica do século XVIII e seus elementos de fantasia e do grotesco. Os autores usaram as características do estilo gótico tradicional para examinar as realidades instáveis e as psiques desordenadas sob a superfície da respeitabilidade sulista.
Cite autores do GÓTICO SULISTA.
Escritores do chamado Deep South norte-americano, como Tennessee Williams, Flannery O’Connor e Carson McCullers.
Personagens e temáticas do GÓTICO SULISTA.
Com personagens problemáticas ou excêntricas, cenários macabros e situações sinistras, os textos desse gênero tratam de questões sociais do sul dos Estados Unidos, como racismo, pobreza e crime.
Enredo de O Sol é para Todos, de Harper Lee
Meados de 1930, em Maycomb/Alabama. A narradora Scout, uma garotinha que, no início da narrativa, contava com aproximadamente 6 anos. Travessa e valentona, questionava as convenções sociais. Ela descreve a vida cotidiana em Maycomb, seus vizinhos , sua amizade com um garoto incomum chamado Dill, sua escola, etc. criando uma atmosfera atemporal. No decorrer da história, a percepção que Scout tem do mundo ao redor amadurece, passando de um ideal ingênuo para uma compreensão mais realista da sociedade, mas sem nunca perder o otimismo.
O que é LITERATURA DISTÓPICA?
É um gênero literário que trata de certa sociedade que se constitui no oposto completo da utopia.
Qual o foco das distopias?
As distopias se voltam basicamente para futuros fictícios e, freqüentemente, para o medo do que pode surgir a partir das novas tecnologias e das mudanças sociais.
Qual o ponto de partida de George Orwell ao escrever 1984?
O ponto de partida desse romance é o temor de George Orwell ante a emergência do stalinismo.
Visão política e evento histórico que George Orwell testemunhou.
Ele não via a União Soviética como socialista e testemunhou a derrota das forças contrárias a França na terra Civil Espanhola em 1936 quando comunistas pró-Stálin se voltaram contra aqueles que, supostamente, eram seus aliados.
Enredo de “1984”.
O livro retrata uma sociedade totalitária que manipula seus cidadãos por meio da propaganda, transformando verdades em mentiras em nome da manutenção do poder político. Essa sociedade distópica é muito mais sombria, pois prescinde da esperança presente nas transformações prometidas em “A revolução dos bichos”, além de ser uma sociedade em que as vidas individuais se tornaram meras peças de uma engrenagem sistêmica.