Nicolas John Spykman 1893 - 1943 Flashcards
Qual a conclusão de Spykman analisando a Guerra, natureza do poder e a balança de poder?
Chegou a conclusão que a sociedade internacional era uma sociedade sem autoridade central, e sem ennhuma estrutura oficial que proteja seus membros no exercicio de seus direitos. No qual defendeu que os Estado devem promover a preservação e o desenvolvimento do seu “Estatuto de força” como primeiro objetivo da sua politica externa.
Quais suas visões particulares em relação ao continente americano?
A politica mundial era governada pela realidade geograficas
O mundo devia ser divido em zonas de poder concordantes com a geografia e com o potencial militar
Qualquer estado devia atuar contra tudo o que desfavorecesse o seu poder
Era necessário que os poderes continentes fossem impedidos o acesso ao mar
Essas premissas respondiam a algumas interrogações, como: Poderiam os EUA viver de forma independente e segura no caso de o eixo Berlim-Toquio vencer?
Voltava a por questões do isolacionismo e do intervencionismo, no qual deveriam ocorrer de realides geograficas e não de projetos politicos abstratos. Assim fazendo sobressair alguns fatos:
a) O novo e o velho mundo são separados por massa de agua, mas estes, no presente, não isolam. São, antes, elos de comunicação.
b) Nenhuma área do mundo é completamente indepedente das restantes.
c) O mundo tornou-se o único campo de forças
d) O poder é efetivo na razãoo inversa à distancia da sua fonte – Por este motivo areas muitos afastadas podem funcionar como zonas de poder (power zones) relativamente autonomas mas nunca completamente independentes umas das outras.
e) Se o poder puder ser exercido sem contra-poder, a distancia geografica não conta.
f) O poder estava concentrado na europa, mas surgiram novas fontes de poder, tanto do lado oriental como ocidental.
g) Apesar de o novo mundo ter carater insular, esse influencia todo o mundo.
h) A expansão dos eua foi desafiada por toda superpotencia da europa
i) A hegemonia americana so foi possivel porque os europeus não se juntaram contra ela
j) Foram 4 vezes os desafios enfretados na destruição da america.
- A primeira com o apelo da França pela santa aliança, respondido pela doutrina Monroe
- A quarta correponde a aliança toquio-berlim que cercaria a america por duas grandes frentes.
Como foi respondida as questões impostas pela geografia por Spykman?
A resposta a angustias destas questões impostas pelo meio geografico foi respondida por Spykman através de uma solução hibrida entre o poder maritimo e o continental.
Defendeu que a estretegica ativa de Beukema era impossivel, uma vez que, nenhuma grande potencia poderia, nas condições existentes operar em tantas frentes de uma só vez. Deveriam selecionar posições mais sensiveis para a posição peculiar da América.
Com isso ele desafia a projetção de Mercator, sugerindo um mundo que a América aparece no meridional central. Desde ai sempre preferiu a projeção de Milei por entender o que ele indicava a conexão entre o velho mundo e o novo mundo. Concluindo que a America está sempre numa posição de espaço bloqueado e estrangulado pela Euroasia.
Spykman também temia que a URSS com seu poder continental cominasse as orlas do velho mundo, já que como resultado seria o cerco da America, isolando ela assim de contatos vitais para sua sobrevivencia, designamente o comercio externo e as suas necessidades de materias primas e combustiveis.