Onco E Hemato Flashcards
Quis exames pedir na suspeita de lise tumoral?
Cálcio, potássio, ureia, fosfato e ecg
Quais sintomas mais comuns na síndrome de obstrução da veia cava?
Dispneia, tosse, distensão de vasos cervicais e torácicos, e edema de MMSS
Quais critérios pra neutropenia febril?
-Neutropenia = < 1500 neutrófilos/mm3
• <500 células/mm3 ou <1000 células/mm3 com tendência a queda em 48h: neutropenia grave
-Febre
• T 238,3°C
• T≥37.8°C por mais de 1 hora
Quais tumores estão mais associados com Síndrome Lise tumoral?
Já as leucemias agudas (tanto da série mieloide como da linfoide) com leucócitos cem vezes maiores que 10ˆ9/L, o linfoma de Burkitt e linfomas de alto grau com doença bulky (massas >10cm de diâmetro) ou DHL duas vezes maior que o LSN configuram tipos de neoplasias que apresentam alto risco de evolução para SLT (mais de 5% de probabilidade).
Fale sobre diagnóstico de SLT. Fale dos critérios clínico e laboratorial.
Laboratório TLS 2 ou mais das seguintes anormalidades laboratoriais dentro de 3 dias antes e até 7 dias após
o início da terapia citotóxica:
• Ácido úrico > 8 mg/dL
• Potássio ≥ 6 mEq/dL
• Fosfato > 6,5 mg/dL (crianças)
• Phosphate > 4,5 mg/dL (adultos)
• Cálcio ≥ 7 mg/dL
OU • Alteração de 25% da linha de base
em qualquer um dos analitos acima
TLS clínico
Laboratório TLS mais
1 dos seguintes: • Creatinina 1,5 vezes o limite superior
ou normal
• Arritmia cardíaca
• Convulsão
• Morte súbita
Como é a indicação do alopurinol na SLT?
O alopurinol deve ser administrado entre 200 e 400mg/m2/dia, dividido em 1 a 3 doses, até um máximo de 800mg/dia.16,19 O alopurinol vai ter efeito na diminuição do ácido úrico em 24 horas, em média. Na maioria dos casos, os hematologistas sugerem o uso de 300mg/dia; com necessidade de ajuste para função renal. O alopurinol deve ser prescrito por até sete dias do início da quimioterapia.16,20 Se houver piora dos exames laboratoriais, pode-se fazer a troca para rasburicase.
Discorra sobre rasburicase x alopurinol para SLT
Para a prevenção de SLT, na ausência de critérios clínicos ou laboratoriais da síndrome, pode ser realizada a rasburicase na dose fixa de 3mg, com possibilidade de repetição de dose, se necessário, ou na dose de 0,2mg/kg durante 5 a 7 dias. Se é realizada a administração de rasburicase, não é necessário o uso concomitante de alopurinol. O alopurinol é útil na profilaxia da SLT, porém, para o tratamento de SLT, preconiza-se o uso de rasburicase, sendo esta a medicação de escolha, exceto se houver deficiência de G6PD. a SLT deve ser tratada com a rasburicase na dose de 0,2mg/kg/dia, administrada em infusão de 30 minutos, sendo a duração do tratamento determinada pela resposta clínica (geralmente, por até cinco dias)
Principal contra indicação da rasburicase
Deficiência de G6PD.
Qual meta de diurese no tratamento da SLT?
100-150ml/h
Como é a resposta à QT na SVCS?
em pacientes com linfoma, câncer de pulmão de células pequenas ou neoplasia de células germinativas, a resposta à QT sistêmica é tipicamente rápida e com grande citorredução. Entretanto, para os pacientes com câncer de pulmão não pequenas células, timomas e metástases de outras neoplasias, a resposta ao tratamento quimioterápico isolado é variável e, em geral, de menor intensidade, devendo ser avaliadas outras possibilidades terapêuticas nessas situações. A desobstrução completa da veia cava é obtida com QT em aproximadamente 80% dos pacientes com câncer de pulmão de pequenas células ou linfoma não Hodgkin e em 40% dos pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas.
Na SVCS, qual a diferença do raciocínio terapêutico entre stent x qt x rxt ?
A colocação percutânea de stent endovascular para contornar a SVCS é outra intervenção possível e, diferentemente da QT e radioterapia, pode ser feita em pacientes sem diagnóstico histológico da doença neoplásica.