Noções Básicas da Fonética e Fonologia Flashcards
Fone
Fone é todo e qualquer som da fala. Se este
som for capaz de apontar para alguma significação num dado sistema linguístico, ele constitui uma VARIANTE ou ALOFONE de um fonema. Se, por outro lado, ele não for capaz de distinguir significado , será apenas um som produzido pelo aparelho fonador, sem função dentro do sistema linguístico.
Fonema
Fonema é o conjunto de todas as suas realizações. Esse conjunto infinito é composto por todos os fones que o realizam. Em linguística, um fonema é a menor unidade sonora de uma língua. São sons que, articulados e combinados, constituem as sílabas, as palavras e a frase, na comunicação oral.
Alofone
Os alofones são as realizações fonéticas de um mesmo fonema, variação essa que é condicionada por fatores contextuais (inerentes à vizinhança fonética ou coarticulação), dialetais (em função da variedade geográfica que é falada) ou que simplesmente decorre de opções estilísticas individuais.
Pares Mínimos
Em fonologia, par mínimo são duas palavras ou frases numa determinada língua, que dependem unicamente de um só fonema para distinguir o seu significado. São comumente usados para indicar que dois fones constituem dois fonemas distintos nessa língua.
Pares Análogos
Par Análogo são duas palavras que ocorram em ambientes similares podem caracterizar o contraste em ambiente análogo. Um par de palavras que demonstre o contraste fonêmico em ambiente análogo apresenta diferença segmental em relação a mais de um segmento.
Variantes Posicionais
São alofones cuja ocorrência depende do contexto.
Variantes Livres
Na linguística, variação livre é o fenômeno de dois sons ou formas que aparecem no mesmo ambiente, sem mudança de significado e sem serem considerados incorretos pelos falantes nativos.
Distribuição Complementar
É um método para identificar alofones. Em linguística, distribuição complementar é um fenômeno fonológico que consiste na ocorrência de variantes de um mesmo fonema a depender do ambiente ou contexto em que se insere. Este evento resulta em um caso de alofonia ou alomorfia.
Alofonia Posicional
A ocorrência de um alofone depende do
contexto/ambiente. (Descobrimos fazendo distribuição complementar).
Alofonia de Variação Livre
A ocorrência de um alofone não depende
do contexto. Há uma variação de pronúncia devido a fatores extralinguísticos (idade, sexo, região, classe social etc).
Alofonia do PB (Português brasileiro) PT. I
Nasal palatal(variação livre), Lateral palatal(variação livre), Lateral(variação livre e variação posicional), Africadas(variação livre e variação posicional), Róticos(variação livre e variação posicional), Sibilantes(variação livre e variação posicional)
E quando os segmentos são fonemas em alguns contextos e alofones em outros?
Há certos casos em que há a perda do contraste fonêmico, como é o caso dos róticos e das sibilantes no PB. Para entender melhor, veremos os conceitos de neutralização e
arquifonema.
Neutralização
A neutralização é um fenômeno que expressa a perda de contraste fonêmico em um ambiente específico
Arquifonema
Arquifonema é uma classe de fonemas que perderam a sua capacidade de distinguir vocábulos. Quando dizemos ‘mata’ e ‘nata’, o ‘m’ e o ‘n’ são fonemas porque distinguem vocábulos. Um fonema é um conjunto de sons.