Plexo Braquial Flashcards
Quais as inervações do nervo axilar e como é possível lesioná-lo
O nervo axilar irá inervar os músculos redondo menor e deltóide, a articulação do ombro e a pele da região lateral do ombro (ou superolateral do braço). Pelo fato dele passar junto ao colo cirúrgico do úmero (local alvo de fratura), ele pode ser lesionado em uma fratura do colo cirúrgico do úmero ou por aplicação de vacina no local errado do ombro (fora do triângulo imaginário).
Quais são as estruturas inervadas pelo nervo radial (indicando a sua divisão na altura do cotovelo), quais os possíveis meios de lesioná-lo e qual o nome do quadro clínico gerado pela sua lesão
Ele inerva os músculos do compartimento posterior do braço e do antebraço e inerva a pele da porção inferior e inferolateral do antebraço. Como na altura do cotovelo ele se divide em dois ramos, o ramo superficial do radial inerva a pele e o ramo profundo inerva os músculos. Como o nervo desce pelo braço passando junto ao úmero, fraturas desse osso pode lesionar o nervo, além do uso de muletas e o ato de apoiar na cadeira usando a região das axilas. Quando ocorre lesão desse nervo, pode haver o comprometimento do movimento de extensão da mão, efetuado pelos músculo posteriores do antebraço, gerando o quadro clínico denominado “mão caída”.
Quais os nervos oriundos do fascículo lateral
Musculocutâneo, peitoral lateral e raiz lateral do nervo mediano.
O nervo musculocutâneo advém de qual fascículo? Além disso, cite as estruturas inervadas por ele e os sintomas causados por sua lesão
Advém do fascículo lateral do plexo braquial. Inerva o compartimento anterior do braço (flexões de braço) e a pele da parte lateral do antebraço. Lesão desse nervo, pode comprometer completa ou incompletamente os movimentos de flexão do braço e a área sensitiva da parte lateral do antebraço.
Quais são os nervos do fascículo medial do plexo braquial
Raiz medial do nervo mediano, nervo ulnar, nervo peitoral medial, nervos cutâneo medial do braço e o do antebraço
Quais as inervações do nervo ulnar, de qual fascículo ele advém e quais sintomas podem ser vistos em caso de sua lesão.
O nervo ulnar inerva um músculo e meio do antebraço, a maioria dos músculos intrínsecos da mão e uma parte da pele da mão. Ele advém do fascículo medial. Sua lesão pode causar perda da função motora dos músculo intrínsecos da mão, impossibilitando o movimento de adução da mão e lavando ao quadro de “mão em garra”. Além disso, pode ocasionar parestesia da porção da pele que ele inerva. Sua lesão pode ser ocasionado pela síndrome do túnel cubital (compressão pelo canal que o nervo passa na altura do cotovelo) e pela síndrome do túnel ulnar (na altura do pulso)
Quais as inervações do nervo mediano. Qual o sinal clássico em caso de sua lesão
O nervo mediano inerva os músculos do compartimento anterior do antebraço, músculos intrínsecos da região tentar da mão e a pele da palma da mão. O sinal clássico é a “mão em bênção”.
O que seria a síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é o quadro clínico onde o nervo mediano sofre compressão no túnel do carpo. Essa lesão pode ser acometida por qualquer motivo que venha causar diminuição do espaço delimitado por esse túnel (inflamações, infecções, edemas das estritas do túnel, exercício intenso etc). Pacientes com esse quadro não conseguem opor o dedão em direção a palma da mão