Oleos Flashcards

1
Q

Tangerina
Citrus Reticulata

A

Origem Sudeste asiático, China.
Nome botânico Citrus reticulata (teia que fica depois de tirar a casca).
Composição D-limoneno 80 a 90%, gama terpineno 9 a15%, mirceno 2 a 3%, outros 1 a 7%
Maior produtor Brasil.
Família Rutacea como o jasmim.
Método prensagem a frio.
Parte usada casca dos frutos.
Cor do óleo amarelo alaranjado, a depender da hora da colheita da safra.
Consistência muito fina, mais baixa do que a da água.
Nota aromática topo, muito volátil.
Aroma refrescante, frutado, cítrico.
Usos problemas gastro-intestinais. Fadiga, tristeza, exaustão, depressão. Espasmos musculares principalmente abdominais, movimentos peristálticos. Dissolver a celulite, evitar lipogénese.
Irritação, insónias, indisposição, questões emocionais como ansiedade, depressão, stress. Mau humor, cólicas menstruais,. Etc
Resumo Anti-inflamatória, antitumoral, antibiótica, odontológica, ação crónica, dietética, hepatoprotetora, protetora neural, protetora pancreática, óleo muito rico e muito versátil.
Recomendações de uso Inalação é uma das melhores vias para ansiedade, tristeza, stress, birras de criança, âncora positiva para elas, depressão, apatia. Para uma grande depressão que nem o doente quer tratar, pode colocar uns difusores em casa principalmente a tangerina mas outros cítricos também. Uma gota pura também é muito protetor das vias aéreas. No ar ele inibe vírus porque se liga no capsídeo do vírus e ele fica inviável. Por via tópica utilizar diluído no baixo ventre especialmente para dores menstruais, uma semana antes e durante o período menstrual. Pode utilizar também para acne, para regular a produção de sebo da pele numa pequena diluição. Utilizar em pequena diluição cerca de 20 minutos antes de uma drenagem linfática ou massagem antilipogénica pela sua ação de amolecer o tecido adiposo, dissolver as gorduras. Pode ser utilizado também durante a massagem no óleo vegetal da massagem. O resultado drenante vai ter muito melhor efeito porque o óleo essencial de tangerina é drenante linfático.
Dá brilho aos cabelos. Pode colocar no shampoo ou colocar um pouco de óleo vegetal e espalhar nos cabelos
Difunda pela manhã para iniciar o dia com alegria e frescor.
Uso interno Verifique que tem certificação para uso interno. Usar como suporte para tratamento de inflamatório, qualquer processo inflamatório, pode usar regularmente durante um ano sem danos. Tem também proteção gástrica porque reduz a acidez estomacal.
A ingestão de uma gota três vezes ao dia, por dois ou três dias auxilia na evacuação em pacientes com prisão de ventre. A ingestão de uma gota após a refeição evita a produção de gases intestinais, auxilia na digestão de gorduras através de suporte à vesícula biliar e auxilia a normalização intestinal causada por diarreias alimentares. A ingestão regular de uma a duas gotas ao longo do dia tem forte ação anti-oxidante, regula a flora intestinal através da inibição do crescimento de bactérias patogénicas e impede o desenvolvimento de parasitas e vermes. Auxilia na circulação sanguínea e linfática. Diminui e auxilia na libertação de cálculos biliares e renais, tonifica a musculatura estomacal e induz movimentos peristálticos, auxilia na drenagem e alivia na retenção de líquidos. Utilize diariamente uma gota na água dos sumos, azeites, doces, sorvetes e sobremesas, sopas e molhos.
Contraindicações Não expor a pele ao sol.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Hortelã-pimenta
Menta Piperita

