Oxigenação - Fisiologia Cardiovascular Flashcards
Importância do O2?
O O2 auxilia na manutenção da vida, sem ele os órgãos e tecidos não seriam nutridos e com isso não teriam como continuar a exercer seus papéis vitais.
Quem colabora para a existência da homeostase da oxigenação e quais processos são necessários para uma boa oxigenação?
O sistema cardiovascular e o sistema respiratório, um com o processo de busca contínua por oxigênio e eliminação de dióxido de carbono, e o outro pelo constante ciclo de sangue oxigenado entre órgãos e tecidos. Os processos de uma boa oxigenação é ventilação, perfusão e ciclo contínuo de gases respiratórios.
Qual o processo básico da respiração em um olhar fisiológico?
Em uma visão fisiológica quando inspiramos estamos enviando oxigênio para dentro dos pulmões que irá enriquecer o sangue para nutrir o organismo com sangue rico em oxigênio, dessa forma o sangue que retorna estará pobre em oxigênio e será eliminado com a expiração para o ambiente externo. Dessa forma, começa novamente o ciclo respiratório em conjunto com o ciclo cardíaco.
Quais são os reguladores existentes na respiração e para o que servem?
Existem os reguladores químicos e neurais, eles auxiliam na profundidade de respiração e na frequência respiratória, caso haja necessidade da busca por mais oxigênio, são acionados e dessa forma aumentam as inspirações e também a profundidade.
Como é chamado o sangue rico em oxigênio e o sangue rico em dióxido de carbono?
Sangue oxigenado. Sangue desoxigenado.
Em qual porção do coração é enviado o sangue rico em dióxido de carbono?
Porção direita do coração, sangue desoxigenado.
Qual o caminho do sangue ao captar oxigênio e quais câmaras do coração ele percorre até ser oxigenado novamente?
Ar captado do meio externo, então está puxando o oxigênio e dessa forma enviando oxigênio para o sangue (sangue oxigenado). Ele cai na circulação pulmonar, envia esse sangue para a câmara esquerda do coração, passa para a circulação sistêmica. Em sequência o sangue perde sua porção de oxigênio e passa a ficar desoxigenado, pois está rico em dióxido de carbono. Sangue desoxigenado é enviado para a câmara direita do coração e em sequência para a circulação pulmonar para ser encaminhado para o meio externo.
O ventrículo direito e esquerdo bombeiam determinado tipo de sangue determinadamente rico e para certa circulação:
O ventrículo direito, pobre em oxigênio (desoxigenado) envia sangue pela circulação pulmonar; o ventrículo esquerdo, rico em oxigênio (oxigenado) envia sangue pela circulação sistêmica.
São quantas e quais câmaras do coração?
São duas câmaras: dois átrios e dois ventrículos.
O que é sístole e o que é diástole?
Diástole enchimento do coração com sangue e sístole o esvaziamento.
Qual fator complicador da desidratação e hemorragia?
Diminuição do sangue circulante e do volume sistólico.
Quais são as valvas que permitem a existência de B1?
Valva mitral e tricúspide (atrioventriculares)
Quais são as valvas que permitem a existência de B2?
Valva aortica e pulmonar (semilunares)
Durante a diástole ventricular o sangue flui de onde para onde? E qual fase se inicia?
O sangue flui dos átrios para os ventrículos que estão relaxados. E se inicia a fase sistólica.
Quando há um problema de valva, seja por fluxo retrógrado ou valva incompetente, qual o nome que se dá ao problema?
Sopro cardíaco
O que é B1 e B2?
B1 é a primeira bulha cardíaca que ocorre com o fechamento das valvas ventriculares e B2 é a segunda bulha cardíaca que ocorre com o fechamento das valvas semilunares.
Como funciona o fluxo sanguíneo miocárdico?
O sangue chega ao coração continuamente, tanto o oxigenado pela câmara esquerda quanto o desoxigenado pela câmara direita. A fase diastólica se inicia quando o sangue começa a preencher a câmara do átrio até que cause pressão e ele precise abrir suas válvulas atrioventriculares para preencher os ventrículos, quando isso ocorre o mesmo relaxa e passa a se iniciar a fase sistólica que é quando o ventrículo começa a encher. As válvulas atrioventriculares se fecham e isso gera B1 (primeira bulha cardíaca). Ventrículos começam a encher de sangue até que tenha a necessidade de enviar o mesmo para seu local de destino (oxigenado para a circulação sistêmica pela artéria aórtica ou desoxigenado pela artéria pulmonar), sendo assim as válvulas semilunares aortica e pulmonar precisam ser abertas para que o sangue seja ejetado. Ao se fecharem após o sangue passar, gera B2 (segunda bulha cardíaca). E dessa forma começa tudo novamente.
Através de qual mecanismo o sangue oxigenado chega aos órgãos e tecidos após passar pelo processo de sístole e diástole?
Quando o sangue sai do coração ele chega até os órgãos e tecidos para nutri-los pelas artérias que se ramificam e formam capilares.
Quando o sangue oxigenado chega aos tecidos e nutre, acaba por captar o sangue desoxigenado. Por qual mecanismo ele capta esse sangue para retornar para a circulação pulmonar?
As veiam fazem com que o sangue desoxigenado retorne o sangue para o coração e em seguida para a circulação pulmonar. Essas veias são ramificadas das vênulas
Como é entendida a troca de gases respiratórios de forma mais literal possível?
É a troca de gases entre o meio externo e o sangue.