Normalização Flashcards
O que é?
Conjunto de técnicas aplicadas a fim de corrigir anomalias.
Quais são as anomalias?
1 Anomalias de inclusão: determina a ordem de inclusão para que algo não demande uma relação com algo que ainda mão existe.
2 Anomalias de exclusão: determina uma ordem para excluir as coisas para que não seja excluído algo de uma relação que precisava do que foi excluído
3 Anomalias de modificação: determina uma sincronia para modificação das coisas, para quando algo seja alterado em X, esse mesmo algo altere em Y também .
Primeira forma normal FN1
1 Não pode ter atributos multivalorados ou compostos
2 Só pode ter atributos atômicos (indivisíveis)
● 1 se a tabela tiver atributo composto (tabela aninhada) na mesma tabela eu decomponho esse atributo em vários atributos atômicos
● 2 Se a tabela tiver atributo multivalorados, crio uma nova tabela, nessa nova tabela, adiciono a 1) um atributo (coluna) da chave estrangeira (que é a chave primária da outra tabela) e 2) um atributo chave (chave primaria) e 3) cada atributo multivalorado que é referenciado pela chave estrangeira e identificado unicamente pelo atributo chave (chave primária)
Segunda forma normal 2FN
1 já deve estar na primeira forma normal
2 não pode conter dependências parciais
3 se a chave for primária simples, já está na 2FN
4 se a chave for primária composta e os atributos não chave dependerem de todas as partes da vhave composta, já está na 2FN.
● 1 Resolução: a tabela com essas anomalias deve ser desmembrada em duas tabelas (se houver só duas dependências parciais).
Uma tabela recebe um atributo para a parte da chave composta e os outros atributos recebidos pela tabela são os que dependem somente dessa parte desse atributo composto.
O mesmo vale para a outra parte do atributo composto, uma nova tabela precisa ser criada e adicionados os atributos que dependem dessa parte desse atributo composto.
Identificação das partes dos atributos compostos e os atributos dependentes de cada parte
1 descubro se a chave e composta
2 descobrir se os atributos não-chave dependem só de uma parte da chave composta ou de toda a chave.
3 se aquele atributo depender só de uma parte da chave, separo ele e a parte da chave e começo a montar a relação já com esses dois.
4 procuro mais atributos que se relacionam só com essa parte da chave já separada, caso encontre, separo ele também e adiciono a nova relação também
5 descobrir a cardinalidade da relação por meio da comparação dos valores dos outros atributos com cada parte da chave primária composta. O que não tiver relação com nenhuma das parte da chave composta, é pq é atributo do relacionamento.
Terceira forma normal 3FN
1 Para estar na 3FN já deve estr na 2FN.
2 não deve ter dependência transitiva
● 1 crio uma nova tabela em que o atributo não-chave, mas que determina, ele será chave primária da nova tabela.
● 2 procuro e transfiro para a nova tabela os atributos não-chave que dependiam dessa atributo não-chave e que agora é chave.
● 3 em seguida, excluo a coluna dos atributos não-chave que dependiam (na primeira tabela) e torno o atributo dependente na primeira tabela como chave estrangeira (que é o mesmo da chave primária na nova tabela).
Forma normal de boyce-codd (FNBC)
1 tem que estar na 3FN
2 para estar na FNBC já deve estar na 3FN, mas nem todos que estão na 3FN estão na FNBC.
3 ocorre quando um lado da dependência é um conjunto e o outro lado da dependência é um subconjunto desse conjunto = dependência funcional não trivial.
4 uma tabela não esta na fnbc quando houver mais de uma possibilidade de chave candidata composta em que as várias possibilidades de chaves candidatas contenham um atributo chave que se repita (com sobreposição).
● {A, B, C, D}
1 2 3
- As combinações de A e B formam uma chave candidata
- As combinações de A e C formam outra chave candidata
- A é o atributo com sobreposição
■ normalizando:
- Transfiro A, B e D para uma nova tabela criada
- Deixo B e C na mesma tabela.
Ou
- Transfiro A, C e D para uma nova tabela criada
- Deixo B e C na mesma tabela.
Quarta forma normal
1 Deve estar na 3FN e nao deve ter dependência multivalorada.
2 Ocorre quando um valor de um atributo determinante identifica repetidas vezes um conjunto de valores na coluna dependente.
● 1 resolução: os atributos X e Y das tuplas estão se repetindo para poder acompanhar a multivaloreidade de um atributo Z.
● 2 esses atributos X e Y que estão se repetindo eu crio uma nova tabela só com eles.
● 3 com o atributo Z que não está se repetindo, crio uma nova tabela juntamente com um atributo mais adequado entre X e Y.
Quinta forma normal
Descrição na literatura da primeira forma normal
Descrição na literatura da segunda forma normal
Descrição na literatura da terceira forma normal
Descrição na literatura da forma normal de boyce codd
Descrição na literatura da quarta forma normal
Descrição na literatura da quinta forma normal