A

Origem 90% da produção mundial vem dos EUA
Família Lamiaceas
Parte usada folhas, flores e botões
Cor claro com leve tom amarelo
Consistência muito fina
Nota topo
Aroma mentolado, refrescante
Na Yurveda este aroma
refrescante é quente, inclusive uma pastilha elástica com menta em inglês disse que está quente. Dependendo da cultura a interpretação pode ser outra.
Usos problemas gastrointestinais. Problemas respiratórios como asmas, sinusites, expectorante, altamente antimicrobiana. Muito boa para cólicas e náuseas, azias, intolerâncias alimentares, inclusive inflamações intestinais. Exaustão, cansaço, disposição, foco, atenção. Dores de cabeça, tonturas, febre.
Rubefaciente, aumenta a circulação sanguínea no local dando sensação de aquecimento e anestesia. Quando leva uma picada de abelha e coloque uma gota por cima provoca uma sensação frescor e de queimor, dribla o cérebro de sentir a dor da picada devido ao mentol.
Perfil químico mentol 20 a 60%, mentona 10 a 30%,
1.8 cineol 1 a 10%, outros 5 a 10%
**Proriedades principais ** O mentol confere-lhe propriedade energizante, refrescante, limpa a respiração, mucolítica, antisséptico bucal, limpa o hálito e a boca, limpeza da pele, Em pequenas diluições tem a capacidade de clarear manchas escuras da pele, ajuda na saúde digestiva, protege o sistema gastrointestinal, estimula a produção de bílis. quebra de gorduras, proteção hepática, antipirético, diminui a febre com ação parasimpática.
A mentona confere-lhe efeito refrescante e altamente antioxidante diminui o potencial de radicais livres protegendo as nossas células deles, mucolítico ou seja dissolve o muco e também tem ação de branqueamento fortalecendo a ação do mentol na pele. O 1.8 cineol dá-lhe suporte respiratório, mucolítico e antimicrobiano de largo espectro.
Evidencias científicos Um estudo com mais de 300 pessoas verificou-se que quem usou a menta perita foi quem teve menos náuseas, e sem efeitos colaterais além de ser hepatite-protetora ao contrário dos medicamentos. Outro estudo… Duplo cego e em pequenas doses o óleo essencial melhorava o desempenho cognitivo, de uma a três horas depois da dose e bem como melhoria da fadiga, humor, foco e atenção.
Outro estudo versou na atividade antimicrobiana para infecções do trato respiratório, Com algumas bactérias com resistência a antibióticos, A hortelã pimenta mostrou uma forte inibição com algumas dessas bactérias em concentrações mais altas. Em primeiro lugar ficou a casca de canela depois o eucalipto, depois o tomilho e por fim a hortelã pimenta em quarto lugar. Um dos componentes que mostrou grande ação antibiótica foi o 1.8 cineol. Outro estudo verificou o seu efeito em cicatrização de feridas infectadas, houve uma grande migração de células de defesa aumentou a síntese de colágeno as células da pele regeneraram mais rápido, diminui o processo de inflamação e de edema e diminuiu também a contagem total de bactérias (Jean Valnet também o relata) .
Outro estudo verificou ação antifibrogénica em cirrose hepática, provou que pode ajudar na prevenção da fibrose, Ou seja o fígado parava de se degradar, melhorou muito a recuperação dessa fibrose. Também melhorou significativamente as lesões hepáticas, a oxidação lipídica, aumentou a capacidade anti oxidante, Aumentou a expiração(?) de genes de recuperação oxidante e de regeneração celular e também melhorou a histologia hepática. Além disso melhorou significativamente a fibrose hepática. Mostra que ele tem uma forte ação hepatoprotetora. Outro estudo versou principalmente para ver a ação da menta piperita na proteção hepática e renal. O óleo essencial por sete dias em ratos, em doses altas reduzia significativamente os efeitos contra danos hepáticos E também a integridade dos rins era preservada. O mentol e a isomentona foram encontradas numa concentração interessante tinha o valor terapêutico diminuindo rapidamente ação inflamatória, também, como no estudo anterior, em relação aos radicais livres renais também foi diminuída.
Outro estudo comparou a ação deste óleo com a de um fármaco para testar a inibição de uma determinada bactéria, Provou que o óleo provocou uma forte inibição e os compostos mais responsáveis por isso foram principalmente o mentol que resultava mesmo usando uma quantidade Inferior a uma gota. Se usasse uma quantidade um pouco maior eliminava totalmente a bactéria (a 1% ou 0,5% elimina tudo). Quando se utilizava a combinação do óleo essencial com o antibiótico ainda tinha componentes mais ativos eliminando completamente bactérias que resistiam a um ou a outro. O que prova que o óleo essencial tem um efeito cinergético combinado com antibióticos em processos com bactérias muito resistentes.
