Período de Transição para a República Flashcards
Nos finais do séc. VI a.C, os romanos expulsaram Tarquínio, o Soberbo e os seus filhos de Roma. O poder vitalício e monocrático do rei nunca mais foi admitido em Roma.
Como passaram a ser governados os romanos?
Por dois chefes por ano (Praetores ou Consules).
Os chefes de Roma, que passaram a governar, eram limitados por vários fatores dando especial atenção a dois. Quais?
- Temporalidade do Cargo;
- Colegialidade da Magistratura;
O que eram os mores maiorum?
Regras consuetudinárias, oralmente proferidas e interpretadas pela aristocracia patrícia (na qualidade de pontífices).
Em 450 a.C, surgiu a Lei das XII Tábuas.
Explica porque havia uma necessidade por parte dos plebeus relativamente a uma lei deste género e no que ela consiste.
Um dois principais anseios dos plebeus era a limitação do arbítrio do julgador. Esta situação derivava do facto dos mores maiorum serem apenas proferidos oralmente e interpretados pela aristocracia patrícia.
Não se conseguia fugir à parcialidade das sentenças, sendo que a única forma de alterar a situação era vincular o julgador à aplicação de um conjunto de normas escritas que eram igualmente aplicadas quer a patrícios quer a plebeus.
A Lei das XII Tábuas consistiu na escritura dos mores maiorum já consensualizados na comunidade. Não trouxe nenhum impacto para o ius romanum, mas permitiu o acesso a todo o populos romano dos mores pois, para além de estarem escritos, foram fixados em pleno fórum.
Nesta fase, era ainda necessário garantir que a aplicação das mais graves e severas medidas repressivas e penas máximas não ficasse completamente ao arbítrio dos patrícios que exerciam essa aplicação. Desta forma, foram criados dois órgãos. Quais?
- Tribuno da Plebe;
- Provocatio ad populum;
Explica o conceito de “Provocatio ad Populum”.
- Criado pela Lex Valeria de Provocatione de 509 a.C;
- Instituto assente na deliberação popular;
- Permitia a um cidadão condenado à morte por um magistrado com imperium para tal, evitar a condenação pedindo a instauração de um processo nos comitia, que, através de uma deliberação de pronunciava sobre a pena a atribuir;
A cidade de Roma foi governada, entre 444 a.C e 367 a.C, ora por cônsules ora por tribunos militum, em alternância que resultava da abertura de cargos políticos a plebeus.
Desenvolve este tópico.
Os tribunos militum eram um colégio de comandantes militares que integrava também plebeus. Logo, uma magistratura com acesso aberto à plebe.
A atribuição de imperium consulare ao chefe militar, que podia ser um plebeu, tinha sempre a vantagem de juntar os poderes supremos da política e da guerra, conectando-os.
O que mudou com a aprovação das Leges Liciniae Sextiae em 367 a.c?
- Foi concedida a possibilidade de os plebeus ascenderem ao consulado:
º A partir de 320 a.C passou a reservar-se um dos dois cargos de cônsul a um plebeu; a partir de 172 a.C. acaba por ser possível serem eleitos dois cônsules plebeus; - Foi criada a magistratura da pretura;
- Formalizam-se as reivindicações históricas dos plebeus quanto à paridade face ao Direito;