Ortografia Flashcards
As palavras proparoxítonas não recebem acento gráfico
Todas recebem
No Brasil, as palavras estrangeiras nunca precisam seguir as regras de acentuação gráfica da Língua Portuguesa.
Errado
Quando adaptado ao português é preciso acentuar.
Ex: ballet > balé
O acento circunflexo é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que se trata de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.
Oacento circunflexoé representado graficamente pelo “chapeuzinho”[^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de umasílaba tônicae que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.
Com o Novo Acordo Ortográfico, deixou-se de usar o acento diferencial na forma pode (com a pronúncia pôde), conjugação no pretérito perfeito do indicativo, ficando a cargo do contexto a diferenciação da forma no presente pode (com pronúncia aberta)
Pessoal, a questão está errada visto que não se deixou de usar o acento diferencial na forma pode (com a pronúncia pôde), conjugação no pretérito perfeito do indicativo.
Os casos a seguir exigem a utilização de hífen: ligação de pronomes átonos a verbos (ex.: deu-lhe, cansou-se, contaram-me); união de elementos em palavras compostas (ex.: beija-flor, bem-vindo, recém-nascido); translineação (situação em que a palavra é dividida por não caber em um determinado espaço, tendo sua continuação na próxima linha).
Correto
O hífen é um sinal usado para:
a)ligar os elementos de palavras compostas: vice-ministro;
b)para unir pronomes átonos a verbos: agradeceu-lhe; e
c)para, no final de uma linha, indicar a separação das sílabas de uma palavra em duas partes (a chamada translineação): com-/parar, gover-/no.
Escrevem-se com iniciais maiúsculas: nomes de pessoas, empresas e instituições, regiões, períodos, episódios e momentos históricos, festas e datas religiosas, estabelecimentos públicos ou particulares, eventos esportivos e culturais, símbolos nacionais, planos e programas de governo e nomes dos corpos celestes.
Correto
É correto afirmar que, de acordo com as normas gramaticais, devemos escrever com iniciais maiúsculas diversos elementos, tais como nomes de pessoas, empresas e instituições. Essa prática é fundamental para garantir a clareza e a correção na redação de textos. Vamos abordar cada categoria mencionada para uma compreensão mais abrangente.
Nomes de Pessoas:
Os nomes próprios de pessoas devem ser escritos com iniciais maiúsculas. Por exemplo, João Silva, Maria Santos, entre outros.
Empresas e Instituições:
Da mesma forma, os nomes de empresas e instituições são grafados com iniciais maiúsculas, como Apple Inc., Banco do Brasil, Universidade de São Paulo.
Regiões:
Quando nos referimos a regiões geográficas, como América do Sul, Europa, devemos utilizar maiúsculas para indicar esses termos.
Períodos, Episódios e Momentos Históricos:
Períodos, episódios e momentos históricos, como Idade Média, Revolução Industrial, são exemplos que demandam iniciais maiúsculas.
Festas e Datas Religiosas:
Celebrações religiosas e festas, como Natal, Páscoa, requerem o uso de maiúsculas.
Estabelecimentos Públicos ou Particulares:
Nomes de escolas, hospitais, museus, por exemplo, devem ser escritos com a inicial em maiúscula, como Hospital das Clínicas, Escola Estadual São Paulo.
Eventos Esportivos e Culturais:
O mesmo se aplica a eventos esportivos e culturais, como Copa do Mundo, Festival de Cannes.
Símbolos Nacionais:
Símbolos que representam uma nação, como Bandeira e Hino Nacional, também recebem iniciais maiúsculas.
Planos e Programas de Governo:
Ao mencionar planos e programas governamentais, como Plano Real, Bolsa Família, é apropriado utilizar iniciais maiúsculas.
Nomes dos Corpos Celestes:
Corpos celestes, como Terra, Lua, Marte, seguem a regra de iniciais maiúsculas.
Quem são as vogais e semivogais?
