PERÍCIA E PERITO Flashcards
Medicina Legal -> Perícia e Perito
A perícia deducendi é aquela procedida sobre fatos cuja avaliação é feita baseada em alterações ou perturbações produzidas por doença ou, mais comumente, pelas diversas energias causadoras do dano.
Errado > O conceito apresentado refere-se à perícia percipiendi. Logo, conforme explica Genival Veloso de França (2018, p. 49):
“A perícia, segundo seu modo de realizar-se, pode ser sobre o fato a analisar (peritia percipiendi) ou sobre uma perícia já realizada (perícia deducendi), o que para alguns constitui-se em um Parecer. Assim, a perícia percipiendi é aquela procedida sobre fatos cuja avaliação é feita baseada em alterações ou perturbações produzidas por doença ou, mais comumente, pelas diversas energias causadoras do dano. Ou seja, perícia percipiendi é aquela em que o perito é chamado para conferir técnica e cientificamente um fato sob uma óptica quantitativa e qualitativa.”
Medicina Legal -> Perícia e Perito
Ante a proeminente necessidade de simetria entre as partes, os assistentes técnicos devem se sujeitar às causas legais de impedimento e suspeição.
Errado > De início, deve-se ter em mente que o assistente técnico guarda estreita relação de vínculo com a parte. Assim, **em que pese tenha compromisso com a verdade, não poderá ficar adstrito às causas de impedimento ou suspeição.
**
Conforme explica Wilson Luiz Palermo Ferreira (2020, p. 58): “Os assistentes técnicos não se sujeitam às causas de impedimento e suspeição, justamente pelo fato de que não guardam a imparcialidade devida.”
Medicina Legal -> Perícia e Perito
A parte objecti e a parte subjecti estão presentes tanto na peritia percipiendi quanto na peritia deducendi.
Correto > e fato, tanto na peritia percipiendi como na deducendi existe o que se chama de parte objetiva (objecti) e parte subjetiva (subjecti). Conforme magistério de Palermo Ferreira (2020, p. 45):
“A perícia possui:
- uma parte objetiva (relacionada às alterações visíveis encontradas nas lesões e, nos laudos, serão destacadas na “descrição”);
- uma parte subjetiva (valoração da parte objetiva. Aqui podem surgir divergências que serão destacadas na parte de “discussão” dos laudos).”