Osteomineral Flashcards
Diminuição dos níveis de cálcio
Liberação de PTH > se liga em seu receptor em osteoblasto > ligação de PTH em osteoblasto > libera RANK L > RANK L tem seu receptor em RANK > RANK + RANKL promove maturação de osteoclastasto > osteoclasto degrada osso > normalizando os níveis de cálcio > osteoclasto sofre apoptose.
Aumento dos níveis de cálcio:
Libera calcitonina > calcitonina tem receptor em osteoblasto > liberação OPG se liga em RANK L, impedindo RANK L se ligar em RANK.
Diferencia osteoblasto em osteoclasto > e osteoblasto vira matriz óssea > crescimento das epífises.
Via wnt canônica:
relacionada a diferenciação celular pela ativação de fatores de transcrição. Possui receptor frizzled e co-receptores LRP-5 e 6, que estimulam a proteína beta-Catenina.( proteína multifuncional que desempenha papéis importantes na adesão celular e na regulação da expressão genica.)
Via Wnt não - canônica
Também possui os receptores Frizzled, porém não há a presença de correceptores LRP, nem sua cascata é mediada pela beta-catenina. Suas funções estão relacionadas com a regulação de cálcio e embriogênese.
Bloqueadores da via wnt:
DKK (inibe a diferenciação de osteoblastos e impedem a ativação da via) e SOST.
Ligação Rank-RankL
Ressorção óssea por osteoclastos. O paratormônio (PTH) se liga aos receptores nos osteoblastos, para formar o ativador de receptor para o ligante B do fator nuclear k (RANKL) e liberar o fator estimulador de colônias de macrófagos (M-CSF). O RANKL se liga ao RANK, e o M-CSF se liga aos seus receptores nas células pré-osteoclastos, o que provoca a sua diferenciação em osteoclastos maduros.
Osteoclastos
Responsáveis pela reabsorção óssea
Rank e rankl
Essenciais para a diferenciação ,maturação e regulação dos osteoclastos