Vários estudos já falam da ação antiviral, anti bacteriana etc dos óleos essenciais e este estudo especificamente foi testar as propriedades antibacterianas e antifúngicas no tratamento de infecções. Este estudo comprovou que sim, o óleo essencial tem um efeito cinergético com ação de antibióticos, em consequência disso, a combinação destes dois compostos permitia uma redução significativa da quantidade necessária numa dose menor do que uma dose comum de antibiótico para ter o efeito terapêutico satisfatório para algumas bactérias muito preocupantes.
Utilizacoes Pode usar por inalação para desobstruir as vias aéreas, melhorar o o facto, clareza mental, foco, atenção para estudar, precisam cognitiva, memorização, compilação, concentração, leituras mais complexas, atividades cerebrais melhores, Experimentar quando precisar de ler um artigo científico por exemplo mais complexo para ver a diferença. Pode também utilizar por inalação direta na palma da mão para o sentimento de prontidão, energia física, energia mental, clareza, foco atenção e também para questões gerais no sentido de infecções pode ser usado para asma, infecções bacterianas, estafilococus aureos, MRSA é uma sigla que são estafilococus áureos resistentes a Meticilina, Antibiótico poderoso. Óleo muito bom para quem tem anosmia, Ajuda a voltar a sentir aromas, a soltar um muco mais espesso no bulbo olfativo que faz com que isso aconteça. Também por inalação pode ajudar a infecções, amigdalite.
Em uso tópico pode utilizar-lo para hipotiroidismo, coceiras, anagelsia local, nas hemorroidas colocar uma gotinha no dedo e passar no local, parece que vai queimar mas quem faz o uso sente um alívio imediato, diz que fica refrescante. Cicatrizante, regenerador epitelial, diminui a inflamação e infecção e ainda tem efeito analgésico e refrescante na região, sana a maioria dos problemas relacionados a este tipo de problemas. Lesões de feridas, herpes, Varicela as, diluído, fadiga muscular, cãibras e dores articulares junto com outros óleos essenciais também anti inflamatórios numa massagem vai ter um efeito muito interessante. Também pode no uso tópico fazer como técnica corporal, forte ação anti oxidante, forte ação regeneradora da pele, Para quem tem paralisia de Bell, geralmente é uma infecção viral no tecido nervoso do rosto em que paralisa o rosto, a aplicação tópica do óleo essencial tem tido resultados muito positivos, em cerca de três semanas voltar a ter movimento facial, diminui a infecção viral tópica e também entra neural da zona. Um vírus que se a loja aqui é bem preocupante, paralisa o rosto a pessoa fica muito para baixo, este óleo essencial além de colocar para cima a pessoa também vai erradicar o vírus nesta região. Pode ser utilizado para dores de cabeça, osteoporose, ciática, artrose, artrite. Também para uso tópico nas têmporas, na testa e na nuca é muito bom para cefaleias e dores de cabeça do tipo tensional. Na sola dos pés tem efeito parassimpático ou seja diminui a febre, Ela não pode ser encarada como um problema muito grave, a febre é uma resposta natural do corpo para proteger de uma infecção. A febre protege porque quando ela se eleva a temperatura do corpo os seus fagócitos, ela a sua imunidade, ela fica mais ativa, isso é um ponto positivo para a nossa imunidade. Segundo ponto, quando se eleva a temperatura várias bactérias e vírus não resistem. Elevando 1° muitas bactérias morrem. O nosso corpo vai no limite do que ele pode, aumentando a temperatura só para matar essas bactérias, muitas vezes só uma noite de febre é o suficiente para debelar uma infecção. Então assim que tiver uma febre é interessante só observar, não abaixar imediatamente, se a febre ficar muito alta durante muito tempo aí sim é preocupante e deve colocar óleo essencial na sola dos pés Vai ter uma ação para simpática aplicando a cada 30 minutos vai baixar a febre da pessoa. Na criança diluído, no adulto pode ser puro ou diluído a 50 ou 70%. Para uso interno ela tem uma forte ação anti inflamatória, principalmente estomacal, para quem tem síndrome do intestino irritável, intolerâncias alimentares, azias na digestão, questões de mau hálito, diarreia, constipação intestinal também, cólicas intestinais que causam vários tipos de incómodos, infecções e também inflamações e desregulações da flora, também reduz flatulência, náuseas, enjoos, Vômitos,. Na boca cicatriza rápido as aftas, úlceras principalmente estomacais. Tem também uma forte ação vermifuga contra a girardia e amebas que são parasitas intestinais que causam problemas graves. Pode fazer uso não banalizado mas usar para o seu bem estar, e para a manutenção com todos esses efeitos que a gente acabou de relatar como colocar uma saborização de água numa garrafa desde que ela seja de vidro, Não sorvete, no mel, no sumo ou em várias receitas.
Contradições

