Patologia Óssea Benigna Flashcards
O que é sequestro ósseo?
Separação do tecido ósseo necrosado do tecido ósseo normal, por ação dos osteoclastos. Ele pode ser reabsorvido totalmente pelos osteoclastos (quadro mais favorável); ser eliminado por fístulas osteo-cutâneas; ou ainda estimular uma deposição de tecido ósseo neoformado em volta da região do sequestro, envolvendo-o por um novo osso > dificultando o tratamento pois há proliferação de microorganismos na necrose e inacessibilidade do sistema de defesa e antibióticos.
O que é osteomielite? Diferencia a exógena da endógena.
Inflamação do tecido ósseo.
Exógena (do adulto) ocorre da parte mais larga para a medula (periostite >osteíte > mielite), se desenvolve por contiguidade e a implantação é direta - produto de cirurgias assépticas por exemplo…
Endógena, hematogênica, tem origem nos vasos sanguíneos, pode se originar na região interna do tecido ósseo, ou a partir de um foco a distancia e essas células atingem os ossos por meio da circulação, atinge mais crianças do sexo masculino, agente mais frequente Staphylococcos aureus.
Quais sao as consequências da osteomielite?
- Fistulas osteo-cutâneas;
- Deformidades;
- Risco de septicemia’
- Fraturas patológicas;
- Artrite bacteriana;
- Sarcoma ou carcinoma - há risco de transformação para um quadro maligno, por isso em quadros de osteomielite do adulto deve ser acompanhado pelo risco de surgimento de um tumor primário.
O que é osteoporose?
Doença metabólica caracterizada pela perda de massa óssea mineralizada, levando ao aumento da porosidade do esqueleto, tornando-o mais suscetível à fraturas. Aumento de tecido conjuntivo não mineralizado (colágeno e prostaglandinas). Ocorre pelo desequilíbrio da ação de osteoblastos e osteoclastos (formação e reabsorção).
Causas e fatores de risco da osteoporose?
Causas: primária (senil -tendencia do tecido humano com a idade- e pós menopausa -o fim do ciclo menstrual normal e da variação de estrógeno e progesterona estimula osteoclastos) e secundária (anormalidade endócrinas -principalmente que atuam no metabolismo ósseo como PTH - e genéticas).
Fatores de risco: falta de exercícios (estimulação mecânica), idade, nutrição deficiente ou diminuição da absorção do cálcio, deficiência de estrogênio ou outros distúrbios endócrinos.
O que é osteoartrite?
Também chamada de artrose, doença articular degenerativa em que a cartilagem que envolve o tecido ósseo da região sofro erosão progressiva, alterações bioquímicas e metabólicas levam ao seu colapso causar deformidades. A primária é um fenômeno normal do envelhecimento (>65) e a secundária é dependente de uma condição predisponente (traumas, defeitos congênitos, doenças sistêmicas -diabetes, hemocromatose, obesidade) e ocorre principalmente em jovens.
O que é artrite reumatóide?
Inflamação na membrana sinovial, sinovite inflamatória proliferava não supurativa, que progride para destruição da cartilagem e até quadros de anquilose.
Desenvolvimento de pannus - edema da massa da sinóvia, células inflamatórias (neutrófilos e complexos imune), tecido ide granulação e fibroblastos. O crescimento sobre a cartilagem causa erosão e anquilose.
Clínica: mal estar, fadiga e dor musculoesquelética generalizada.
Diferenças entre artrite reumatóide e osteoartrite.
A artrite reumatoide é autoimune com infiltração de células do sistema imune e crescimento do tecido sinovial por cima da cartilagem favorecendo a erosão. A artrose não é inflamatória e é erosão do tecido cartilaginoso pela idade e leva a infiltração do tecido sinovial com fratura do tecido ósseo.
O que é artrite gotosa?
Trata-se de uma artrite aguda episódica precipitada por depósitos de urato sobre as articulações, podendo levar a uma artrite crônica gotosa. A sinóvia fica demasiada e congesta, além de conter linfócitos, plasmócitos e macrófagos dispersos. Hiperuricemia e gota, pois os humanos não apresentam a uricase – enzima responsável pela degradação do ácido úrico em outros mamíferos. A predisposição genética é outro fator, ligadas ao X de HGPRT.
Conceito de osteoma osteoide e osteoblastoma.
Osteoma osteóide e osteoblastoma: são tumores benignos produtores de osso, que tem características histológicas idênticas, mas diferem em tamanho, locais de origem e sintomas.
O que é osteossarcroma?
Neoplasia primária principal do tecido ósseo, tumor mesenquimal maligno no qual as células cancerosas que produzem matriz ossea.
Em jovens até 20 anos, os tumores estão associados à mutações gênicas acumuladas e em indivíduos mais velhos está associado a outras doenças, como Doença de Paget óssea, infartos ósseos e radiação prévia.
Prevalência nas regiões de MMII, seguido por quadris, depois ombro e por fim dentro da cavidade oral.
Diferencie osteocondroma, condroma e condrossarcomas.
Osteocondromas: tumor ósseo benigno (mais comum) que se prende ao osso através de uma haste óssea. Mais comum em regiões metafisárias de ossos longos, como fêmur e úmero.
Condromas: tumor benigno de cartilagem hialina e ocorrem dentro da medula óssea (encondromas) ou sobre a superfície óssea ( condroma justacorticais). Mais comum em ossos tubulares curtos das mãos e dos pés.
Condrossarcomas: tumores malignos produtores de cartilagem. Mais comum pelve, ombros e costelas.