Observações Flashcards
Quanto menos específico for um Texto litúrgico
Maior é a extensão de sua aplicabilidade
Profecias pré exilicas
Repreensão sobre Adoraçao a imagens, idolatria
Denominaçao de judá como Israel
Facilmente encontrada nos livros pós-exílicos
Oseias - miqueias
O rolo dos profetas menores, tds cabem no memso rolo de papiro, prod literaria menor que isaias, jeremias e ezequiel.
Constituido de 12 livros.
Primeira parte: os, jl, am, ob, jn, mq
Exílios 722 e 587
Geralmente se atribui o início da primeira diáspora judaica ao ano de 586 a.C., quando Nabucodonosor II — imperador babilônico — invadiu o Reino de Judá, destruindo a Jerusalém, e o Templo; e deportando os judeus para a Mesopotâmia. Mas esta dispersão se inicia antes, em 722 a.C., quando o reino de Israel ao norte é destruído pelos assírios e as dez tribos de Israel são levadas como cativas à Assíria e Judá passa a pagar altos impostos para evitar a invasão, o que não será possivel negociar com Nabucodonosor II.
Naum - malaquias
Segunda parte do rolo de profetas menores
Na, hc, sf, ag, zc, ml
Na, hc, sf contemporaneos de jeremias, profetizaram +/- 150 anos dps de isaias
Ag, zc, ml profetas do pós-exilio. Depois do exilio babilonico
Sobre a relaçao dos dois exilios, assiria e babilonia, israel e judá
Deus cumpriu a promessa da profecia de naum e ninive foi destruida pelos medos e babilonios em 612aC. Contudo, o povo de Judá. Continuou provocando a paciencia de Deus com sua rebeldia pecadora. Como resultado, descobriram dificuldades qdo a Babilonia voltou sua atencao para a palestina. Em 586, nabucodonosor, rei da bab, dominou juda.
Naum e nt
Relaçao de cristo como guerreiro.
Asssiria e babilonia
Estao na mesopotamia
assiria no norte e bab no sul
Destruicao de jerusalem
Nesse primeiro exilio
Estruturas semelhantes
Em termos gerais, isaias, ezequiel, a septuaginta de jeremias, e sofonias. Todos (1) comecam com um conj de oraculos da situacao historica imediata de juda, entao (2) voltanse p oraculos de nacoes estrangeiras e (3) oraculos de futura bencao escatologica
Ideia geral dos profetas
Tem mto de condenacao nesses profetas. Profetizaram em periodos de mta crise. Tds eles tem alguma coisa q remete a essa ideia de que Deus vai tratar o seu povo e trazer de volta para sua terra, fazer copm que sejam reconhecidos como um povo de novo.
Crítica textual
É aqui que entra em campo a crítica textual. Temos certeza que o texto que temos nas cópias que chegaram até nós é o texto original? A crítica textual procura desvelar todos os eventuais erros e nos entregar o texto original, aquele escrito pelo autor inspirado.
Pq se chama “texto massorético”?
Em torno do século VI, um grupo de competentes escribas judeus teve por missão reunir os textos considerados inspirados por Deus, utilizados pela comunidade hebraica, em um único escrito. Este grupo recebeu o nome de “Escola de Massorá”. Os “massoretas” escreveram a Bíblia de Massorá, examinando e comparando todos os manuscritos bíblicos conhecidos à época. O resultado deste trabalho ficou conhecido posteriormente como o “Texto Massorético”.
O termo “massorá” provém na língua hebraica de mesorah (מסורה, alt. מסורת) e indica “tradição”. Portanto, massoreta era alguém que tinha por missão a guarda e preservação da tradição.
O que é Texto massorético?
A grande fonte hebraica para o Antigo Testamento é o chamado Texto Massorético. Trata-se do texto hebraico fixado ao longo dos séculos por escolas de copistas, chamados Massoretas, que tinham como particularidade um escrúpulo rigoroso na fidelidade da cópia ao original. O trabalho dos massoretas, de cópia e também de vocalização do texto hebraico (que não tem vogais, e que, por esse motivo, ao tornar-se língua morta, necessitou de as indicar por meio de sinais), prolongou-se até ao Século VIII d.C.. Pela grande seriedade deste trabalho, e por ter sido feito ao longo de séculos, o Texto Massorético (sigla TM) é considerado a fonte mais autorizada para o texto hebraico bíblico original.