Português Flashcards
Com base nas informações do texto e nas relações entre as
partes que o constituem, assinale a alternativa correta.
- Os parágrafos estão dispostos de maneira a desenvolver uma sequência temporal de acontecimentos, o que permite classificar o texto como predominantemente narrativo.
- O primeiro parágrafo estrutura-se basicamente em torno de uma relação de causa e consequência, pois expõe inicialmente dados quanto ao comércio da carne de gado no Brasil e, em seguida, apresenta o resultado natural dos investimentos nesse mercado: a expansão da área de eletrônica no País.
- O período “Mas isso pode estar prestes a mudar.” (linha 6) cumpre duas funções: retomar o conteúdo dos períodos anteriores e antecipar a análise desenvolvida nos parágrafos seguintes.
- O segundo parágrafo relaciona-se apenas indiretamente com o anterior, pois não apresenta elementos que justifiquem a declaração contida no período “Mas isso pode estar prestes a mudar.” (linha 6).
- A principal justificativa para a informação contida no período que abre o terceiro parágrafo encontra-se no parágrafo anterior.
3
De acordo com a norma-padrão e os mecanismos de coesão
utilizados no texto, assinale a alternativa correta.
- A coesão textual seria preservada, caso a expressão “por outro lado” (linhas 4 e 5), que relaciona os períodos iniciais do primeiro parágrafo, fosse substituída pela conjunção entretanto.
- Embora os vocábulos “Brasil” (linha 1) e “País” (linha 6) sejam correspondentes, a substituição de um pelo outro compromete a coesão textual.
- O trecho sublinhado na passagem “completou com sucesso um teste de campo de 12 meses conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).” (linhas de 11 a 13) poderia ser substituído pela construção cujo foi conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
- O pronome “Isso” (linha 16) foi utilizado incorretamente. Em seu lugar, deveria ter sido empregada a forma Isto.
- Os elementos destacados no trecho “tanto para os pecuaristas brasileiros quanto para a indústria emergente de semicondutores do País.” (linhas de 16 a 18) estabelecem uma comparação entre os termos que são por eles relacionados.
1
Com base nas regras de concordância prescritas pela norma-padrão e considerando o período ‘“Atualmente, os agricultores no Brasil devem identificar o seu gado, mas não há nenhuma obrigação de que eles utilizem RFID para
fazê-lo”’ (linhas de 18 a 20), assinale a alternativa correta.
- No lugar de “devem identificar” poderia ser empregada a construção devem identificarem.
- As formas verbais “devem” e “utilizem” deveriam permanecer obrigatoriamente na terceira pessoa do plural, caso os termos “os agricultores” e “eles” fossem substituídos, respectivamente, por 100% dos agricultores e a maioria.
- Caso julgasse necessário, a autora poderia substituir o trecho “mas não há nenhuma obrigação” por mas não existe obrigações.
- A autora, caso resolvesse, poderia substituir o termo “nenhuma obrigação” pela construção bastantes garantias.
- Caso resolvesse, a autora poderia substituir a construção “fazê-lo” pela redação fazer o acompanhamento e a identificação necessário.
4
O vocábulo sublinhado na expressão “indústria emergente de semicondutores do País.” (linhas 17 e 18) é, do ponto de vista semântico, equivalente à seguinte oração:
- que está decadente.
- que surgiu.
- que precisou de apoio com urgência.
- que cresceu aceleradamente.
- que depende de intervenção urgentemente.
2
Considerando a relação existente entre a parte verbal e a não verbal com a mensagem principal do texto, assinale a alternativa correta.
- A imagem cumpre uma função meramente decorativa.
- A compreensão do sentido preciso e restrito do vocábulo “lixo” não seria possível sem a informação veiculada pela imagem.
- Embora importante para a compreensão do texto, a imagem poderia ser descartada.
- A exclusão da frase tornaria impossível a identificação do problema retratado.
- O propósito do texto é denunciar a proliferação de ratos decorrente do acúmulo de lixo nas cidades.
2
Considerando o sentido das classes gramaticais utilizadas na oração “…não se faz mais lixo como antigamente!!!”, assinale a alternativa correta.
- O vocábulo “não”, embora indique ideia de negação, foi empregado como adjetivo, pois especifica o sentido do substantivo “lixo”.
- O vocábulo “antigamente” é um adjetivo, pois caracteriza o substantivo “lixo”.