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Melaleuca
Melaleuca Alternifolia

A

Origem Austrália
Nome usual Teatree
Nome botânico Melaleuca Alternifolia
Perfil químico Terpinen 4ol 30 a 40%, gama terpineno 10 a 30%, alfa terpineno 7 a 10%, outros 5 a 15%
Maior Produtor Austrália
Familia Myrtacea
Metodo destilação a vapor
Parte usada folhas principalmente, flores e botões
Cor claro com leve tom amarelo
Consistencia muito fina, mais do que a água
Nota coração
Aroma medicinal, herbal
Propriedades Óleo de proteção. Bactericida, fungicida, virusida. Sinusites, resfriados, gripes, infecções respiratórias de maneira geral, infeções ginecológicas e urinárias. Limpeza de pele, pele oleosa, acne, cicatrização. Muito boa para inibir fungos, candidíase, herpes, cancro de pele, principalmente melanoma e carcinomas. Feridas, picadas, repelente insectos’ sanitizacao. Mata carrapatos, insetos, ácaros.
Evidências científicas um estudo comprovou que o óleo formou uma estrutura que causava danos ao fungo destruindo a cândida mesmo em pequenas quantidades, quando combinado com outros óleos a capacidade era muito mais potente do que apenas ele ou antifúngico associado. Outro estudo mostrou que os óleos basílico, melaleuca e cravo têm propriedades analgésica e sedativa. Outro estudo versa sobre a toxicidade do óleo essencial de melaleuca num melanoma escamoso, um tipo de câncer de pele, Percebeu-se que o óleo ativava um mecanismo chamado apoptose, uma morte celular programada em nível mitocondrial, ele entra numa célula e mata as mitocôndrias e a célula não se consegue sustentar e morre. Essa ação tóxica apenas atua nas células doentes. Fortíssimo candidato em ações preventivas, usar antes de iniciar a quimioterapia. Outro artigo científica ação da melaleuca num inseto comum em agricultura, especialmente nos grãos armazenados. Ele ataca a cadeia mitocondrial dos insetos, a sua cadeia respiratória, e os insetos acabam morrendo. Actua por
fumegação, com uso regular por difusão aumenta gradualmente o tempo de vida dessa cultura sem proliferação dos insetos, matando por asfixia as células daqueles pequenos besouros que atacam os grãos. (Ver o artigo).
Outro artigo em infeção do staphylococcus aureus com outro medicamento para ver se havia sinergia, Quando se utilizava o óleo essencial com o antibiótico diminuía a ação da bactéria, podendo diminuir o uso do antibiótico. Isto mostra que podemos usar óleos com antibióticos que tem ação simbiótica. Ainda outro estudo comprova a sua eficácia na mesma bactéria. Outro estudo comprova a eficácia do óleo no vírus da gripe Influenza. O antibiótico não consegue entrar dentro da cela mas este estudo prova que o óleo consegue entrar dentro da celula e destruía o vírus. Não só inibe o vírus fora da célula como destruía os receptores dos que estavam já dentro das células. Só por inalação, difusão no ar podemos proteger a garganta entrada principal deste vírus.
Usos Usar em difusão para neutralizar patógenos (bactérias , fungos ou vírus) e aliviar tosse, bronquite, gripes e resfriados. Aplique na pela pele para desinfetar feridas, cortes e escoriações aplicando a melaleuca pura ou em 30 a 50% de diluição, e em lesões de herpes labial e aftas, pode colocar uma gota em cima e tem efeito analgésico imediato. Controla a pele oleosa, acne e tem ação fúngica contra o pé de atleta, impingem, pano branco, caspa pode usar com uma certa regularidade, é preciso ser disciplinado em casos fúngicos em especial. Faça gargarejos para aliviar amigdalite, dor na garganta, começos de infeção. Na pele elimina a escabiose, carrapatos, besouros, ácaros em colchões, roupas ou ambientes, junto com OE De tangerina porque o Limoneno também tem uma ação forte acaricida, sarnas e piolhos. Muito útil contra a conjuntivite, Colocar uma gota na mão, esfregar, fazer uma concha e cobrir os olhos em concha e vai piscando os olhos, como óleo social é volátil vai evaporar e sente ele penetrar no olho. Aplicar quatro vezes ao dia serve para a conjuntivite tanto viral quanto bacteriana. Nas dores de ouvido, Colocar uma gota numa bola de algodão e coloca na entrada do ouvido, deixar pelo menos meia hora e aplicar de duas a três vezes ao dia. Atua em várias bactérias como estafilococos, MRSA e infecções intestinais e genitais Tanto em uso interno como tópico como com uso em enemas. Uso tópico bem diluído por todo o corpo uma ou duas vezes ao dia pode inibir o crescimento de tumores em processos oncológicos. Pode usar tanto por ingestão como em massagem no corpo inteiro, diluir a cinco ou 10% e fazer uma massagem de corpo inteiro. Usar em alguns casos específicos como candidíase persistente, infecções graves, diarreias e bronquites, por via inalatória mas a depender do caso, por ingestão, especialmente em adultos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Oregano
Origanum vulgare

