Parede Abdominal Flashcards
Quais os limites da parede abdominal?
Apêndice xifoide e margens costais superiormente e ilíaco e pubis inferiormente.
O que promove a integridade da parede abdominal?
Sua musculatura e os tendões conjuntos de tais músculos.
Quais as camadas da parede abdominal?
Pele, TCSC, fáscia superficial (Scarpa), OE, OI, TA, fáscia transversalis, gordura pré-peritoneal e peritônio.
Imagem anatomia musculatura lateral.
Qual a origem e inserção do OE?
Origem das 8 costelas inferiores e inserção na porção anterior da crista ilíaca.
Qual a anatomia da aponeurose do OE?
Se origina medialmente ao músculo e irá se fundir na linha alba. Contribui para a formação da bainha anterior do reto abdominal. O restante se estende da EIAS até o tubérculo púbico onde se torna o ligamento inguinal.
Qual a origem e inserção do OI?
Localizado profundamente ao OE, tem origem nos 2/3 anteriores da crista ilíaca e na fáscia toracolombar, se dirigindo superior e medialmente até as 3 costelas inferiores, linha alba e sínfise púbica.
Qual a anatomia da aponeurose do OI?
Acima da linha arqueada, sua aponeurose se divide em uma lâmina anterior (bainha anterior do RA) e uma posterior (bainha posterior do RA). Abaixo da linha arqueada, apresenta apenas uma lâmina, que contribui para a formação da bainha anterior do RA.
Qual a origem e inserção do TA?
Origem na crista ilíaca, terço lateral do ligamento inguinal, cartilagens costais inferiores e fáscia lombar e se dirige lateralmente para se inserir na sínfise púbica, processo xifoide e linha alba.
Qual a anatomia da aponeurose do TA?
Acima da linha arqueada contribui para formar a bainha posterior do RA. Abaixo da linha arqueada contribui para formar a bainha anterior do RA.
Qual a composição da bainha do RA?
É composto pela junção das aponeuroses do OE, OI e TA. Apresenta uma bainha posterior e uma anterior acima da linha arqueada e apenas uma anterior abaixo da linha arqueada.
- Bainha anterior: OE e OI.
- Bainha posterior: OI e TA.
O que é a linha arqueada?
É o local onde os vasos epigástricos inferiores entram na bainha do reto e viajam superiormente para convergir com os vasos epigástricos superiores.
Quais os vasos que irrigam a parede anterior do abdome?
Epigástricos superiores (r. torácica interna), epigástricos inferiores (r. ilíaca externa) e epigástricos superficiais (r. femoral).
O que é a fáscia transversalis?
Camada fibrosa fraca que cobre a superfície interna dos músculos TA e é separada do peritônio por uma camada de gordura.
Quais os ligamentos do peritônio na parede abdominal anterior?
Ligamento umbilical médio (úraco obliterado), ligamentos umbilicais mediais (remanescentes das artérias umbilicais obliteradas) e os laterais (vasos epigástricos inferiores).