A e i o u
Vogal: a e o
Semivogal- i u
De acordo com o novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuadas as palavras paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi” (ex.: ideia, plateia, paranoia, boia) nem as paroxítonas finalizadas em oo(s) (ex.: abençoo, perdoo, magoo, voo).
Correto
De acordo com o novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuadas as palavras paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi” (ex.: ideia, plateia, paranoia, boia) nem as paroxítonas finalizadas em oo(s) (ex.: abençoo, perdoo, magoo, voo).
O novo Acordo Ortográfico eliminou o acento agudo de determinadas palavras, como é o caso das paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi” (ex.: Coreia, europeia, asteroide, joia) e das vogais tônicas “i” ou “u”, nas paroxítonas, quando vêm depois de ditongos (ex.: feiura e bocaiuva).
Correto
Oshiatos precedidos de ditongo, quando estiverem em posição paroxítona, deixaram de ser acentuados.
Entretanto, se houverhiato em posição oxítona, precedido de ditongo, o acento será mantido, como em “Piauí” (Pi-au-í).
A letra maiúscula inicial é usada: nos topónimos/topônimos, reais ou fictícios (ex.: Rio de Janeiro e Atlântida); nos antropónimos/antropônimos, reais ou fictícios (ex.: Machado de Assis e Cinderela); nos usos de “Fulano”, “Sicrano” e “Beltrano”; nos pontos cardeais (ex.: Norte e Sul); nas estações do ano (ex.: Primavera e Inverno).
Errado
0s nomes das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. N.E. – (21/03/2017) Com as novas regras do Acordo Ortográfico de 1990*, tal como os nomes dos dias da semana e dos meses, os das estações do ano passaram a escrever-se com inicial minúscula.
Conforme o novo Acordo Ortográfico, nos casos em que um prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento é iniciado por “r” ou “s”, essas consoantes devem ser duplicadas, de maneira que o hífen não é utilizado. Assim, as palavras “contrarregra”, “biorritmo”, “psicossocial” e “semissólido” estão escritas de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Correto
Segundo o novo Acordo Ortográfico, o trema não deve mais ser utilizado na língua portuguesa. Dessa forma, todas as palavras passam a ser escritas obrigatoriamente sem esse sinal diacrítico (ex.: “liqüidificador” se torna “liquidificador”), o que vale tanto para substantivos comuns quanto para nomes próprios provenientes de língua estrangeira (ex.: Bündchen se torna Bundchen)
Errado
Otremapermaneceapenas em palavras estrangeirase suas derivadas.
Ex.: Bündchen, Müller, mülleriano.
É adequado grafar com iniciais minúsculas: formas de tratamento, títulos honoríficos, títulos pessoais e cargos, unidades político-administrativas, pontos cardeais (quando indicam direção ou lugar), doutrinas, correntes e escolas de pensamento, documentos públicos (menos quando possuem nome próprio ou vêm acompanhado do respectivo número) etc.
Certo
São acentuadas com acento circunflexo (^) as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas que se grafam -e ou -o, seguidas ou não de -s; enquanto as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas abertas grafadas -a, -e ou -o, seguidas/ ou não de -s, recebem o acento agudo (´).
Correto
As palavrasoxítonasterminadas nas vogais tónicas/tônicas fechadas que se grafam-eouo, seguidas ou não de-s:cortês, dê, dês(dedar),lê, lês(deler),português, você(s); avô(s), pôs(depôr),robô(s).
Oxítonas terminadas em -a, -e ou -o, seguidas ou não de -s, com som aberto:acento agudo (ex:sofá,café,jiló).
Palavras proparoxítonas, por regra, são naturalmente acentuadas na antepenúltima sílaba em português.
Correto
Em regra todas as proparoxitonas são acentuadas
Oxitonas (última silaba tônica )
Paroxitonas (penúltima sílaba tônica)
Proparoxitonas (antepenúltima sílaba tônica)