Português Flashcards
Compreensão e interpretação de textos:
Tipo textual
Modo de organização, finalidade textual, refere-se fundamentalmente ao tipo de texto e à sua estrutura e apresentação
Compreensão e interpretação de textos:
Gênero textual
conjunto de características comuns de um texto. É um conceito mais específico que o conceito de “tipo” textual, que se define fundamentalmente pela “finalidade”.
Compreensão e interpretação de textos:
exemplo de gênero e tipo
O “tipo” descritivo inclui vários gêneros, como cardápios, anúncios, panfletos. Importante destacar o tipo textual narração e seus elementos: narrador, enredo, tempo (quando), lugar/espaço (onde), personagens (quem) e um encadeamento de eventos (o quê)
Compreensão e interpretação de textos:
sequência no tempo-espaço
O tempo verbal predominante é o pretérito perfeito, mas também pode ocorrer o pretérito imperfeito ou até o presente (quando se pretende aproximar os acontecimentos do tempo da narração).
Compreensão e interpretação de textos:
Quanto à narração, características principais
retratar acontecimentos, seus elementos principais, tempo verbal predominante (pretérito perfeito)
Compreensão e interpretação de textos:
Tipos de narrador
- Narrador personagem: conta a história em primeira pessoa e faz parte dela
- Narrador observador: narra a história em terceira pessoa, como se a assistisse de fora, traz o relato de uma testemunha.
Narrador onisciente: não só narra a história, mas também tem pleno conhecimento do pensamento e das emoções dos personagens. Não há segredos para ele, ele sabe de tudo e da verdade narrativa!
Compreensão e interpretação de textos:
Tipos de discurso do narrador (3)
a) discurso direto: narração em primeira pessoa
b) discurso indireto: É narrado em terceira pessoa e o narrador incorpora a fala dos personagens a sua própria fala, também utilizando os verbos de elocução;
c) discurso indireto livre: É um discurso híbrido, haja vista que concilia características dos dois anteriores. Há absoluta liberdade formal e sintática por parte do narrador, que mistura reproduções literais das falas com paráfrases
Compreensão e interpretação de textos:
Tipo textual “descrição”:
constitui um relato em detalhes características de pessoas, objetos, imagens, cenas, situações, emoções, sentimentos, pormenorização estática, uma pausa no tempo, geralmente uma interrupção da narração, para apresentação de traços dos seres. Note que o tempo mais usual é o pretérito imperfeito.
Dissertação
expõe ideias, razões, teorias, raciocínios, abstrações, por meio de relações lógicas sequenciadas no texto, dentro de uma estrutura específica (introdução, desenvolvimento e conclusão), verbos no presente, neutra, atemporal e clara;
a) dissertativo-expositivo:
transmissão dos saberes de uma comunidade em um documento (livro, enciclopédias) de maneira inopinada, imparcial, neutra (sem a opinião do autor)
b) Dissertativo-argumentativo ou opinativo:
Marcado pela presença da opinião do autor, do seu ponto de vista. Existe também a tentativa de convencimento do leitor, tentativa de formação de opinião do leitor;
-Estrutura argumentativa:
Tenha atenção a cada de suas partes (introdução, desenvolvimento e conclusão). Atentar para suas características.
Texto injuntivo:
traz instruções ao leitor para realizar certa tarefa. Sua principal característica é apresentar verbos no imperativo com comandos neutros, genéricos e impessoais.
- Interpretação X Compreensão:
Compreensão: análise de dados explícitos dentro do texto;
Interpretação: dedução de informações que estão implícitas, pressupostas no texto.
Atente, também, aos principais erros no entendimento de um texto:
Estes erros são utilizados como alternativas erradas nas questões. Saber identificá-los nos ajuda a eliminar alternativas em uma questão objetiva.