A

Origem Grécia
Pais produtor Europa mais de 35%
Família lamiacea
Metodo de extração extração a vapor
Parte planta usada folhas
Cor amarelo pálido até amarelo um pouco mais escuro às vezes
Consistência fina, rala mas não tão fina como a hortelã pimenta ou laranja, limão ou tangerina.
Nota coração, ou seja ele atribui personalidade ao perfume
Aroma forte aroma picante, temperado
Propriedades anti depressivo, antitumoral, anti inflamatório, forte antimicrobiano em largo espectro, antiviral, fungicida, bactericida, altamente expectorante, estimulante, estimulante digestivo, do corpo, da mente, Óleo de proteção, desinfetante, entre muitas outras propriedades como anestésicas, sedativas, e ao mesmo tempo estimulante dependendo do caso, etc.
Perfil químico carvacrol 70 a 80%, timol 1 a 10%, outros 10%. O timol e o carvacrol são duas moléculas muito próximas e têm uma acção cinergética. O tomilho é o contrário do orégano, produz mais timol e menos carvacrol, Podemos pensar numa sinergia com estes dois óleos com ação de largo espectro de propriedades.
Evidencias científicas Um estudo comprova que este óleo altera as características de forma sã de células cancerígenas e a sua capacidade de migrar (impedia que as células se disseminassem, induzia a apoptose, e impedia que migrassem de um tecido para o outro, as metastases)…
Usos Por inalação difunda no ambiente para aproveitar os benefícios expetorantes (em processos infecciosos por gripe ou virais ou bacterianas que produzem muco, tem ação mucolítica além de expetorante), forte ação antimicrobiana, antidepressivos, ansiolíticos e estimulantes nervosos.
Tópico aplicar diluído entre 1 a 3% e aplique sobre a pele acneica, Forte ação acrescida, anti microbiana, de limpeza da pele, para impedir infecções inflamações, em 10 dias notará a diferença, fica a pele mais lisa, macia e tonificada. De 3 a 10% possui forte ação analgésica e vasodilatadora. Aplique uma gota por alguns dias usando um cotonete sobre verrugas (são normalmente vírus), longe das mucosas (olhos, axilas, virilhas etc), para eliminar elas. Serve também para as verrugas internas. Sempre que haja alguém com infeções pulmonares hospitalares aplique nas pernas (se estiver entubada não pode inalar) a 5-10% para debelar infecções sistémicas por bactérias resistentes a antibióticos. Interno estimula a digestão e metabolismo, controla desordens intestinais, forte ação vermifuga, prébiótica, e antioxidante. Use cerca de 10 gotas para cada meio litro de azeite aromático para regar saladas e molhos medicinais e saudáveis.
Cuidados Nunca usar sem diluição sobre a pele ou mucosas. Causticidade, queimadura e manchas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Limão