- Se, logo após o vocábulo “mais”, fosse empregada a construção a reciclagem de, o substantivo “lixo” passaria a compor uma locução com valor de advérbio.
- O vocábulo gaúcho, caso fosse empregado logo após o substantivo “lixo”, desempenharia a função de um substantivo, pois passaria a designar um atributo relativo ao Rio Grande do sul.
- A inclusão do pronome “aquele” diante do substantivo “lixo” alteraria o sentido original.
5
Caso o autor resolvesse incluir no texto a oração Estou desesperado, de forma a compor um só período com a já existente, a nova redação, de acordo com as regras de ortografia e de pontuação vigentes, poderia ser a seguinte:
- Estou desesperado por que não se faz mais lixo como antigamente!!!
- Desesperado, estou, porque não se faz mais lixo como antigamente!!!
- Por que não se faz mais lixo como antigamente, estou desesperado!!!
- Estou desesperado: não se faz mais lixo como antigamente!!!
- Já que não se faz mais lixo como antigamente estou desesperado!!!
4
A respeito das relações sintáticas referentes ao período “…não se faz mais lixo como antigamente!!!”, é correto afirmar que o
- predicado é verbo-nominal, pois atribui ao sujeito uma ação e um estado ao mesmo tempo.
- sujeito é indeterminado, pois a ação expressa pelo verbo não se refere a um ser em específico.
- sujeito de “faz” está explícito e deve ser classificado como paciente, pois sofre a ação expressa pelo verbo.
- sujeito de “faz” está explícito e deve ser classificado como agente, pois realiza a ação expressa pelo verbo.
- termo “lixo” exerce a função de objeto direto.
3
Com base na relação entre a linguagem e as informações do texto, é correto afirmar que a autora
- recorre à antítese ao empregar o vocábulo “revolução” no título, pois constrói uma imagem oposta ao que retrata ao longo dos parágrafos.
- escreve para uma pessoa específica, pois abre o texto com a pergunta “Sabe o cartão de crédito ou débito que você usa para pagar contas e compras?” (linhas 1 e 2).
- é totalmente contrária ao uso do cartão com chip, o que fica evidente pelo emprego da expressão “a boa e velha tarja magnética” (linha 7).
- utiliza o eufemismo no trecho sublinhado na passagem “Com a nova regra, todos os cartões de crédito foram substituídos e a população está perdida!” (linhas 9 e 10).
- faz uso da metáfora ao empregar o vocábulo “‘carão’” (linha 15) como sinônimo de vergonha.
5
Assinale a alternativa cuja expressão reproduz a relação de sentido estabelecida pelo vocábulo sublinhado no período “Com a nova regra, todos os cartões de crédito foram substituídos e a população está perdida!” (linhas 9 e 10).
- Em virtude da nova regra, todos os cartões de crédito foram substituídos e a população está perdida!
- Junto à nova regra, todos os cartões de crédito foram substituídos e a população está perdida!
- Apesar da nova regra, todos os cartões de crédito foram substituídos e a população está perdida!
- À proporção da nova regra, todos os cartões de crédito foram substituídos e a população está perdida!
- Como se não bastasse a nova regra, todos os cartões de crédito foram substituídos e a população está perdida!
Considerando os mecanismos de flexão dos verbos e nomes e as questões gramaticais que envolvem o período “Nos jornais, há várias matérias debatendo o uso da nova tecnologia e ensinando o americano a usar os cartões com chip.” (linhas de 10 a 12), assinale a alternativa correta.
- A forma aumentativa do vocábulo “jornais” é jornalecos.
- Logo após o substantivo “matérias”, poderia ser empregada a forma anexo, que é um adjetivo invariável.
- Caso a autora resolvesse transpor o verbo “há” para o pretérito perfeito do indicativo, deveria empregar a forma houvera.
- Seria inviável o emprego da construção políticas-partidárias, caso a autora decidisse adjetivar o substantivo “matérias”.
- O substantivo “americano” foi empregado na forma masculina singular para se referir apenas aos cidadãos do gênero masculino que vivem nos Estados Unidos.
Supondo que fosse necessário substituir, em conformidade com as regras de regência prescritas pela norma-padrão, o verbo sublinhado no trecho “Basicamente ninguém está feliz em ter que lidar com a ‘nova’ tecnologia” (linhas 13 e 14) por
- reivindicar, a nova redação deveria ser: Basicamente ninguém está feliz em ter que reivindicar da ‘nova’ tecnologia.
