Partícula "se" Flashcards
Quais são as três possibilidades de uso da partícula “se” ?
- Pronome reflexivo
- Partícula apassivadora
- índice de indeterminação do sujeito
Para a partícula “se” ser utilizada como pronome reflexivo o agente da ação também precisa sofrer ação, ou seja, a ação vai e volta ?
Verdadeiro. Ex: cortou-se—–> cortei-me
Quando utilizamos a partícula “se” como partícula apassivadora, o verbo da frase precisa concordar em número com o sujeito ?
Verdadeiro. Ex: Vende-se casa (casa está no singular)—— >Vendem-se casas (casas está no plural)
A partícula apassivadora serve para transformamos a frase em uma voz passiva sintética ?
Verdadeiro.
Para sabermos se a partícula “se” foi utilizada como partícula apassivadora devemos ver se conseguimos transformar a frase para a voz passiva analítica ?
Verdadeiro.
Para utilizarmos a partícula “se” como partícula apassivadora não precisamos de verbo transitivo direto ?
Falso, precisamos de verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
Qual a função da partícula “se” como índice de indeterminação de sujeito ?
Indicar que o sujeito é indeterminado.
Quando utilizamos a partícula “se” como índice de indeterminação do sujeito, o verbo deve sempre concordar em número com o sujeito ?
Falso, o verbo sempre ficará na terceira pessoa do singular.
Determine a partícula “se” na frase :
Vende-se casa.
A partícula “se” está sendo utilizada como partícula apassivadora na frase, pois além de concordar em número com o sujeito, neste caso sujeito paciente, também é possível transformar a frase em passiva analítica, devido à presença de verbo transitivo direto.
Na frase: “Pensa-se em reduzir as importações fomentando a produção interna no setor manufatureiro “ a partícula “se” está sendo utilizada com qual propósito ?
A partícula “se” está sendo utilizada como índice de indeterminação de sujeito, pois além de não concordar em número com o sujeito da frase, ou seja, o verbo está no singular, o verbo “pensar” da frase também é um verbo transitivo indireto e precisa de objeto indireto.
Como podemos fazer a análise de uma frase que possui a partícula “se”para sabermos sua função ?
- Olhar o verbo da frase (classificar em transitivo direto, transitivo indireto ou intransitivo)
- Olhar a concordância do verbo
- Tentar transformar a frase para a passiva analítica (neste caso teremos uma partícula apassivadora numa passiva sintética)
- Tentar ir por eliminação de classificação entre: partícula apassivadora, pronome reflexivo ou índice de indeterminação do sujeito.
Alternativa E.
Alternativa B.
Obs: devemos lembrar que em uma voz passiva sintética há a presença da partícula apassivadora “se”, a qual deve concordar com o sujeito, que neste caso está no singular.
Sempre quando a partícula “se” estiver ligada a um verbo transitivo direto ou a um verbo transitivo direto e indireto, em uma oração sem sujeito agente, tal partícula exercerá qual função ?
A partícula “se” exercerá o papel de partícula apassivadora.
A partícula “se” como índice de indeterminação do sujeito pode se ligar a quais tipos de verbo ?
- Verbo intransitivo
- Verbo transitivo indireto
- Verbo de ligação
Sempre quando a partícula “se” estiver ligada a um verbo sem transitividade direta, ou seja, estiver ligada a um verbo intransitivo, verbo transitivo indireto ou a um verbo de ligação, em uma frase sem sujeito agente aparente, ela exercerá qual função ?
Índice de indeterminação do sujeito.
Letra D.
Obs: devemos notar que a partícula “se” está ligada a um verbo transitivo direto em uma frase sem sujeito agente, desta forma o “se” está sendo utilizado como partícula apassivadora em uma voz passiva sintética. Deste modo, o termo “o meu rosto magoado” obrigatoriamente é o sujeito da frase.
“Cidades turísticas se reinventam para atrair o home office”, a partícula “se” nessa frase tem qual finalidade ?
A partícula “se” é utilizada na frase como pronome reflexivo, pois “reflete” o sujeito agente (voz ativa) na figura de um objeto direto.
Qual a função da partícula “se” como pronome reflexivo ?
A partícula “se” como pronome reflexivo irá “refletir” o sujeito agente da voz ativa em um objeto direto ou indireto.