A

Origem Sudeste Asiático
Pais produtor Sicília
Família
Metodo de extração
Parte planta usada
Cor
Consistência
Nota
Aroma
Perfil químico
Limoneno 64
Evidencias científicas
Usos Usava-se nas gavetas para espantar as traças

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Lavanda
Lavandula angustifolia ou officinallis

A

Origem França e Bulgária
Pais produtor Os maiores produtores são a França, Bulgária, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia
Família Lamiacea
Metodo de extração destilação a vapor
Parte planta usada florações e botões
Cor claro com leve tom amarelo
Consistência muito fina
Muito parecida com os cítricos
Nota topo-coração, tem personalidade mas ao mesmo tempo é muito volátil.
Aroma herbal, floral, doce, suave
Indicacoes Problemas Gastro intestinais, vermes, bucais, isofa Hugo. Sinusite, asma, forte ação expectorante, indicado também para bronquite. Diminui de náuseas e cólicas, também cólicas menstruais. É muito boa para questões de exaustão mas também para diminuir o cansaço, para a depressão, como relaxante e sedativo mas também como estimulante em muitas pessoas, É no entanto mais sedativo do que estimulante. Dores de cabeça tonturas e febre. Queimaduras, picadas, assaduras, assaduras em bebé, infecções fúngicas e bacterianas, problemas na pele. Tem uma ação muito boa para harmonização de birra em crianças, de melhora do sono.
Perfil químico linalol 25-45%, acetato de linalila 20-47%, o imenso 1-10%, outros 10%

Evidencias científicas
Usos Inalação: uma gota traz calma, tranquilidade, qualidade do sono, relaxamento, sensação de acolhimento e um ambiente aconchegante. Excelente para insónia de bebés e crianças.
Tópico: na sola dos pés, peito e nunca antes de dormir melhoram a qualidade do sono e bem estar. Pode usar difundido no ambiente para acalmar cães e gatos. Diminui agitações, alivia arteriosclerose, diminui arritmias cardíacas, alergia a picadas de insetos, forte ação anestésica e cicatriza queimaduras, alivia coceiras, regride gangrenas pois tem ação antimicrobiana, diminui queimaduras solares, diminui stress e tensões.
Sublingual: uma a duas gotas junto com uma colher de mel atenua crises de ansiedade graves como síndrome do pânico, depressão, insónias persistentes e crónicas, crises de tensões, choques, traumas e desesperos. Interno efeito sedativo potente, forte ação vermífugo, contra a geardia, flatulências, ansiedade, suporte antiinflamatório, regulador da flora intestinal e diminuição do stress.
Dic: saborize cada 200 g de mel com três gotas de lavanda e use uma hora antes de dormir para um sono mais doce.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Copaíba
Copaifera sp.

