Política Cambial, Fiscal e Monetária Flashcards
O que é Política Econômica?
A política econômica pode ser entendido como o conjunto de ações adotadas pelo governo para atingir determinadas finalidades da economia de um país.
A política econômica subdivide-se em três grupos, quais?
A política econômica divide-se em política Cambial, Fiscal e Monetária
Qual o objetivo da Política Cambial?
A Política Cambial tem por objetivo administrar a Taxa de Câmbio
Quais os tipos de regimes de câmbio?
Fixo, Flexível, Flexível Administrado e regime de bandas cambiais
Qual regime de Câmbio o Brasil adota?
O brasil adota o Regime de Câmbio Flexível.
Se o Brasil adota o regime de Câmbio Flexível, por quê o bando central intervém no regime de câmbio em alguns momentos?
Segundo o banco central, ele intervêm de forma pontual, mas não para determinar o nível de preço ou a direção do mercado. O BC intervêm, em momentos de estresse, com volatilidade de preços. Então, nesse momento o BC intervêm para interromper o ciclo de estresse. Porque uma volatilidade muito alta ou a formação ruim de preços no mercado gera incertezas na economia.
O que é Política Fiscal?
A política fiscal é o conjunto de ações do governo relacionadas à arrecadação de receitas e ao controle dos gastos públicos.
Qual finalidade da Política Fiscal?
Crescimento sustentável, redistribuição de renda e alocação de recursos.
O que Política Monetária?
A política monetária é o conjunto de ações e medidas que um banco central adota para controlar a oferta de dinheiro e as taxas de juros em uma economia. Seu objetivo principal é promover a estabilidade econômica, controlar a inflação, estimular o crescimento econômico e manter a taxa de desemprego em níveis aceitáveis.
O que é Open Market?
Compra e venda de títulos no mercado. Pela compra e venda de títulos o banco central coloca ou retira dinheiro da população.
Ex. Quando o BC compra títulos de um banco (ex. Itáu), o BC paga ao banco, se o banco tem mais dinheiro, via de regra, ele empresta mais dinheiro para população. Já quando o BC vende títulos, o banco comprador precisa pagar, quando ele paga ao BC, ele tem menos dinheiro para emprestar a população.
Como o excesso de recursos na economia pode influenciar na inflação?
O excesso de recursos na economia, frequentemente chamado de “liquidez excessiva”, pode desencandear no excesso de consumo. Se as pessoas estão consumindo muito, uma possível consequência é o aumento dos preços, porque se a demanda é maior e a oferta é a mesma, a oferta vai fazer com que os preços subam e nós teremos uma Inflação.
Como podemos conter a inflação?
Podemos conter a inflação aumentando os juros, pois se os juros estão altos as pessoas tendem a deixar o dinheiro parado. Então, o aumento de juros desestimula o crescimento produtivo. Outra forma de conter a inflação é com a venda de papéis para os bancos. Pois, quando o BC vende papéis, está tirando dinheiro de circulação.
Se o BC vende papéis em excesso e se os juros permanecem altos por muito tempo, Qual a consequência?
Uma possível consequência é a falta de recursos na economia. Levando a um baixo nível de consumo, levando a economia a uma deflação. Para reverter este quadro, o BC pode comprar mais papéis e reduzir os juros.
Fale sobre o movimento de Política Expansionista.
O movimento expansionista tenta incentivar a economia. Quando o governo tenta incentivar a economia pela política fiscal, chamamos de política fiscal expansionista. Quando o governo tenta incentivar a economia pela política monetária, chamamos de política monetária expansionista.
Fale sobre o movimento expansionista e contracionista pela via monetária.
Quando o governo tenta incentivar/expandir a economia pela via monetária, há um injeção de dinheiro na economia. Já quando o governo quer frear a economia ela retira dinheiro de circulação. Então, pela via monetária o governo ou injeta dinheiro ou retira dinheiro da economia, para expandir ou incentivar.