Nomenclatura De Navio Flashcards
PROA
É a extremidade anterior do navio no sentido de sua marcha normal. Quase sempre tem a forma exterior adequada para mais facilmente fender o mar
POPA
É a extremidade posterior do navio. Quase sempre, tem a forma exterior adequada para facilitar a passagem dos filetes líquidos que vão encher o vazio produzido pelo navio em seu movimento, a fim de tornar mais eficiente a ação do Leme e do hélice.
MEIA NAU
Parte do casco compreendida entre proa e popa. As palavras proa, popa e meia nau não definem uma parte determinada do casco, e sim uma região cujo tamanho é indefinido. Em seu significado original, o termo meia nau referia-se à parte do casco próxima do plano diametral, isto eh, equidistante dos lados do navio.
CASCO
É o corpo do navio sem mastreacao, ou aparelhos acessorios, ou qualquer outro arranjo. Normalmente, o casco não possui uma forma geométrica definida, e a principal característica de sua forma é ter uma plano de simetria (plano diametral) que se imagina passar pelo eixo da quilha. Da forma adequada do casco dependem as qualidades náuticas de um navio: resistência mínima a propulsão, mobilidade e estabilidade de plataforma.
BORDOS
São as duas partes simétricas em que o casco é dividido pelo plano diametral. Boreste (BE) é a parte a direita e Bombordo (BB) é a parte a esquerda, supondo-se o observador situado no plano diametral e olhando para a proa, em Portugal se diz estibordo ao invés de BE.
A VANTE E A RÉ
Diz se que qualquer coisa é de vante ou está a vante (AV), quando está na proa; e que é de ré ou está a ré (AR), quando está na popa. Se um objeto está mais para a proa do que outro, diz se que está por ante-a-vante (AAV);3: se está mais para a popa, diz se por ante-a-ré (AAR)
LINHA DAGUA (somente navios de guerra)
Faixa pintada de proa a popa cuja aresta inferior é a linha de flutuação leve
OBRAS VIVAS / OBRAS MORTAS (OV/OM)
Parte do casco abaixo/acima do plano de flutuação em plena carga.
CARENA
É o invólucro do casco nas obras vivas.
COSTADO
Invólucro do casco acima da linha dagua. Durante a construção, é o revestimento do casco acima do bojo.
BOJO
Contorno de transição entre a parte quase horizontal (ou fundo) e a parte quase vertical da carena.
BOCHECHAS OU AMURAS
Partes curvas do costado junto à roda de proa. Amura também é uma direção qualquer entre a proa e o traves.
ALHETAS
Partes curvas do costado junto à popa, de ambos os bordos.
DELGADOS
Partes da carena mais afinadas de ambos bordos da roda de proa e do cadaste.
BALANÇO DE PROA/POPA
Parte da proa/popa por ante-a-vante/ ante-a ré da quilha.
CORPO DE PROA/POPA
Metade do navio por ante-a vante/ ante-a ré da meia nau.
QUILHA
Peça disposta em todo o comprimento do casco no plano diametral e na parte mais baixa do navio. Constitui a espinha dorsal e é a parte mais importante do navio, qualquer que seja o seu tipo; nas focagens e nos encalhes, por exemplo, é a quilha que suporta os maiores esforços.
FORRO EXTERIOR
Revestimento do casco no costado e na carena.
BORDA
Limite superior do costado, que pode terminar no convés ou elevar-se um pouco, constituindo a borda-falsa.
BORDA FALSA
É de chapa mais leve que o costado. Possui saídas d’água com portinholas e serve para proteção.
SAÍDAS DAGUA
Aberturas na borda com grade ficou portinhola que escoam grandes massas. Não confundir com embornal.
AMURADA
Parte interna dos costados. O termo é mais comumente usado para se referir a parte interna da borda falsa.
RODA DE PROA OU RODA
Peça robusta que é o prolongamento quase vertical da quilha, formando o extremo de vante do navio. Tem um rebaixo chamado “alefriz” no qual é cravado o topo do chapeamento exterior.
ALEFRIZ
Nome dado aos entalhes laterais praticados na quilha, roda de proa, cadaste ou painel de proa; servem para receber as tábuas de resbordo e os topes de todas as outras que constituem o forro da embarcação na proa e na popa.
BICO DE PROA
Parte externa da proa
TALHA-MAR
Aresta externa da proa, ou peça que constitui essa aresta, colocada externamente a roda de proa. Serve para dar apoio ao gurupés e para dar elegância. Também pode ser as peças de madeira que sobressaem na roda de proa ( navios de madeira), ou prolongamento da roda de proa ( navios de aço).
FIGURA DE PROA
Emblema ou busto no extremo superior da roda de proa.
PAINEL DE POPA OU PAINEL
Parte do costado na popa entre as alhetas.