neurofisiologia da dor Flashcards

1
Q

o que é nocicepção?

A

termo que se refre a detecção e codificação dos estímulos nocivos, ou seja algo que acontece nos receptores sensoriais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

processo da nocicepção:

A

a nocicepção envolve o processo de transdução sensorial, isto é, a conversão de estímulos físicos ou químicos nocivos em estímulos elétricos, ou melhor, em alteração de potencial de membrana, algo que chamamos de potencial receptor que pode disparar potenciais de ação na zona de gatilho do neurônio sensorial primário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

o que acontece quando o potencial de ação é disparado?

A

uma vez disparados, esses potenciais de ação podem seguir pros centros de processamento no sistema nervoso central, e aí sim, gerar uma experiência sensorial e emocional desagradável ou seja, a dor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

o que é a dor?

A

é a percepção da sensação desagradável causada pelo estímulo nocivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

quem são esses receptores sensoriais que detectam os estímulos nocivos?

A

por exemplo, se oergarmos um pedaço da nossa pele e olharmos mais de perto, veremos várias termições nervosas associadas a estruturas não neurais, os quais constituem os mecanorreceptores do tato.
Além disso, podemos observar as terminações nervosas livres. Algumas delas são sensíveiss a temperaturam não nocivas e são chamadas de termorreceptores.
enquanto outras são sensíveis à estímulos nocivos e são, portanto chamados de nociceptores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

quais são os tipos de nociceptores?

A

mecânicos, os quais são sensíveis a estímulos.
térmicos, como poor ex colocar a mão do balde de gelo.
polimodais: sensíveis a estímulos mecânicos, térmicos e químicos também.
silenciosos ou dormentes: não são sensíveis aos estímulos mecânicos e térmicos até que sejam sensibilizados por substâncias químicas como inflamação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

o que determina a sensibilidade dos nociceptores aos diferentes tipos de estímulos nocivos?

A

são as proteínas presentes na terminação nervosa livre.
Exemplo: se a terminação nervosa apresentam canais mecânicos, aqueles que se abrem quando eu aplico uma pressão sobre eles, o nociceptor será sensível a estómulos mecânicos intensos mas, se tiver canais térmicos, os nociceptor será sensível a estímulos térmicos intensos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

por que só estímulos mecânicos e térmicos intensos podem ativar os nociceptores?

A

o que acontece é que os nociceptores são receptores de alto limiar. Significa que eles precisam de um estímuli mais intenso pra disparar potenciais de ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

o que diferencia os mecanorreceptores do tato?

A

os mecanorreceptores do tato são de baixo limiar. esse pequeno potencial receptor pode ser o suficiente para levar o potencial de membrana ao limiar na zona de gatilho e alguns potenciais de ação podem ser gerados e conduzidos até o córtex somatossensorial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

o que acontece se aumentar a pressão?

A

se aumentar a pressão, mais canais mecânicos poderão se abrir e o potencial receptor gerado pelo estímulo mais intenso será maior, e aí sim, potenciais de ação poderão ser disparados nos nociceptores e conduzidos até o córtex somatossensorial e então eu posso sentir uma sensação desagradável ou seja, posso sentir dor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

o que precisa acontecer para que haja dor?

A

primeiro tem que ocorrer uma nocicepção. ou seja, é preciso que o estímulo seja capaz de disparar potenciais de ação de nociceptores. Porém, apenas gerar os potenciais de ação não significa que a dor vai ser percebida pois esses potenciais de ação devem ser conduzidos até o córtex somatossensorial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

como a informação nociva é conduzida até o córtex somatossensorial?

A

a condução começa na zona de gatilho do neurônio sensorial primário, pois uma vez que os potenciais de ação são disparados, eles serão conduzidos pelo axônio desse neurônio, até estruturas do SNC como medula espinhal e tronco encefálico. Os axônios ou as fibras desses neurônios sensoriais primários que conduzem informações nocivas podem ser de 2 tipos: fibra A delta e fibra do tipo C.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

o que são as fibras A delta?

A

fibras mielinizadas de pequeno diâmetro cuja a velocidade de condução de potenciais de ação podem chegar aa 30m/s.
São fibras de nociceptores mecânicos e transmitem a dor primária mais conhecida como dor rápida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

o que são as fibras do tipo C?

A

fibras dismielinizadas de menor diâmetro cuja a velocidade de condução de potenciais de ação é menor podendo chegar no máximo 2 metros.
são fibras de nociceptores térmicos, polimodais ou silencioso e transmitem a dor secundária mais conhecida como dor lenta pois a velocidade de condução dessas fibras é menor dq as das fibras A delta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As fibras A delta fazem sinapse com o que?

A

apenas com 1 neurônio secundário e conduz essa informação pro outro lado da medula e seguindo pela via espinotalâmica chega direto no tálammo onde o neurônio secundário faz sinapse com neurônio terciário o qual conduz a informação a neurônios específicos do córtex somatossensorial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

as fibras do tipo C fazem sinapse com o que?

A

com mais de 1 neurônio secundário, ou seja, ocorre uma divergência da informação o que acaba ativando mais campos receptivos e a localização do estímulo nocivo não é tão precisa assim então tem a sensação de irradiação da dor. Essa é a dor lenta.

17
Q

dor lenta:

A

na dor lenta, a informação nociva pode não seguir direto pro tálamo através da via espinotalâmica como geralmente acontece com a informação nociva da dor rápida. A inf nociva da dor lenta, segue por uma via espinotalâmica alternativa (via paleoespinotalâmica). A dor lenta podem segur pra outras regiões também reclacionadas com a geração de respostas emocionais.

18
Q

via paleoespinotalâmica:

A

essa via conduz a informação da medula pro tálamo e também para várias áreas do tronco, de onde podem seguir pra outras áreas encefálicas, como hipotálamo e amigdala (estruturas importantes na geração das respostas viscerais, isto é, alteração do funcionamento de algumas vísceras, e das respostas emocionais, respectivamente.

19
Q

dor crônica:

A

mais difusa, mais difícil de localizar isso pq esse tipo de dor é transmitido principal mente pelas fibras C responsáveis pela dor lenta.

20
Q

alodinia:

A

Dor pode ser provocado mesmo por estímulos não nocivos.

21
Q

o que poderia explicar a hiperalgesia e a alodinia quando tem uma lesão?

A

o que acontece em uma lesão é o rompimento de várias células isso causa o estravazamento de vários componentes intracelulares como os íons portássio, que somados a outros mediadores químicos produzidos localmente, como a bradicinina e as prostaglandinas, mais histamina produzida por células do sistema imune os mastócitos, podem atuar sobre as terminações nervosas livres das fibras C, deixando o potencial de membrana desses nociceptores mais positivos, ou seja a membrana fica despolarizada enquanto esses mediadores estiverem presentes no local.
qualquer estímulo que não seja nocivo podem facilmente despolarizar membrana até o potencial limiar e disparar potenciais de ação nesses nociceptores. Ou seja, esses receptores ficam mais sensíveis causando hiperalgesia e alodina (dor inflamatória)