Periodo Colonial Flashcards
Qual o conceito de exclusivo colonial ou monopólio?
O exclusivo colonial é a exploração econômica dos produtos coloniais pelas respectivas metrópoles, possibilitando acúmulo de capitais e uma complementaridade entre os dois espaços - colônia existe para suprir mercado da metrópole.
Explique a teoria do Sistema Colonial.
A Teoria do Sistema Colonial foi um modelo interpretativo desenvolvido na década de 1930 por Caio Prado Jr. a fim de problematizar as questões da sua época observando a formação das estruturas do Brasil.
O ponto chave defendido pelo autor é de que todas as estruturas (econômica, social, política e cultural) foram desenvolvidas para atender aos interesses e necessidades da metrópole - o sentido da colonização era fornecer mercadorias para o mercado externo. A economia brasileira era quase totalmente voltada para o mercado externo, era um apêndice da economia metropolitana e se encaixava no contexto de desenvolvimento do sistema capitalista, agindo como reserva de mercado para Portugal.
As características básicas do Sistema Colonial são:
1) dominação política
2) subordinação da colônia à metrópole
3) ausência de acumulação de capital na colônia
4) Apanágio comercial
5) Monopólio comercial
Quais são os pontos básicos do sistema mercantil?
1) Dominação política da metrópole sobre a colônia - época de centralização política na européia, dominada pelo absolutismo
2) Utilização de mão de obra compulsória - os principais motivos para este tipo de mão de obra são dois: ausência de imigração portuguesa suficiente para manter uma empresa colonial de grande porte, alta rentabilidade do tráfico de escravos (as feitorias africanas controladas pelos portugueses permitiam que estes comprassem escravos a preços muito baixos na África e vendessem por um valor bem superior na colônia portuguesa)
3) Exclusivo colonial
4) Financiamento de Flandres - Portugal não tem capital suficiente para bancar a colonização por conta própria, por isso usa capital holandês. Este é o ponto fraco e acaba resultando na invasão holandesa no Nordeste do país durante o período da União Ibérica.
5) O comércio é apanágio do Rei, isto significa que somente o Rei pode conceder autorização para o comércio na colônia.
Explique as razões para o pioneirismo português nas grandes navegações.
1) Posição geográfica
2) Investimento Genovês em Lisboa
3) Centralização política precoce - Revolução de Avis
- Capacidade de concentrar esforços e capital para as Grandes Navegações
- Estado possui o monopólio da força
- O Estado consegue tomar as medidas favoráveis ao mercantilismo
Quem foram os expoentes da Geração de 30 e qual foi a análise que procuraram fazer?
Os expoentes foram Caio Prado Jr., Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.
Eles buscaram explicar a estrutura econômico-social de seu tempo analisando os aspectos econômicos, culturais, políticos e sociais do Período colonial.
Quais as razões para a utilização da mão de obra negra em vez da portuguesa?
Dois foram os motivos principais para a utilização da mão de obra negra:
1) Falta de mão de obra portuguesa para leva a cabo a grande empresa colonial. A tentativa de utilizar mão de obra indígena também foi frustrada pela morte de indígenas devido a epidemias, pela incompatibilidade de costumes de acumulação de riqueza com a cultura das comunidades indígenas e pela resistência destas fugindo para dentro do território.
2) A alta rentabilidade do tráfico de escravos: com o estabelecimento de feitorias na costa da África era possível comprar escravos a preços muito baixos e revender na América a preços altíssimos.
A colonização não ocorreu de forma uniforme desde o princípio.
Explique a afirmação.
A colonização teve duas fases.
1ª Fase: Livre Comércio Tentativa de atrair recursos e capital para a nova colônia portuguesa; Sistema de Capitanias Hereditárias; Fernando de Noronha; Capital Privado; Comércio de Pau-Brasil.
2ª Fase: Exclusivo Colonial Formação das Plantations Retração Externa - Ásia Ampliação da demanda externa A exportação determina a produção em seu conjunto
Explique a Teoria do Arcaísmo como Projeto.
Teoria desenvolvida por João Fragoso e Manolo Florentino, apresenta-se como alternativa ao modelo interpretativo do Sistema Colonial.
Nesta teoria, a colonização foi motivada pelo desejo da nobreza lusitana eliminar a ameaça à sua hegemonia economia e política representada pela ascendente classe mercantil lusitana.
O objetivo era tornar a vinda para a América Portuguesa atraente para a classe mercantil, assim poderia se estabelecer nesta nova colônia sem ameaçar o poder da nobreza.
Por este motivo, não houve preocupação em evitar acumulação de capital interno à Colônia. No entanto, a maior parte da riqueza é transferida à metrópole em forma de impostos.
Há possibilidade de ascensão social devido a três fatores: 1) oferta elástica de mão de obra; 2) abundância de terras; 3) abundância de alimentos - desenvolvimento de economias marginais
Apesar desta relativa mobilidade social, há um congelamento. Da estrutura econômico-social. Dificilmente um pequeno proprietário se tornará um latifundiário ou traficante de escravos, pois a burguesia - elite colonial - controla as estruturas político e econômica dificultando o acesso de novos comerciantes.
O arcaísmo no sistema colonial foi a reprodução constante de desigualdades e hierarquias através de uma atuação consciente de uma elite que transfere para a América o Arcaísmo como projeto que havia implicado em sua própria transferência da metrópole para a colônia.
Quais as características do modelo interpretativo do Arcaísmo?
1) Limitação do acesso às atividades produtivas
2) Instrumentalização da administração
3) Existência de riqueza/capital na colônia
Como a colonização do Brasil se estruturou?
Podemos dizer que o Brasil Colônia tolde ser dividido em três grandes períodos:
- Pré-Colonial: 1500-1530
- Período Colonial: 1500-1808
- Período Joanino: 1808-1821
Período Pré-Colonial
- sistema de feitorias
- economia: extração de pau-brasil (estanco)
- mão-de-obra indígena
Período Colonial
- 1530-1549: 15 capitanias hereditárias
Documentos: Carta de Doação e Foral (Direitos e Deveres do donatário)
- 1549: instalação de um Governo Geral
Explique a instalação de um Governo Geral no Brasil.
O Governo Geral foi instalado em 1549 com o objetivo de garantir a posse territorial da nova terra, colonizá-la e organizar as rendas da Coroa.
Aqui é o marco de o início de uma Burocracia Colonial.
A estrutura estabelecida era: provedor-mor (arrecadação), ouvidor-mor (justiça) e capitão-mor (defesa). O primeiro governador geral foi Tomé de Sousa.
É importante frisar que não houve verticalização da jurisdição, o que levava a conflitos entre os governos gerais e as Câmaras Municipais.