Platelmintos Flashcards
O que são?
Vermes com corpo achatado, encontrados em ambientes aquáticos ou terrestres úmidos, há representantes desse filo que são parasitas (ex: Taenia sp)
Características gerais
Simetria bilateral, triblasticos, neuromiarios (apresentam sistema nervoso), acelomados, cefalizados (cabeça diferenciada do corpo), protostomados (boca).
Sistemática dos platelmintos
Classe turbellaria (porque turba é perturbação): os animais representados são as planarias, são de vida livre e vivem na água e na terra.
Classe cestoda: taenia, solium, taenia saginata, echinococcus granulosos e são endoparasitas, vivem dentro do corpo de outros animais.
Classe trematoda: Schistosoma mansoni e Fasciola hepatica (se aloja no fígado), são ecto e endoparasitos.
Fisiologia dos platelmintos
Sistema digestório incompleto, sistema excretor protonefridiano formado por células-flama ou solenocitos, sistema nervoso bem desenvolvidos: gânglios e cordões nervosos, sistema circulatório ausente: a nutrição ocorre por difusão, sistema respiratório ausente: troca de gases por difusão, reprodução assexuada e sexuada.
Digestão
Vai ocorrer fora e dentro do corpo, vão se alimentar de animais doentes ou mortos. Vão iniciar esse processo liberando uma enzima sobre esse alimento, que vai começar a digeri-lo parcialmente e a partir disso, a faringe vai estar pra fora do corpo do animal e vai sugar esse alimento. No interior do animal as células da parede intestinal englobam o alimento e a digestão se completa intracelularmente.
Sistema nervoso
Apresentam gânglios cerebrais, de onde vão partir dois cordões nervosos longitudinais, que vão percorrer todo o corpo do animal, além desses dois, há cordões nervoso transversais que vão transmitir as informações sensitivas do corpo dele para os gânglios de maneira mais efetiva.
Alguns deles, apresentam olhos primitivos (ocelos), que são capazes de captar a presença luminosa pela presença de células fotorreceptoras, que vão enviar para os gânglios e vão processar o estímulo luminoso.
Sistema excretor
São os primeiros animais a apresentar sistema excretor. Apresentam túbulos excretores ao longo de seu corpo, onde há células- flamas, estruturas que ficam agrupadas nesses túbulos por onde as excretas percorrem e apresentam flagelos em seu interior, que criam uma corrente e capturam essas excretas, que são encaminhadas para o poro excretor, por onde as excretas liberadas.
Os solenocitos não vão apresentar um tudo de flagelos, vai ter só 1 flagelo.
Principal excreta: amônia.
Reprodução
• Assexuada: por meio de divisão transversal do corpo (graças a sua grande capacidade de regeneração corporal); outra forma é o estrangulamento, ela começa a se estrangular (por um predador…) até que seu corpo se rompa, gerando duas novas planárias.
• Sexuada: eles são monoicos (autofecundação), ou dioicos (fecundação cruzada). Autofecundação, pois tem os dois sexos na sua proglotide, quando a proglotide está madura, ela sai de seu corpo por meio das fezes de quem está sendo parasitado e de algum modo ela será ingerida e seus ovos se desenvolverão.
E no cruzada fazem a postura de acasalamento.