P10 Flashcards
Caracterize as alterações do delirium
Pensamentos desorganizados , fragmentados, lentos , incoerentes , podendo ter disfunções da linguagem.
Atenção prejudicada, com dificuldade de concentração.
Hiperalerta ou letárgico.
Apresenta alucinações , flutuações , desorientação e desorganização do ciclo circadiano.
Quais os fatores predisponentes (de risco ) para o delirium?
Menor reserva funcional renal e hepática , menor capacidade de resposta ao estresse, decréscimo na produção de acetilcolina , menor receptores muscarinicos, comprometimento cognitivo anterior, dependencia funcional, síndrome da imobilidade e baixa escolaridade.
Quais os fatores precipitantes (desencadeantes) do Delirium?
polifarmácia, uso de medicamentos psicoativos, uso de plantas psicoativas, processos infecciosos, hipóxia, distúrbio hidroeletrolítico, sepses, benzodiazepínicos, anticonvulsivantes, antiparkinsonianos, bloqueadores H2, antidepressivos, quimioterápicos, epilepsias, tumores cerebrais, AVC (hemorrágico ou isquêmico) , traumas.
Como é feito o diagnóstico diferencial do Delirium?
paciente apresentará distúrbio de atenção e consciência, mas em curtos períodos de tempos, com flutuações no dia ou em uma semana, havendo alterações de percepções tempoespaciais, de memória e de linguagem. Paciente apresentará inatenção, pensamentos desorganizados e alterações de consciência. O início é abrupto, a condição é aguda, a orientação fica muito rium, tanto como a atenção, paciente não demonstra interesse na consulta, memória fica ruim.
Como seria um tratamento não farmacológico para o delirium?
deve-se investigar pontualmente as causas bases que originaram o problema, tentando reorganizá-las na vida do paciente. Evitar os fatores desencadeantes ou agravantes, identificar e tratar a causa. corrigir os déficits (sono, hidratação, alimentação, audição, visão, imobilidade…)