Neuroanatomia Flashcards
Conceitue sistema nervoso central e sistema nervoso periférico e indique seus componentes.
R: O SNC é composto prelo encéfalo e pela medula espinhal e realiza funções complexas , como o armazenamento de experiências e de conhecimento (memória), o desenvolvimento de ideias (pensamento) e de emoções, agindo, ainda, no ajuste rápido de todo o organismo em relação às alterações do meio externo e do meio interno. O SNP é composto, principalmente, pelos nervos cranianos. Ele proporciona a comunicação entre os órgãos e o SNC, controla a atividade da musculatura e das vísceras e atua na comunicação entre o meio externo e o meio interno.
Nomeie as partes da segmentação anatômica do sistema nervoso central.
R: Formado pelo Telecenfalo, Corpo Caloso, Diencéfalo, Tronco Encefálico,Cerebelo.
Correlacione as partes do sistema nervoso central adulto com as do desenvolvimento embrionário.
R: No Embrião o Cérebro corresponde ao prosencefalo, enquanto no Adulto telecenfalo e Diencéfalo. Tronco Encefálico no Embrião é o mielencéfalo. Enquanto no Adulto corresponde a Ponte e ao bulbo. Cerebelo corresponde o rombencéfalo, já no Adulto corresponde ao Cerebelo. E a medula espinhal é a mesma para os dois.
Diferencie a organização em camadas, núcleos e gânglios e indique onde são encontradas (SNC ou SNP).
R: Núcleo: massa de substância cinzenta dentro de substância branca, ou grupo delimitado de neurônios com aproximadamente a mesma estrutura e mesma função.
Camadas IV: Camada receptora de projeção.
Camada V: Camada efetuadora de projeção.
Demais camadas: predominantemente de associação
Os gânglios (S.N.P.): são agregados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Diferenciam-se em dois tipos de gânglios: sensitivos e autônomos. Os sensitivos são encontrados na raiz dorsal dos nervos espinais e nos nervos cranianos trigêmeo, facial, glossofaríngeo e vago. Os autônomos incluem os gânglios do sistema autônomo simpático e parassimpático, bem como o sistema
nervoso entérico (plexos mioentérico e submucoso).
Conceitue a organização em feixes, fascículos, tratos, decussações, comissuras e nervos e indique onde são encontradas (SNC ou SNP).
R: Fascículo: usualmente o termo se refere a um tracto mais compacto.
Tracto: feixe de fibras nervosas com aproximadamente a mesma origem, mesma função e mesmo destino. As fibras podem ser mielínicas ou amielínicas.
Decussação: formação constituída por fibras nervosas que cruzam obliquamente o plano mediamento e que têm aproximadamente a mesma direção.
Comissura: formação constiuída por fibras nervosas que cruzam perpendicularmente o plano mediano e que têm, por conseguinte, direções diametralmente opostas.
Nervos:após sair do tronco encefálico, da medula espinhal ou dos gânglios sensitivos, as fibras nervosas motoras e sensitivas reúnem-se em feixes que se associam a estruturas conjuntivas, constituindo nervos espinhais e cranianos.
Conceitue substância branca e substância cinzenta.
R: Na substância cinzenta situam-se os corpos de neurônios que formam, entre si, redes neuronais. Em contrapartida, na substância branca encontram-se os
prolongamentos dos neurônios que conectam diferentes áreas encefálicas e medulares.
Em que regiões do sistema nervoso central há núcleos e em que regiões há organização laminar do córtex?
R: Os núcleos do SNC são localizados nos seios da substância branca (axônios e bainha de mielina). A organização laminar do córtex é encontrado na área de Brodmann, localizado no giro pós-central e no fundo do sulco central.
Quais são as secções existentes para estudo do sistema nervoso central? Por que elas são necessárias? Dê exemplos.
R: Corte Frontal, horizontal e sagital. A anatomia seccional ajuda no aprendizado da estrutura tridimensional do encéfalo. Esta visão tridimensional é necessária para poder interpretar as modernas imagens de corte e usa-las como base para o
diagnóstico em caso de suspeita de acidente vascular encefálico, de tumores cerebrais, de meningites e após traumatismos.
Explique a relação anatômica entre a medula espinal, suas raízes e a caixa óssea que a circunda.
R: A medula espinhal é composta por oito segmentos cervicais, doze segmentos torácicos, cinco segmentos lombares, cinco segmentos sacrais e um a três segmentos coccigenos. No adulto, a Medula espinhal atinge o nível das primeira e segunda vértebra lombares. As raízes segmentares dos nervos espinhais
atravessam seus respectivos forames intervertebrais. