P1 da revisão Flashcards
Cite as células que compõem a neuroglia, explicando suas
funções.
Astrócitos: fornecem suporte e nutrição aos neurônios, regulam a concentração de íons no espaço extracelular e auxiliam na formação da barreira hematoencefálica.
Oligodendrócitos (no sistema nervoso central) e células de Schwann (no sistema nervoso periférico): produzem a bainha de mielina, que isola os axônios e aumenta a velocidade de condução dos impulsos nervosos.
Micróglia: atuam na defesa imunológica do sistema nervoso, fagocitando microrganismos e resíduos celulares.
Células ependimárias: revestem os ventrículos cerebrais e produzem o líquido cefalorraquidiano.
Cite quais as camadas que compõem a derme, com sua respectiva composição.
Derme papilar: composta principalmente por tecido conjuntivo frouxo, contendo fibras colágenas e elásticas, vasos sanguíneos, terminações nervosas e corpúsculos táteis.
Derme reticular: composta por tecido conjuntivo denso, rico em fibras colágenas e elásticas, que proporcionam resistência e elasticidade à pele.
Cite as células encontradas no tecido cartilaginoso, com
suas respectivas funções.
Condrócitos: células maduras que secretam a matriz extracelular do tecido cartilaginoso e mantêm sua estrutura.
Condroblastos: células precursoras dos condrócitos, responsáveis pela produção e secreção da matriz cartilaginosa.
Condroclastos: células especializadas na reabsorção de matriz cartilaginosa durante o processo de remodelação do tecido.
Descreva as formas possíveis de formação de osso.
ossificação intramembranosa e ossificação endocondral.
Descreva a forma de nutrição dos epitélios.
os epitélios são nutridos por difusão a partir de vasos sanguíneos localizados nos tecidos conjuntivos subjacentes.
Descreva um neurônio, explicando a função de cada uma de suas porções.
Corpo celular: contém o núcleo e a maioria das organelas, sendo o centro metabólico da célula.
Dendritos: ramificações que recebem sinais de outros neurônios ou células sensoriais.
Axônio: uma única projeção que transmite sinais elétricos para outras células.
Terminal sináptico: região do axônio onde ocorre a transmissão de sinais para outras células por meio de neurotransmissores.
Descreva as formas de crescimento das cartilagens.
Crescimento intersticial, no qual os condroblastos se dividem e produzem nova matriz, e crescimento aposicional, no qual novas células e matriz são depositadas na superfície da cartilagem pelos condroblastos localizados no pericôndrio.
Cite as células encontradas no tecido ósseo, com suas
respectivas funções.
Osteócitos: células maduras que estão envolvidas na manutenção e regulação do tecido ósseo.
Osteoblastos: células responsáveis pela síntese e deposição de matriz óssea.
Osteoclastos: células multinucleadas que realizam a reabsorção e remodelação do tecido ósseo.
Células osteoprogenitoras são importantes para o crescimento ósseo e reparação de fraturas.
Qual a origem embrionária, principal característica histológica e funções dos tecidos epiteliais.
Os tecidos epiteliais têm origem embrionária ectodérmica ou endodérmica. Sua principal característica histológica é a proximidade entre as células, formando uma camada contínua. Suas funções incluem revestimento e proteção de superfícies corporais, absorção, secreção e percepção sensorial.
Descreva a substância intercelular do tcpd.
A substância intercelular do tecido conjuntivo propriamente dito é composta por fibras colágenas, fibras elásticas e uma matriz extracelular gelatinosa composta por glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas.
Diferencie morfológica e funcionalmente uma glândula exócrina de uma glândula endócrina.
Uma glândula exócrina possui ductos que secretam seus produtos para a superfície corporal ou cavidades internas revestidas por epitélio. Uma glândula endócrina não possui ductos e libera seus produtos diretamente na corrente sanguínea.
Qual a origem embrionária, principal característica histológica e funções do tecido cartilaginoso.
O tecido cartilaginoso tem origem embrionária mesodérmica. Sua principal característica histológica é a presença de células em lacunas, envoltas por uma matriz extracelular rica em colágeno e proteoglicanos. Suas funções incluem suporte estrutural e flexibilidade nas articulações.
Explique o que são sinapses, citando os tipos que podemos encontrar.
Sinapses são as junções funcionais entre neurônios ou entre neurônios e células efetoras, onde ocorre a transmissão de sinais elétricos ou químicos. Os tipos de sinapses incluem sinapses químicas e sinapses elétricas.
Cite as camadas que podem ser observadas na epiderme nas regiões de pele espessa, na mais basal em direção à superfície.
As camadas da epiderme nas regiões de pele espessa, da mais basal em direção à superfície, são: camada basal (ou germinativa), camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida (apenas em áreas de pele espessa) e camada córnea.
Qual a localização estrutura e função da membrana basal?
A membrana basal é uma estrutura localizada entre o epitélio e o tecido conjuntivo subjacente, composta principalmente por colágeno tipo IV, laminina e proteoglicanos. Sua função inclui ancoragem do epitélio, regulação da permeabilidade e troca de nutrientes entre o epitélio e o tecido conjuntivo.
Descreva a forma habitual de nutrição das cartilagens.
Pericôndio. A forma habitual de nutrição das cartilagens é através da difusão de nutrientes a partir dos vasos sanguíneos dos tecidos conjuntivos circundantes, uma vez que as cartilagens são avasculares.
Qual a origem embrionária, principal característica
histológica e funções do tecido nervoso.