- esquecer-se, a nova redação deveria ser: Basicamente ninguém está feliz em ter que se esquecer da ‘nova’ tecnologia.
- aspirar, a nova redação deveria ser: Basicamente ninguém está feliz em ter que aspirar para a ‘nova’ tecnologia.
- sobrepor-se, a nova redação deveria ser: Basicamente ninguém está feliz em ter que se sobrepor da ‘nova’ tecnologia.
- esquecer, a nova redação deveria ser: Basicamente ninguém está feliz em ter que esquecer da ‘nova’ tecnologia.
Conforme a mensagem e a organização interna do texto, é correto afirmar que
- não são fornecidas informações que permitam compreender o significado da expressão “educação inclusiva” (título).
- as expressões “educação inclusiva” (título) e “tecnologia assistiva” (linhas 3 e 4) são sinônimas.
- a inclusão de um aluno com alguma limitação física pode ser mensurada pelo tipo de recursos tecnológicos empregados para atender as suas necessidades, isto é, a escola é mais inclusiva quando utiliza, com mais frequência, as altas tecnologias.
- as altas tecnologias compreendem o uso de recursos utilizados para ensinar alunos com limitações mentais, já as baixas tecnologias são aplicadas para aqueles que apresentam algum tipo de limitação física.
- a fala da fisioterapeuta Rita Bersch contém um exemplo que esclarece o sentido da expressão “altas tecnologias” (linha 6).
5
De acordo com o sentido das classes gramaticais utilizadas no período “A criança chega à escola sem falar ou mexer braços e pernas.” (linhas 1 e 2), assinale a alternativa correta.
- Se, no lugar do artigo sublinhado em “A criança”, fosse utilizado o pronome Qualquer, o sentido original seria preservado.
- A forma diminutiva escolinha não poderia substituir o substantivo “escola”, caso a autora quisesse atribuir a ele um sentido depreciativo ou carinhoso.
- A preposição “sem” introduz uma ideia de privação para a expressão “falar ou mexer braços e pernas”.
- Caso a autora resolvesse substituir a construção “chega à escola” pela redação chega na escola, o sentido original seria preservado.
- Dizer “falar ou mexer” é o mesmo que dizer falar e mexer.
3
Se, em conformidade com a norma-padrão, a autora julgasse necessário substituir por um pronome o termo sublinhado no trecho “Para quem tem deficiência” (linha 3), a nova redação deveria ser a seguinte:
- Para quem tem-na.
- Para quem a tem.
- Para quem lhe tem.
- Para quem tem-lhe.
- Para quem tem a ela.
2
Com base na leitura compreensiva do texto, é correto afirmar que ele
- faz uma abordagem acerca da autonomia humana diante da tecnologia.
- contém uma informação que pode ser associada à importância assumida pelos equipamentos eletrônicos nas relações interpessoais.
- revela uma visão totalmente otimista a respeito da relação humana com o computador.
- sugere que a tecnologia deve ser banida pelo menos das relações interpessoais.
- ressalta apenas os malefícios introduzidos pelas inovações tecnológicas na vida do ser humano.
2
No verso “Mas que tristeza sem par” (verso 2), a expressão sublinhada significa, no contexto
- corriqueira.
- profunda.
- pouco comum.
- inigualável.
- incessante.
4
Ao empregarem as formas verbais sublinhadas nos versos “Você não acreditaria” (verso 5) e “Não poderei mais computar” (verso 8), os autores fazem referência, respectivamente, a um(a)
- fato passado ainda em processo e a uma ação tida como certa e posterior ao momento em que se fala.
- ação hipotética posterior a um dado momento já passado e a um fato futuro tido como certo.
- fato passado duvidoso e a uma ação provável no futuro.
- ação no passado relacionada a outra no futuro e a um fato tido como certo no futuro.
- ação totalmente concluída no passado e a um acontecimento futuro incerto.
2
Conforme as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, assinale a alternativa correta.
- Caso os autores decidissem empregar a expressão Muitos de nós como sujeito do verso “Não posso mais computar” (verso 4), a redação Muitos de nós não podem mais computar seria inviável.
- Se, no lugar do vocábulo sublinhado no verso “Você não acreditaria” (verso 5), fosse empregada a forma 1,8%, a nova redação deveria ser 1,8% não acreditariam.
