P1 Flashcards
Por que precisamos nos alimentar?
Uma das principais funções dos alimentos é gerar energia para o corpo. Sendo assim, precisamos nos alimentar para que ocorra a metabolização, permitindo a absorção de nutrientes e geração de energia.
Como podemos classificar os alimentos de acordo com os nutrientes que apresentam? Considerando essa classificação, todos os alimentos devem ser ingeridos em quantidades iguais?
Em alimentos com macronutriente: alimentos de que necessitamos diariamente e em maior quantidade. São os carboidratos, lipídios e proteínas.; e com micronutriente: alimentos de que necessitamos em menor quantidade. São as vitaminas e os sais minerais. Não, pois cada alimento exerce uma necessidade diferente de ingestão para o corpo; o organismo necessita de quantidades diferentes
O que são nutrientes?
São substâncias presentes nos alimentos que nos fornecem energia, formam e reconstituem células e tecidos, são essenciais para as reações químicas necessárias ao bom funcionamento do corpo, etc.
Os alimentos são classificados de diferentes formas, cite-as.
São classificados em relação à sua origem, sua função e em relação às quantidades deles necessárias ao nosso organismo.
Classificação quanto à origem:
Animal:carnes, queijos, ovos, etc.
Vegetal:frutas, verduras, cereais, etc.
Mineral: água e sais.
Classificação quanto à função:
Construtores ou plásticos: proteínas; origem animal(carnes, ovos, leite, etc), vegetal(feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, amendoim, noz, amêndoa, castanha-do-pará), fungos(cogumelos). Ajudam o corpo a crescer, a se renovar e a se manter resistente.
Energéticos: carboidratos(pães, massas-macarrão, frutas, vegetais, batata e mandioca, cereais-arroz, trigo e milho, doces) e lipídios(margarina, manteiga, azeite, amêndoas, nozes, castanhas, algumas carnes, gema do ovo, frituras) alimentos utilizados pelo nosso organismo para obter a energia necessária à realização de suas tarefas.
Reguladores: auxilia no funcionamento correto do organismo e na prevenção de doenças. São as vitaminas e sais minerais;frutas, verduras, legumes, etc.
Classificação quanto às quantidades necessárias:
Macronutrientes: presentes em alimentos de que necessitamos diariamente e em maior quantidade. São os carboidratos, lipídios e proteínas.
Micronutrientes: presentes em alimentos de que necessitamos em menor quantidade. São as vitaminas e os sais minerais.
Principais sais minerais(9):
Cálcio: formação de ossos e dentes;coagulação sanguínea; contração muscular; atividade nervosa; leite, gema do ovo, crustáceos, vegetais de folhas verdes.
Fósforo: formação de ossos e dentes, contração muscular, atividade nervosa; laticínios e carnes(boi, frango, peixe).
Sódio: distribuição de água pelo corpo, condução de impulsos nervosos, contração muscular.
Potássio: manutenção do líquido intracelular, contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia, síntese de proteínas.
Cloro:equilíbrio ácido-base do sangue, equilíbrio hídrico, formação do ácido clorídrico(HCI) no estômago.
Magnésio:funcionamento normal dos tecidos musculares e nervoso, formação dos ossos.
Ferro:componente da hemoglobina;carnes, frutas secas, nozes e cereais, crustáceos, legumes, gema do ovo, feijão.
Iodo:bom funcionamento da tireoide(regula o metabolismo celular); frutos do mar, sal iodado e vegetais produzidos em solos ricos em iodo.
Flúor:componente de ossos e dentes, auxilia na prevenção de cáries dentárias.
Principais vitaminas(7):
A
D
E
K
B1
B12
C
O que é a gordura trans?
Gordura vegetal hidrogenada;presente em alimentos industrializados e nas frituras;utilizadas para garantir aumento do prazo de validade(por exemplo);prejudiciais em grandes quantidades, pois podem contribuir para o desenvolvimento de diversos problemas cardiovasculares, como a aterosclerose(acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes e no interior das artérias), infartos, derrames..
A escolha do que comemos não é apenas determinada por necessidades fisiológicas e nutricionais. Outros fatores que intervêm na nossa escolha:
Sabor, cheiro e aspecto dos alimentos; hábitos adquiridos desde a infância; contexto pessoal e social:tipo de trabalho, pessoas com quem convivemos, habilidade para cozinhar, crenças pessoais(que podem levar, por exemplo, à rejeição dos alimentos transgênicos), crenças religiosas, fatores econômicos, etc.
Dicas para alimentação adequada e saudável:
Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação.
Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
Limitar o consumo de alimentos processados.
Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
Comente sobre as calorias:
A vida do ser humano depende dessa fonte de energia. Uma caloria equivale à quantidade de energia necessária para aumentar 1 grau Celsius a temperatura de um grama de água. 1kcal=4,18 kj. Quando ingeridas, as calorias são metabolizadas, gerando a energia química de que necessitamos para nossa sobrevivência. Os alimentos gordurosos são os que contém mais calorias:
-1g de lipídio= 9kcal
-1g de proteína= 4kcal
-1g de carboidrato= 4kcal
Carboidratos: apresentam as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo boas fontes de energia.
A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição(SBAN) recomenda que as calorias ingeridas diariamente estejam assim divididas:
Carboidratos - 60% a 70%
Lipídios - 20% a 25%
Proteínas - 10% a 12%
Comente sobre a água:
Está presente nas células e no meio extracelular.
É um excelente solvente: transporta nutrientes, produtos do metabolismo celular, resíduos, etc.
Participa das reações químicas, da quebra de grandes moléculas de nutrientes, da produção de hormônios e secreções.
Absorve e libera calor muito lentamente. A grande quantidade de água que temos no corpo favorece a manutenção do equilíbrio da temperatura corporal. Quando a água evapora da pele, carrega consigo uma grande quantidade de calor. Esse processo representa um excelente mecanismo para o resfriamento corporal.
Atua como lubrificante: é o principal componente da saliva, dos mucos e de outros fluidos.
A quantidade de água a ser ingerida diariamente pelo indivíduo pode ser calculada multiplicando-se 30 a 35 ml pelo número equivalente à sua massa corporal, mas recomenda-se como quantidade mínima de água a ser ingerida por um adulto 1500ml.
A necessidade de água varia de acordo com:
Os alimentos que a pessoa ingere;
O padrão de atividade física por ela praticada;
A temperatura e a umidade do ambiente etc.
Categoria de alimentos:
Alimentos in natura ou minimamente processados:
In natura- Obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem alteração após deixar a natureza. Minimamente processados - in natura que foram submetidos a processos de limpeza, fracionamento, moagem, secagem..: não envolvem agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias.
Óleos, gorduras, sal e açúcar:
Extraídos de alimentos in natura ou da natureza por processos como prensagem, moagem, trituração, pulverização e refino. Usados para temperar alimentos e criar preparações culinárias variadas.
Alimentos processados:
Fabricados pela indústria. Resultam da adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura, que os tornam duráveis e mais agradáveis ao paladar.
Alimentos ultraprocessados: formulações industriais: resultantes inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos; derivadas de constituintes de alimentos in natura; sintetizadas em laboratório a partir de matérias orgânicas como petróleo e carvão.
Quais são os fatores que determinam a quantidade calórica que cada indivíduo precisa ingerir diariamente?
Idade, gênero, peso, altura, frequência e nível de atividade física praticada, taxa metabólica basal(quantidade de energia que o organismo precisa para funcionar), clima, etc.