P2 Flashcards
Processo ativo que resulta na dilatação arteríolar e do aumento do fluxo Sg
Hiperemia
Processo passivo que ocorre quando a drenagem venosa está prejudicada
Congestão
Ao analisarmos microscopicamente o coração de um indivíduo que teve infarto há seis meses, qual a principal alteração que, provavelmente, será observada?
Cicatriz
Uma jovem de 23 anos tem história de sangramentos nasais frequentes e fluxo sg aumentado. Ao exame físico, é detectada a presença de petequias e púrpuras na pele de suas extremidades. Exames laboratoriais demonstraram diminuição da atividade do fator von wllebrand. Qual das seguintes etapas do processo de hemostasia é mais provável que esteja prejudicada?
Adesão de plaquetas
É produto da cascata de coagulação
Trombina
Converte fibrinogênio em fibrina
Trombina
Exerce ações pró-inflamatórias, como por exemplo, ativando leucócito, aumentando a adesão ao endotélio
Trombina
Também tem efeitos anticoagulantes ao encontrar o endotelio normal
Trombina
Senhora de 75 anos, com sobrepeso, está apresentando edema e úlceras cutâneas nos membros inferiores devido a presença de varizes. Hipótese mais compatível com o quadro da senhora ?
É uma congestão, porque é um processo passivo, que ocorreu devido a estase venosa causada pela dificuldade de retorno venoso.
Você está acompanhando uma autópsia de um indivíduo que teve morte súbita. O patologista está investigando a causa mortis. Foi encontrada na luz dos vasos sg e do coração, uma estrutura solta, elástica, brilhante, parecendo uma gelatina vermelha. Será que eta estrutura causou a morte e que estrutura é essa?
Não. Está estrutura é um coágulo que se formou após a morte
Paciente de 52 anos vem apresentando aumento dos níveis séricos das enzimas hepáticas AST e ALT há 20 dias. Além disso, o fígado estava aumentado de volume e doloroso a palpação. Pode-se notar ao exame clínico, edema de mmii, sinal de cacifo. Também havia esplenomegalia não palpacao, confirmada no usg. Qual das seguintes condições clínicas deve ser a responsável por essas alterações?
Insuficiência cardíaca congestiva direita
Paciente de 35 anos teve episódios repetido de trombose venosa profunda nos últimos 15 anos. O último episódio resultou em embolia pulmonar. Qual das alternativas abaixo contém o fator de risco que mais provavelmente predispôs essa paciente a desenvolver esse quadro ?
Mutação do fator V (de Leiden)
Qual das alternativas NÃO representa uma possibilidade de evolução de um trombo?
Conversão tumoral
Consequências de uma isquemia dependem dos seguintes fatores
Velocidade da oclusão, vulnerabilidade do tecido a hipóxia, presença de suprimento sg colateral, extensão da área e localização.
Na embolia de líquido amniótico ocorre a formação e deposição de mitocrombos na rede capilar. Isso acontece devido a presença de substâncias trombogenicas nesse líquido. Que nome recebe esse distúrbio circulatório ?
Coagulação intravascular disseminada
Mulher, 50 anos viagem de ônibus longa, pernas e pés inchados, sem dor, sem hiperemia associados ao inchaço, sem doenças anteriores. Qual mecanismo explica melhor esse fenômeno?
Aumento da pressão hidrostática
Nos quadros de IC congestiva direita, o fígado se apresenta com aspecto noz-moscada . Sobre isso é correto afirmar que a congestão
Portal hepática causa congestão esplênica
Pq o fígado nós moscada recebe essa denominação
Porque as regiões centrais dos lóbulos ficam ligeiramente deprimidas e de cor acastanhada circundada por áreas mais claras não congesta
Nos quadros de IC congestiva direita o fígado noz-moscada: Os hepatocitos das áreas não congesta podem
Desenvolver degeneração gordurosa
Acúmulo de líquido na cavidade peritoneal
Ascite
Edema generalizado
Anasarca
Alteração na superfície de corte de um dos rins uma área esbranquiçada em formato de cunha, com um halo avermelhado na periferia da lesão. Qual a melhor denominação para essa alteração renal?
Infarto branco recente
Sangramento puntiforme
Patequia
Sangue na cavidade peritoneal
Hemoperitonio
Hemorragia das fossas nasais
Epistaxe
Expectoração de sg
Hemoptise
Sangue na urina
Hematúria
Paciente da mastologia,mama direita maior, nódulo a palpacao, pele diferente mais espessa e com coloração escurecida (pele casca de laranja). Biópsia realizada e tumor maligno diagnosticado. Qual mecanismos explica melhor o aspecto da mama ?
Obstrução linfática
Após longo voo paciente com dificuldade de respirar e transpirando muito e morrendo em seguida. Na necropsia foi observada uma massa solta, avermelhada, fosca, alocada na bifurcação das artérias pulmonares direita e esquerda. Fator de risco que contribuiu para esse acontecimento?
Estase venosa
No caso de síndrome nefrótica e doença hepática grave o paciente desenvolve edemas devido à redução da pressão osmótico plasmática. Ocorre a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona na tentativa de aumentar o volume sg. No entanto, o paciente vai ter uma agravação no quadro do edema. Pq?
:
A formação de trombos está associadas a três componentes (tríade de Virchow)
A turbulência do fluxo sg contribui para o desenvolvimento de trombose arterial e cardíaca
Potente agente vasoconstritor, transitório, liberado pelas células endoteliais logo após a ocorrência da lesão vascular
Endotelina
Homeostasia primária
Processo de adesão, ativação e agregação das plaquetas
Homeostasia secundária
Formação da fibrina através das duas vias principais e uma comum
Papel da dosagem de D-dimero na avaliação de pacientes com eventos tromboebolicos venosos agudos
Em pacientes com baixa probabilidade clínica de trombose venosa profunda, um teste de d-dimero negativo praticamente exclui o diagnóstico
Para cálculo do Escore de Wells sao criterios avaliados
Taquicardia, presença de hemoptise, presença de malignidade
Como deve se reali ado o controle laboratorial da heparinizacao intravenosa instituída para o tratamento da trombose venosa profunda
TTPa