O sistema cardiovascular e o transporte interno Flashcards
O que faz o sistema cardiovascular?
Transporte- nutrientes, gases e substâncias reguladoras a todas as células do organismo.
Defesa- muitos mecanismos de defesa encontram-se no sangue.
Regulação ddsda temperatura- vasoconstrução e vasodilatação.
Quais são os 3 elementos do sistema cardiovascular?
A bomba (coração), elementos condutores (artérias, arteríolas, capilares, vénulas e veias) e fluido circulante (sangue).
Quais são os tipos de sistema cardiovascular e as suas características?
Aberto- O coração impulsiona o fluido circulante para os vasos mas eventualmente o fluido sai dos vasos e entra na cavidade que banha os órgãos e fica em contacto direto com eles e depois volta para o sistema cardiovascular, basicamente não está sempre no sistema.
Fechado- O fluido circula sempre dentro do sistema cardiovascular.
Dentro do sistema cardiovascular fechado temos dois tipos de variação de sistema, quais são, explicando.
Fechado simples- o sangue só passa no coração uma vez, coração com 2 cavidades que recebe sangue venoso.
Fechado duplo- o sangue passa duas vezes no coração, coração com 3 câmaras e quando impulsiona sangue, pode ir tanto para as artérias que conduz o sangue aos capilares sistémicos como para as artérias que conduzem para capilares pulmonares e cutâneos.
Qual é a vantagem de ter um sistema cardiovascular fechado duplo com um coração de 4 câmaras?
Não mistura o sangue venoso com o sangue arterial e o sangue que chega aos capilares sistémicos é rico em oxigénio.
Nas artérias circula sempre sangue arterial?
Não, nas artérias e veias pulmonares é ao contrário, na artéria pulmonar passa sangue venoso e na veia pulmonar passa sangue arterial.
O colestrol é perigoso porque entope as veias?
Não, temos 2 tipos de colesterol, o bom e o mau. Os danos a nível dos vasos sanguíneos ocorrem pela deposição de colesterol na parede das artérias e não das veias.
Onde se encontram as válvulas cardíacas e como funcionam?
As válvulas auriculoventriulares bíscúpide e triõcúpide encontram-se entre as aurículas e os ventrículos e as válvulas semilunares aórtica e pulmonar encontram-se entre os ventrículos e as artérias. São importantes para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
Elas fecham por causa do próprio sangue.
Explica o ciclo cardíaco.
Para o bom funcionamento do ciclo, é necessário que o coração contraia regularmente para impulsionar o sangue para a circulação sistémica e pulmonar. Um ciclo cardíaco normalmente, dura de 0,8 a 1 segundo, primeiro dá-se a sístole articular (contração das aurículas) depois a sístole ventricular (contração dos ventrículos) e depois a diástole que é o relaxamento de ambos.
Onde estão localizadas as células marcapasso e como se gera um potencial de ação?
Estão no nódulo sinoarticular (aurícula direita) e no nódulo auriculoventricular. As células marcapasso não têm um potencial de repouso então o potencial de membrana nunca está estável. No potencial marcapasso temos uma lenta e gradual despolarização até se atingir o limiar e são causados pela entrada de sódio e cálcio.
Quais são as fases de um potencial marcapasso?
Na primeira fase, entra sódio para dentro da célula que causa uma despolarização que leva a abertura dos canais de cálcio. Quando se atinge o limiar abrem-se outros canais de cálcio e acontece uma grande despolarização. Para repolarizar, os canais de cálcio fecham e os de potássio abrem. A despolarização de uma célula passa para a seguinte (estão unidas por Gap-junctions)
Quais as características das células musculares cardíacas?
1 ou mais núcleos, alongadas e ramificadas, miofilamentos de acetina e miosina organizados em sarcómeros, túbulos T, muitas mitocôndrias e discos intercalares.
Como corre a despolarização das células musculares cardíacas?
Despolarização chega à célula vinda de outra célula, abertura dos canais de cálcio, cálcio entra no citoplasma da célula, o Ca+ liga ss à troponina.
Quais são a principais diferenças entre os potenciais de ação de células marcapasso e não marcapasso?
As células marcapasso não têm potencial de repouso e as células não marcapasso demoram mais a repolarizar.
Explica os potenciais de ação das células ventriculares.
A despolarização acontece pelo aumento da permeabilidade a sódio, a abertura de canais.
O platô é causado pelo aumento da permeabilidade ao cálcio que acontece durante algum tempo e permite a entrada deste ião. A repolarização acontece porque se fecham os canais de cálcio e abrem os canais de potássio.
Qual é a importância do platô e do período refratário?
O platô permite que a célula muscular do ventrículo fique despolarizada mais tempo fazendo com que haja um período refratário mais longo, fazendo com que a célula cardíaca tenha tempo para contrair e relaxar.
O que é um eletrocardiograma e o que nos permite determinar e como é feita a leitura?
Um exame que mede e regista a atividade elétrica do coração. Permite nos ler e registar a atividade elétrica do coração tridimensionalmente. Se o potencial de ação se desloca no sentido do vetor positivo, a onda é positiva, se se deslocar no sentido do eletrodo negativo, a onda é negativa.
Explica um registo da derivação l de um eletrocardiograma.
É o mais comum. Ondas P- despolarização das aurículas, Complexo QRS- despolarização dos ventrículos e repolarização das aurículas e Onda T- Repolarização dos ventrículos.
Como se conta a frequência cardíaca no eletrocardiograma?
Conta-se de onda P em onda P.
Como se vê arritmias num eletrocardiograma?
Através da irregularidade na frequência cardíaca.
O que acontece num bloqueio parcial ou de segunda ordem?
Vamos ver uma onda P que não se segue de nenhum complexo QRS nem onda T, ou seja, uma despolarização das aurículas sem despolarização dos ventrículos. Há um bloqueio no nódulo auriculoventricular.