Órgãos do sistema imune Flashcards
Funções do Baço
responsável, principalmente, por filtrar antígenos provenientes do sangue. É um importante órgão do sistema imune, possui zonas de células e centros germinativos (de células T) como os linfonodos.
Funções das amigdalas
controlam invasores que entram pela boca. É um aglomerado de tecido linfoide, localizado na faringe
Funções do intestino e brônquios
Possuem, respectivamente, GALT (Gut Associated Lymphoid Tissue) e BALT (Bronchial Associated Lymphoid Tissue). São folículos linfoides repletos de linfócitos. Existem também as placas de Peyer.
Funções da pele (quais células estão presentes)
possui as células de Langerhans, macrófagos, neutrófilos, linfócitos
Funções da medula óssea
É o local de produção e maturação das células do sistema imune, incluindo os leucócitos, como linfócitos, monócitos e neutrófilos
Funções do linfonodo (gânglios linfáticos)
são pequenos agregados de tecidos ricos em linfócitos e outras células do sistema imune (macrófagos e células dendríticas). Filtram substâncias do sistema linfático, principalmente.
Resposta inata
Em locais de infecção, os macrófagos encontram microrganismos e secretam citocinas (TNF e IL-1), as quais ativam as células endoteliais de vênulas a produzirem selectinas, integrinas e quimiocinas. As selectinas medeiam a adesão fraca e a rolagem das células. As integrinas medeiam a adesão forte; e as quimiocinas aumentam a afinidade das integrinas dos neutrófilos e estimulam a migração das células para o local de infecção.
Fagocitose e morte microbiana
A morte do microrganismo se dá pela ação de enzimas lisossomais, ROI (intermediários reativos do oxigênio, H2O2 (peróxido de hidrogênio, OH- e O2- (superóxido) e óxido nítrico.
Onde as NK atuam?
atuam em infecções virais, bacterianas intracelulares e tumores
Reconhecimento de células infectadas pelas células NK.
Receptores de inibição: reconhecem moléculas do MHC da classe I, os quais são, geralmente, expressas, na maioria das células saudáveis do corpo, mas não nas células infectadas por vírus, bactérias intracelulares e células cancerosas.
Receptores de ativação: reconhecem estruturas tanto de células sadias quanto de células cancerosas e infectadas por microrganismos. No entanto, a célula sadia possui o MHC da classe I, e a inibição prevalece sobre a ativação.
Funções efetoras das células NK
As células NK possuem grânulos, os quais liberam Perforinas, essas substâncias são proteínas que criam poros na membrana citoplasmática das células-alvo.
Em seguida, outros grânulos liberam enzimas, denominadas Granzimas, as quais induzem apoptose nas células-alvo