O tecido nervoso tem origem embrionária ectodérmica. Sua principal característica histológica são os neurônios, células especializadas na transmissão de sinais, e as células da glia, que fornecem suporte e proteção aos neurônios. Suas funções incluem a transmissão de sinais elétricos e a coordenação das funções corporais.
Descreva a substância intercelular das cartilagens.
A substância intercelular das cartilagens é composta principalmente por fibras colágenas e elastina, além de proteoglicanos e glicoproteínas, que conferem resistência e elasticidade ao tecido.
O que é neuroglia?
Neuroglia, ou células da glia, são células de suporte do tecido nervoso que fornecem suporte estrutural, nutrição, isolamento elétrico, remoção de resíduos e defesa imunológica aos neurônios.
Descreva a substância intercelular do tecido ósseo.
A substância intercelular do tecido ósseo é composta por fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas, além de minerais como cálcio e fosfato, que conferem resistência e rigidez ao tecido.
Descreva o mecanismo de controle do metabolismo do cálcio, citando glândulas, hormônios e células envolvidas.
O metabolismo do cálcio é controlado principalmente pela paratireoide, que secreta o hormônio paratireoidiano (PTH) em resposta à diminuição dos níveis de cálcio no sangue. O PTH estimula a liberação de cálcio dos ossos pelos osteoclastos e a reabsorção de cálcio pelos rins, aumentando os níveis de cálcio no sangue. A calcitonina, secretada pela glândula tireoide, tem efeito oposto ao PTH, reduzindo os níveis de cálcio no sangue.
Diferencie histologicamente a substância cinzenta da substância branca.
A substância cinzenta é composta principalmente por corpos celulares de neurônios e células da glia, enquanto a substância branca é composta principalmente por axônios mielinizados.
Qual a origem embrionária, principal característica histológica e funções do tecido ósseo.
O tecido ósseo tem origem embrionária mesodérmica. Sua principal característica histológica é a presença de osteócitos em lacunas, envolvidos por uma matriz extracelular rígida composta por fibras colágenas e minerais. Suas funções incluem suporte estrutural, proteção de órgãos vitais, movimento e armazenamento de minerais.
Diferencie epitélios simples de epitélios estratificados e cite quais os principais tipos encontrados em cada categoria respectivamente.
Epitélios simples consistem em uma única camada de células, enquanto epitélios estratificados possuem duas ou mais camadas de células. Epitélios simples são encontrados em locais onde a absorção, secreção ou difusão são importantes, como os alvéolos pulmonares e os túbulos renais. Epitélios estratificados são encontrados em locais sujeitos a desgaste mecânico, como a pele e o revestimento da boca.
Descreva a estrutura e função das bainhas de mielina.
As bainhas de mielina são estruturas formadas por células da glia, como oligodendrócitos no sistema nervoso central e células de Schwann no sistema nervoso periférico, que envolvem os axônios e aumentam a velocidade de condução dos impulsos nervosos.
Quais os quatro tecidos histológicos considerados subdivisões do conjuntivo?
tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo.
Quais os anexos córneos associados a nossa pele?
cabelos, unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas.
Qual o nome da associação do tecido epitelial de revestimento e o tecido conjuntivo, na superfície do nosso
corpo, no interior das nossas cavidades que se abrem para o exterior e no interior das nossas cavidades que não se abrem para o exterior, respectivamente.
membrana mucosa nas cavidades que se abrem para o exterior e membrana serosa nas cavidades que não se abrem para o exterior.
Descreva as formas de crescimento dos ossos
Crescimento longitudinal, através da divisão e diferenciação das células da cartilagem epifisária; e crescimento em espessura, pela adição de novo osso nas superfícies externa e interna do osso pela atividade dos osteoblastos e osteoclastos.
Descreva as variedades de tcpd que podem ser observadas no nosso corpo.
tecido conjuntivo frouxo, tecido conjuntivo denso regular, tecido conjuntivo denso irregular e tecido conjuntivo elástico.
Descreva a estrutura e função da barreira
hematoencefálica.
é uma estrutura que regula seletivamente a passagem de substâncias do sangue para o cérebro, protegendo-o de substâncias nocivas. É formada por células endoteliais dos capilares cerebrais e células da glia, como os astrócitos, que controlam o ambiente iônico e metabólico do cérebro.
Qual a origem embrionária, principal característica
histológica e funções do tecido conjuntivo.
O tecido conjuntivo tem origem embrionária mesodérmica. Sua principal característica histológica é a presença de uma matriz extracelular rica em fibras colágenas, elastina e glicosaminoglicanos. Suas funções incluem suporte estrutural, defesa imunológica, nutrição e reparação tecidual.
Descreva um folículo piloso.
Um folículo piloso é uma estrutura na pele que contém o cabelo, composta por uma raiz (parte que se estende até a derme) e um eixo (parte que se projeta acima da superfície da pele).
Descreva a forma de nutrição do osso compacto
O osso compacto é nutrido por vasos sanguíneos que penetram através de canais chamados canais de Havers. Esses vasos sanguíneos fornecem nutrientes e oxigênio às células osteogênicas e osteócitos presentes nos canalículos que conectam os osteócitos aos vasos.
Quais os elementos que contribuem para a coloração final da nossa pele?
melanina, caroteno e hemoglobina. A melanina é um pigmento produzido por melanócitos na epiderme que confere cor à pele e protege contra os danos causados pela radiação ultravioleta. O caroteno é um pigmento amarelo-alaranjado encontrado em vegetais e acumulado na pele, contribuindo para uma tonalidade amarelada. A hemoglobina é um pigmento vermelho presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que pode ser vista através da pele em áreas com maior vascularização, conferindo uma tonalidade rosada.