A

Origem Amazónia 27 espécies e 3 no Cerrado (mas origem é Amazónica
Pais produtor Brasil
Família fabacea (mesma família das leguminosas)
Metodo de extração destilação a vapor
Parte planta usada oleoresinaoleoresina
Cor claro com leve tom amarelo, bem transparente
Consistência fina
Nota base, de fundo
Aroma amadeirado, balsâmico
Utilidade Fixador de perfumes, modelador hormonal. Ação anti-infecciosa e anti-inflamatória, antimicrobiano. Hepatoprotetora, nefroprotetora, forte antioxidante neural. Infecção pulmonar, asma, bronquite, ação expectorante. Ansiedade pânico insónias e inquietação.
Perfil químico b-cariofileno 40-65%, bergamoteno 2-15%, copaeno 2-12%, outros 1-5%
Evidencias científicas
Formas de uso Inalação: infecções pulmonares, inflamações, dores, com ação calmante, se dativa e sonífera. Tópico: aplique em regiões com dores em massagens para tendinite, fascite plantar, dores articulares, artrite, artrose, dores articulares e nevralgias. Na pele do rosto auxilia na limpeza já que ela tem forte ação contra bactérias, clareia (porque tem acetato de bornila Resulta bem no melasma em uso prolongado) e evita formação de espinhas e acnes.
Interno: ação anticancerígeno e antitumoral, dor de garganta e amígdalas, toxicidade hepática, colite, modeladora hormonal do sistema canabinoide humano. Ação antioxidante sistémica e neural, ação anti-inflamatória, contra infecção fúngica, bacteriana, colite e infecções intestinais e genitais. Sublingual: diminui níveis altos de ansiedade (síndrome de pânico) e tranquilizam insónias persistentes.
Cuidadosa oleoresina é hepatotoxica!!!! Leva 72 até o organismo processar leva a stress hepático! Isso não acontece com a extração a vapor que até é hepatoprotetora. Diferencia-se pela textura e pela cor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Incenso
Boswellia sp

A

Origem Omã
Pais produtor
Família Burseracea
Metodo de extração destilação a vapor
Parte planta usada resina
Cor amarelo claro
Consistência muito fino
Nota base, fundo
Aroma balsâmico, amadeirado
Utilidades Problemas inflamatórios, agudos e crónicos. Dores em geral, cicatrizante e saúde celular. Convulsões, suporte neural, com forte ação neuroprotetora, alzheimer, demências, lesões sistema nervoso. Induz a apoptose em vários tipos de câncer, tumores e reparador de DNA, acelerando as enzimas que reparam o DNA. Forte ação sanitizante e harmonizante da pele, ação anti-idade, espiritualidade, melanomas
Perfil químico alfa-pineno 25-45%, limoneno 5-20%, ocimeno 1-10%, outros 5-25% como o betacarofileno e mirceno.
Evidencias científicas
Usos Inalação: direta ou ambiental são as melhores dias para pacientes neurológicos e estados depressivos, alzheimer, senilidade cerebral, lesão cerebral, concussão craniana, falta de memória, Parkinson, fadiga mental.
Sublingual: para dar suporte em tratamento e crises de depressão, ansiedade e ação anti-microbiana sistémica, úlceras bucais e estomacais, suporte imunológico e contra tumores.
Tópico: ótimo para a pele como a gente anti-idade, para dormir, cicatrizar e limpar as feridas, cancro de pele conseguindo reduzi-los, suporte imunológico, facilita a respiração, muito útil contra vírus nos nervos, limpeza e cicatrização de verrugas, lipomas, regeneração uterina principalmente após o parto.
Interno: forte ação anti-inflamatória (principalmente junto com o copaiba), antimicrobiana, neuroprotetora, suporte imunológico, antitumoral e dores agudas como ciática, lombares e de cabeça.
Dica: use como principal ingrediente de um cuidado diário anti-idade para a pele do rosto antes de dormir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly