Política Comercial Flashcards
O tema da política da promoção do CI tem sido centrado à volta de 2 questões de intervenção fundamentais, que são…
1- Se os governos nacionais devem intervir de forma a promover as empresas nacionais através de impostos alfandegários e outras barreiras ao CI;
2- Se os governos devem ajudar diretamente as empresas nacionais a aumentar as suas exportações, através de subsídios à exportação, empréstimos, acordos intergovernamentais, etc.
Distingue Free Trade de Managed Trade
Free Trade: trocas livres ou seja ausência da intervenção do estado
Managed Trade: Intervenção estatal
Apesar da mão invisível de Adam Smith há
defensores da intervenção governamental, de forma a promover o bem estar social. Indique quais as 4 teorias de nível sectorial.
1- argumento da defesa nacional
2- proteção das indústrias infantes
3- manutenção do emprego
4- teoria do comércio estratégico
Em que consiste o Argumento da defesa nacional?
este argumento defende que cada país deve ser auto-suficiente na produção das matérias-primas, maquinarias e tecnologia, de forma a que não esteja vulnerável a ameaças estrangeiras (ex: produção dos navios de guerra), evitando assim que recursos fundamentais sejam detidos por países estrangeiros.
Em que consiste a Proteção das Indústrias Infantes?
Apesar de o CI poder ser vantajoso no sentido de promover a concorrência e a competitividade internacional, no entanto indústrias “recém-nascidas” podem não conseguir sobreviver a longo prazo devido à existência de indústrias mais maduras a nível internacional.
Problema: a decisão das indústrias a proteger é, muitas vezes, de ordem política e não económica.
Em que consiste a Manutenção do emprego?
Uma vez que muitos setores são frequentemente ameaçados pela concorrência internacional a nível da produção baseada em salários baixos, é necessário existir em muitos casos intervenção governamental no sentido de proteger as indústrias para evitar perdas de emprego e, consequentemente problemas económicos e sociais dos trabalhadores. Esta intervenção pode ser feita, por exemplo, através de tarifas, quotas ou outras barreiras.
Em que consiste a Teoria do Comércio Estratégico
Em alguns setores, devido a economias de escala, custos de desenvolvimento do produto, ou a efeitos fortes da curva de experiência, há lugar para muito poucas empresas a nível mundial, dando lugar a lucros de monopólio ou oligopólio. A teoria do comércio estratégico defende que a promoção dessas empresas domesticamente pode acrescentar valor ao país como um todo.
As políticas comerciais estratégicas partem do pressuposto de que alguns dos setores são mais importantes do que outros e devem ser apoiados pelos governos para acrescentar valor ao país como um todo.
As políticas comerciais estratégicas partem do pressuposto de que alguns dos setores são mais importantes do que outros e devem ser apoiados pelos governos para garantir vantagens comparativas.
Os setores mais importantes são aqueles que geram externalidades positivas, isto é, beneficiam outros setores da economia , ou até a economia nacional no seu todo. é portanto uma proteção seletiva.,
Quais as teorias de nível nacional?
Estas teorias dizem respeito a toda a sociedade/ economia, afetando todas as empresas, independentemente do setor em que operam.
1- Programas de desenvolvimento económico
2- Política industrial
Quais as teorias de nível nacional?
Estas teorias dizem respeito a toda a sociedade/ economia, afetando todas as empresas, independentemente do setor em que operam.
1- Programas de desenvolvimento económico
2- Política industrial
3- public choice analysis
Indica as barreiras ao CI
1- tarifas
2- quotas
Indica outros instrumentos de política comercial
1- subsídios à exportação
2- políticas anti-dumping
3-políticas adminisstrativas
4- necessidades de requisitos locais