Período joanino, independência e PEB Flashcards
Projeto de partida da Corte para o Brasil foi inesperado?
Não. Já havia sido sugerido, no século XVII pelo Padre Antônio Vieira e e no século XVIII, projeto de dom Rodrigo de sousa coutinho
fatos internacionais (europeus) importantes para vinda da Corte
1.
2.
3.
- Bloqueio continental (1806) - Portugal não adere
- resposta napoleônica - Tratado de Fontainebleu, 1807 (Espanha cede passagem à França)
- 1808 - transmigração da Corte para o Brasil - primeira parada em Salvador, segunda no Rio
Primeiras medidas administrativas 1. 2. 3. 4. 5.
- pasta de negócios do REINO vira negócios do BRASIL, incluindo Fazenda e real erário (concretização jurídica de uma realidade, qual seja a da centralidade econômica do Brasil para Portugal)
- Rodrigo de Souza Coutinho assume pasta dos Negócios Estrangeiros (era anglófilo, pró Inglaterra)
- Criação de Tribunais Superiores, lei chega com força total
- importações institucionais no campo econômico (criação de juntas de comércio e agricultura)
- outras: Intendência Geral da Polícia; Mesa de Consciência e Ordens (administração religiosa)
Sociedade: unida ou fraturada ?
Fraturada: substituição de Lisboa pelo Rio no que diz respeito à “exploração” tributária; outros estados olham Rio de Janeiro com maus olhos, sobretudo Pernambuco, detentor de maior superávit comercial na época.
cultura 1. 2. 3. 4. 5.
- Criação do Museu Real (1808)
- Criação da Imprensa Régia (1808) - antes, imprensa era PROIBIDA
- Criação de Escola de Medicina na Bahia e no RJ (1813)
- Criação da Real Biblioteca (1814)
- Criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios (1816)
cultura 2: missões
- científicas:
- artísticas:
- Cook e Humboldt (geografia); Saint-Hilaire e o Barão Von Langsdorff (ciências naturais)
- francesa (1816) [ Debret, Taunay e Grandjean de Montigny - bonapartistas kkk] e austríaca (1817) [coincide com casamento de Pedro I com Leopoldina, de Habsburgo]
economia:
abertura dos portos: veio de pressão inglesa?
NÃO veio de pressão inglesa: parte da iniciativa da ação de Visconde de Cairu, José da Silva Lisboa, mas também não era contrária ao interesse português. Quando Corte chega aqui, encontra mercado interno e expressividade econômica. IDEIA VINHA DE ADAM SMITH, VANTAGENS ABSOLUTAS. (orientação liberal)
economia:
ato de 1808 (abertura dos portos):
mercadorias importadas por navios estrangeiros seriam taxadas em 24% ad valorem, e aquelas trazidas por embarcações portugueses, em 16% (primazia à produção portuguesa, por pouco tempo)
economia:
tratados desiguais
1.
2.
- Tratado de Comércio e Navegação (1810)
Os produtos importados por intermédio de embarcações inglesas seriam taxados em 15% ad valorem (ou seja, tarifa alfandegária INFERIOR àquela aplicada aos navios portugueses). Tratado com validade de 15 anos (apesar de haver corrente anglófila - Dom Rodrigo de Sousa Coutinho - que achava que deveria ser permanente)
- um ano inteiro de desajuste tarifário entre Portugal e Inglaterra - só em 1811 ambos pagavam 15% - Tratado de Aliança e Amizade
britânicos passariam a ter jurisdição especial no Rio de Janeiro (magistrados especiais para julgamentos de britânicos); fica proibida a exportação de bens como açúcar, café e produtos similares aos das colônias britânicas para a Inglaterra.
consequências tratados desiguais (economia):
- não houve enxurrada de importações (superávit até 1815). pq? a) Inglaterra focada na derrota de napoleao b)revogação alvará Dona Maria Viradeira (1785), passando a permitir manufatura no Brasil
- ENCOLHIMENTO IMPOSTOS ALFANDEGÁRIOS - mecanismos de financiamento, como Banco do Brasil, surgem nessa época (1808 no caso do BB)
período 1808-1821, pode ser caracterizado como, economicamente falando?
período de prosperidade econômica! depois que a coisa começa a degringolar.
1817 - Revolução Pernambucana pq? quem? reivindicações::: resultado:
- contexto tensões entre Recife e RJ (impostos)
- motim de militares ordenou aprisionamento de membros da Coroa
- Esboço de uma Constituição, quando Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte aderiram ao motim (baseado na Constiuição espanhola de 1812, Constituição de Cáliz)
- Militares, proprietários rurais (!!), juízes, Representantes do clero (Revolta dos Padres?), comerciantes locais, em concorrência com varejistas portugueses, artesãos, boticários, cirurgiões (Revolta Popular?)
- Reivindicação de igualdade, entre camadas baixas.
Reivindicação de autonomismo, para elites → momento de queda no preço internacional do açúcar (aumento do preço internacional do cativo e concorrência antilhana) - tentam até ajuda de Londres e Washington, mas não funciona.
- resultado: ação militar sufoca movimento
1817: revolta de gomes freire, em Portugal:
tentativa de golpe de Estado organizada por um grupo de jovens oficiais pertencentes à Loja Maçônica de Santarém que saiu frustrada; teria resultado, segundo os seus objetivos, um governo provisório liberal, uma reunião das cortes, uma constituição e a eleição de um rei constitucional.” - ou seja, LIBERAL.
PE: relações com Inglaterra - como inglaterra via Brasil (Canning)
George Canning: “direito de estabelecer com os Brasis a relação de soberano e de vassalo e de exigir obediência como preço de proteção”
PE: relações com Inglaterra (Tratado de Aliança e Amizade)
1807, Inglaterra interrompe tráfico negreiro nas suas colônias americanas. Em 1808, por pressão britânica, EUA interrompe tráfico negreiro também. Ou seja, interrompe rotas comerciais do Atlântico Norte. Quer fazer o mesmo em relação Atlântico Sul. Assim, no mesmo Tratado, Portugal assumia o compromisso de acabar com o tráfico negreiro (é feito aos poucos)