Parasitologia: Amebíase Flashcards
O que é a amebíase?
A amebíase é uma infecção causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, que afeta principalmente o intestino grosso, mas também pode causar infecções em outros órgãos, como o fígado.
Como a amebíase é transmitida?
A amebíase é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos do parasita. Também pode ocorrer transmissão direta de pessoa para pessoa através do contato com fezes infectadas.
Quais são os sintomas da amebíase?
Os sintomas da amebíase variam, mas podem incluir diarreia persistente, dor abdominal, cólicas, febre, náuseas, vômitos e perda de peso. Em casos graves, a infecção pode se espalhar para outros órgãos, causando abscessos no fígado.
Como é feito o diagnóstico da amebíase?
O diagnóstico da amebíase é realizado através da análise de amostras de fezes para a detecção de cistos ou trofozoítos do Entamoeba histolytica. Exames de imagem, como ultrassonografia, podem ser usados para identificar lesões no fígado.
A infecção por Entamoeba histolytica causa imunidade duradoura?
Não há imunidade duradoura após a infecção por Entamoeba histolytica. A reinfecção é possível após a cura da infecção inicial.
A amebíase pode ser assintomática?
Sim, algumas pessoas infectadas com Entamoeba histolytica podem não apresentar sintomas. No entanto, elas ainda podem transmitir o parasita para outras pessoas.
Qual é o ciclo da Amebíase?
O ciclo da Amebíase ocorre da seguinte maneira: os cistos do parasita Entamoeba histolytica são ingeridos através da água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os cistos liberam trofozoítos, que se fixam na mucosa intestinal e se reproduzem por divisão binária. Alguns trofozoítos podem invadir a parede intestinal e se disseminar para outros órgãos, como o fígado, formando abscessos. Os trofozoítos podem também se transformar em cistos, que são eliminados nas fezes, encerrando o ciclo de transmissão.