- Caso julgassem necessário, os autores poderiam substituir o verso “Minha tristeza foi sem par” (verso 6) pela redação Minha tristeza foi meia repentina.
- A redação Meus amigos e minha memória atualizada se apagaram poderia, se necessário, substituir o verso “Minha memória se apagou” (verso 10).
- Caso os autores decidissem substituir o termo sublinhado no verso “O meu programa foi pro brejo” (verso 9) por Mais de um programa, a nova redação deveria ser Mais de um programa foram pro brejo.
4
Conforme a mensagem do texto, é correto afirmar que
- a crítica do autor à tecnologia está embasada exclusivamente na constatação de que, durante a produção de aparelhos eletrônicos, é consumida muita energia.
- a tecnologia é a única responsável pelo desperdício de energia, pois produz aparelhos eletrônicos que dependem direta ou indiretamente da conexão com uma rede elétrica.
- o uso de um aparelho eletrônico é sempre uma forma de se desperdiçar energia.
- um aparelho eletrônico nem sempre consome energia apenas quando está sendo utilizado.
- um computador desperdiça, em média, metade da energia que consome.
4
De acordo com a norma-padrão e os mecanismos de coesão
utilizados no texto, assinale a alternativa correta.
- No período “Além da energia consumida durante o processo de produção, entra nessa conta também o desperdício de energia dos aparelhos eletrônicos.” (linhas de 3 a 5), os elementos sublinhados estabelecem uma ideia de adição entre os termos relacionados.
- Para retomar a informação anterior, o autor deveria ter empregado a expressão nesta conta no lugar da construção “nessa conta” (linha 4).
- Na oração “que consomem” (linha 7), o pronome relativo sublinhado retoma o termo “Computadores” (linha 6), portanto poderia ser substituído pela construção os quais.
- A substituição do pronome sublinhado, em “que deixam monitores ligados” (linhas 8 e 9), pelo vocábulo onde não comprometeria a coesão textual.
- A conjunção “quando” (linha 9) relaciona duas orações ao introduzir a causa do fato descrito na oração anterior.
1
Caso o autor, em conformidade com as regras de regência prescritas pela norma-padrão, resolvesse substituir a expressão sublinhada no trecho “há que se levar em conta também o uso irresponsável por parte de usuários”
(linhas 7 e 8) por
- responder, a nova redação deveria ser há que se responder também o uso irresponsável por parte de usuários.
- divergir, a nova redação deveria ser há que se divergir também para o uso irresponsável por parte de usuários.
- combater, a nova redação deveria ser há que se combater também ao uso irresponsável por parte de usuários.
- visar, a nova redação deveria ser há que se visar também pelo uso irresponsável por parte de usuários.
- esquecer, a nova redação deveria ser há que se esquecer também o uso irresponsável por parte de usuários.
5
Considerando que as figuras de linguagem são recursos que garantem maior expressividade à fala, seja ela oral ou escrita, analise a linguagem e o significado das palavras no texto e assinale a alternativa correta.
- O período “Atualmente, a tecnologia é um dos grandes responsáveis pelo consumo dos recursos naturais do planeta Terra.” (linhas de 1 a 3) contém um exagero de pensamento, portanto exemplifica a hipérbole.
- O substantivo “Terra” (linha 3) representa uma metáfora, pois foi empregado com um sentido diferente do habitual.
- A construção “por parte de usuários” (linha 8) exemplifica o eufemismo, pois o autor procura suavizar a ideia indesejável de que todos os usuários deixam os monitores ligados quando desnecessário.
- Ao contrário da frase Minha filha fica ligada na tomada o dia inteiro., a construção “que deixam monitores ligados” (linhas 8 e 9) não serve como exemplo de metáfora.
- A seleção vocabular feita pelo autor permite concluir que a relação entre os parágrafos é estabelecida por meio de uma antítese.
4
Considerando a relação existente entre as partes que compõem o texto, é correto afirmar que
- a parte não verbal contém uma imagem que se relaciona diretamente com a expressão “As melhores lembranças”.
- o propósito principal do autor é declarar o amor ao respectivo pai e persuadir o leitor a também valorizar o próprio.
- um dos dedos da mão esquerda se coloca na posição de tocar uma informação apenas secundária em relação à mensagem principal.
- a mensagem dirige-se apenas aos funcionários da empresa Ceitec que têm pai.
- a intenção do autor é convidar o leitor a participar de um evento para a celebração do Dia dos Pais.
1