Noções De Contabilidade Flashcards
Noção de contabilidade
Subsistema de informação financeiro que, tendo por base as operações realizadas pelas entidades, as registarem suportes próprios, por forma a produzir um conjunto de quadros e outros elementos que nos permitam conhecer a sua situação financeira e apurar os resultado da sua atividade.
Objetivos da contabilidade
Avaliar a situação financeira, a variação dos seus resultados e os fluxos de caixa de uma entidade ;
Fornecer elementos informativos ao controlo dos ativos, dos passivos e do capital próprio;
Assegurar o controlo dos custos dos produtos, dos serviços e das funções;
Possibilitar o estabelecimento e controlo da realização das políticas, dos planos, dos programas, dos orçamentos;
Fornecer às entidades fiscais as informações indispensáveis a tributação da riqueza gerada na entidade;
Possibilitar às entidades estatísticas, os elementos necessários à contabilidade nacional;
Valorizar o impacto da ação de entidade na atividade humana e no meio ambiente circundante.
Contabilidade financeira = Contabilidade externa
A contabilidade Financeira debruça-se, sobretudo, sobre o relato financeiro para o exterior da entidade, fornecendo os decisores informações da empresa.
Contabilidade Analítica = Contabilidade interna
Contabilidade analítica é uma contabilidade interna, tendo como objetivo apurar custos internos e fazer a análise dos negócios da empresa.
Património e elementos patrimoniais
O património é um elemento nuclear na preparação e interpretação de toda a informação contabilística. A grande heterogeneidade é uma característica importante o património de uma organização. Implica um esforço de homogeneização, o que conduz ao requisito da peculiaridade.
São elementos patrimoniais: os bens(móveis, imóveis); direitos, valores que pertencem a entidade e que esta tem direito de exigir; obrigações, valores que pertencem a terceiros e que a entidade é obrigada a pagar
Fatos patrimoniais
Fatos Patrimoniais são tudo o que implique variações qualitativas e quantitativas no património, seja por atos voluntários, seja por atos involuntários.
Fatos patrimoniais permutativos e fatos patrimoniais modificativos
Fatos patrimoniais permutativos provocam uma alteração na composição do património mas não no seu valor, representam um gasto (variação qualitativa).
Factos patrimoniais modificativos implicam, além da variação na composição do património, uma alteração do seu valor, representam um rendimento (variação quantitativa).
Noção de ativo
Um ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de acontecimentos passados e do qual se espera que fluam benefícios económicos futuros.
Noção d passivo
Um passivo é uma obrigação presente da entidade, proveniente de acontecimentos passados, liquidação da qual se espera que resulte o exfluxo de recursos da entidade.
Noção de inventário e suas fases
Um inventário é um rol de elementos patrimoniais com indicação do seu valor. No inventário devemos considerar três fases: identificação, descrição e classificação, e valorização.
Noção de balanço
O balanço expressa a situação de uma empresa não dado momento. Identifica os ativos, as dívidas e o valor líquido da empresa. O balanço permite a comparação do ativo com o passivo para conhecer o valor e a natureza do património. Quando o ativo> passivo o capital é positivo, quando ativo = passivo o capital é nulo, quando o ativo< passivo o capital é negativo.
Ordem das contas no balanço
-Ativos
Liquidez crescente: em primeiro ativos não corrente, todos os ativos que se espera que fiquem na empresa menos de 12 meses; depois ativos correntes, todos os ativos que se espera que fiquem na empresa mais de 12 meses.
-Passivos
Exigibilidade crescente: em primeiro passivos não corrente, todas as dívidas que tem de ser pagas a mais longo prazo (mais de 12 meses); em seguida passivos correntes, todas as dívidas tem que ser pagas antes de 12 meses.
Noção de conta
A conta é um instrumento de registo que tem por finalidade reunir factos patrimoniais da mesma natureza, sendo aberta para encerrar os valores de realização passada, presente ou futura, recebendo um título que identifica.
É constituída pelo título e pelo valor.
Tem como requisitos essenciais a omogeneidade e a integralidade.
Saldo de uma conta
Saldo = Débitos - Créditos.
Saldo Devedor - Débitos > Créditos
Saldo Credor - Débitos < Créditos
Saldo Nulo - Débito = Crédito.
Classificação de uma conta
Uma conta simples ou elementar, agrupa elementos com características muito comuns e, portanto não comporta maior divisão.
Uma conta complexa, coletiva ou geral, agrupa contas simples elementares, ou que nelas se subdividem.