Poriferos e celenterados Flashcards
PORIFEROS O QUE SÃO?
PORIFEROS (ESPONGIÁRIOS, ESPONJAS)
- poríferos (do latim poris, poro; phoros, possuir).
- São metazoários (animais pluricelulares), eucariontes, heterótrofos, assimétricos ou com simetria radial, exclusivamente aquáticos.
- Não possuem uma verdadeira organização histológica, isto é, não possuem tecidos bem definidos e, por isso, formam um sub-reino: o sub-reino Parazoa (parazoários).
Possuem os poros que são de dois tipos, óstios e ósculo, e comunicam a superfície externa do corpo com uma cavidade central , denominada átrio ou espongiocele (espongiocela)
A água circula permanentemente pelo corpo dos poríferos, entrando pelos óstios, passando pela espongiocele e saindo pelo ósculo.
Poríferos – Os óstios são poros menores que se distribuem por toda a superfície externa do corpo do animal e é por onde, constantemente, entra água proveniente do meio ambiente.
- Por isso, os óstios são também chamados de poros inalantes.
- O ósculo é um poro maior, localizado no ápice do corpo do animal, por onde permanentemente sai água. É, portanto, um poro exalante.
Os poríferos, portanto, são animais filtradores que retiram seus alimentos da corrente de água que circula pelo interior de seu corpo. A água que
penetra pelos óstios traz nutrientes e oxigênio, e a água que sai pelo ósculo se encarrega de levar os resíduos da digestão e o gás carbônico produzido pelas células.
As partículas de alimento (algas e protozoários planctônicos) que entram junto com a água são apanhadas e digeridas por células especiais, os coanócitos, existentes nas paredes da espongiocele.
Agua —> Óstio —> Espongiocele —> Coanócitos —> Ósculo
Pinacócitos
Células achatadas que formam o revestimento externo do corpo do animal
Coanócitos
Células flageladas que formam a parede interna, isto é, a parede que delimita a cavidade central que é chamada de átrio ou espongiocele.
- São responsáveis pela captura e pela digestão das partículas de alimento que penetram pelos óstios junto com a água.
- Os nutrientes resultantes dessa digestão difundem-se para as demais células do corpo, e os resíduos não digeridos são lançados no átrio e eliminados através do ósculo, juntamente com
a água que sai.
Amebócitos (Arqueócitos)
– São células móveis com deslocamento à custa de pseudópodos (movimentos ameboides).
- São encontradas no mesênquima, uma camada gelatinosa localizada entre as paredes externa e interna do corpo do animal.
-Além de realizar a distribuição de nutrientes, os amebócitos também podem dar origem às outras células.
Porócitos
São células que dão origem aos poros da superfície do corpo, isto é, os óstios. Cada poro é, na realidade, um pequeno canal que passa no interior de uma dessas células
Escleroblatos
São as células que produzem elementos chamados de Espiculas. Essa estruturas possuem formato pontiagudo e são responsáveis pela sustentabilidade do animal, sendo formadas de carbonato de cálcio ou óxido de silício, atuando juntamente com a espongina, sendo encontradas no mesênquima.
Escleroblasto —> Espiculas —> CaCo2 ou SiO2
Espongina + Espiculas —> Sustentação
Escleroblastos
Células produtoras de espículas, estruturas pontiagudas constituídas de carbonato de cálcio (CaCO3) ou de óxido de silício (SiO2).
- Juntamente com fibras proteicas de espongina, formam a estrutura de sustentação do corpo
-Essas células e as espículas que produzem também são encontradas no mesênquima.
Gametas
São os espermatozoides e os óvulos, originários da diferenciação de amebócitos que ficam dispersos pelo mesênquima
Complexidade
De acordo com o grau de complexidade, as esponjas são classificadas em três tipos:
- Ascon
- Sycon
- Leucon
Nos poríferos, não existe nenhum tipo de sistema especializado nem tecido especializado, isto é, nesses animais, os sistemas digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, endócrino e reprodutor são
inexistentes
- A digestão é apenas intracelular particularmente, nos coanócitos.
- A distribuição de substâncias pelo corpo do animal é feita por difusão ou pelos amebócitos. -
- A respiração é feita por difusão direta dos gases (O2 e CO2) através da membrana plasmática da células
- A excreção também se faz por difusão direta, através da membrana plasmática das células.
Reprodução Assexuada
- Brotamento: Através de mitoses, consistindo em divisões sucessivas de células que conservam o número padrão de cromossomos, são geradas lateralmente no corpo do animal brotos ou gemas que dão origem à novos indivíduos.
-Regeneração – Os poríferos possuem elevada capacidade regenerativa. Assim, minúsculos fragmentos de esponjas podem regenerar-se e
originar indivíduos inteiros. Pode-se dizer também que houve uma reprodução por fragmentação.
Dentro dos tipos de reprodução asexuada existe uma forma diferente chamada de Gemulação.
- Se baseia na formação de gêmulas.
- Consistem em uma forma de resistência às alterações do meio, sendo a sua estrutura constituída por paredes duras com espículas justapostas, para proteger um grupo de amebócitos.
- Quando as condições novamente se
tornam favoráveis, a massa de células (amebócitos) escapa de dentro do revestimento e começa a crescer, originando uma nova esponja.