POR 03 FIGURAS DE LINGUAGEM Flashcards
Definição de paronomásia.
É o que conhecemos cotidianamente por trocadilho, jogo de palavras.
Definição de hipérbato.
Em sentido corrente, o hipérbato é termo genérico para designar toda inversão da ordem normal das palavras na oração, ou da ordem das orações no período, com finalidade expressiva.
Definição de silepse.
É a concordância que se faz não com a forma gramatical das palavras, mas com o seu sentido, com a idéia que elas expressam (concordância ideológica).
Definição de solecismo.
Desvio da norma padrão quanto à regência, à colocação ou à concordância; ex. ele assistiu o programa de TV (norma padrão: ele assistiu AO programa de TV).
“Aconteceu que, passados quatro anos, D. Elvira mudasse de residência para outro mundo…” (Camilo Castelo Branco) → Eufemismo.
CERTO.
“Brasília é uma estrela espatifada.” (Clarice Lispector) → Comparação.
ERRADO. Metáfora.
“Abram mais janelas do que todas as janelas que há no mundo.” (Fernando Pessoa) → Hipérbole.
CERTO.
“Dona Gertrudes abriu a guilhotina da boca e degolou o silêncio.” (Dias da Costa) → Sinestesia.
ERRADO. Metáfora.
Em todas as opções abaixo, exceto em uma, ocorre o mesmo vício de linguagem. Assinale-a.( A ) O governo precisa criar novas alternativas para combater a corrupção. ( B ) Todos estavam curiosos para ver o acabamento final do vestido da noiva.( C ) O interesse coletivo de todos os cidadãos deve ser prioridade nacional. ( D ) Há muito tempo atrás começaram os conflitos agrários no país. ( E ) Atualmente a totalização dos votos ocorre no mesmo dia da eleição.
LETRA E. Não há pleonasmo vicioso.
Sempre que quizer conversar, pode me procurar ou me telefonar. — Barbarismo e eco.
CERTO.
Houveram muitas pessoas com dengue na cidade no último verão. — Solecismo e redundância.
ERRADO. Há solecismo (houveram), mas não há redundância.
Para mudar a realidade da sociedade é preciso a solidariedade da galera. — Eco e plebeísmo.
CERTO.
É bom economisar: nunca gaste todo o salário de uma vez só. — Barbarismo e cacófato.
CERTO.
“E se os russos atacassem agora?, perguntou certa ocasião (…) Judith Exner, uma das incontáveis amantes de Kennedy, que, simultaneamente, mantinha um caso com o chefão mafioso Sam Giancana”. (UNICAMP, adaptado) — Ambiguidade e cacófato.
ERRADO. Não há cacófato.
“No aconchego / Do claustro, na paciência e no sossego, / Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua.” (Olavo Bilac, “A um poeta”) → Polissíndeto
CERTO.
“Oh, não aguardes que a madura idade / Te converta essa flor, essa beleza, / Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.” (Gregório de Matos, “A Maria dos povos”) → Assíndeto
ERRADO. A figura principal é a gradação.
“E as cantilenas de serenos sons amenos / Fogem fluidas, fluindo à fina flor dos fenos…” (Eugênio de Castro, “Um sonho”) → Aliteração
CERTO.
“Mais claro e fino do que as finas pratas / O som da tua voz deliciava …” (Cruz e Sousa) → Sinestesia
CERTO.
“Na lama lisa da margem, borboletas amarelas pousavam, imóveis, como pétalas num chão de festa.” (Guimarães Rosa) → Comparação
CERTO.
Definição de alegoria.
Uma alegoria (do grego αλλος, allos, “outro”, e αγορευειν, agoreuein, “falar em público”, pelo latim allegoria) é uma figura de linguagem, mais especificamente de uso retórico, que produz a virtualização do significado, ou seja, sua expressão transmite um ou mais sentidos além do literal.
Definição de alusão.
A alusão é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de uma referência ou citação a um fato ou pessoa (real ou fictícia), necessariamente conhecido pelo interlocutor. Faz parte da intertextualidade, só que sua principal diferença está na claridade.
Definição de antonomásia/perífrase.
Antonomásia é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição de um nome por outro nome ou expressão que lembre uma qualidade, característica ou um fato que o identifique de alguma forma. Por exemplo: quando se fala “O Apóstolo dos Gentios” no lugar de se escrever “São Paulo”.Em termos gerais, perífrase designa qualquer sintagma ou expressão idiomática mais desenvolvida (e mais ou menos óbvia ou direta) que substitui outra. Pode-se entender que perífrase consiste, portanto em especificar determinadas características, mais ou menos objetivas, do objeto que se quer nomear indiretamente. Ex.: O país do futebol, usado com referência ao Brasil
Definição de catacrese.
Catacrese é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não é de uso comum; é uma gíria do cotidiano, expressão usada para facilitar a comunicação.
Definição de disfemismo.
O disfemismo (ou cacofemismo) é uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas, sarcásticas ou chulas para fazer referência a um determinado tema, coisa ou pessoa, opondo-se assim, ao eufemismo. Um exemplo de disfemismo é “comer capim pela raiz”, “vestir o paletó de madeira”, “ir para a terra dos pés-juntos”, “bater as botas” “finar-se” para fazer referência a morrer.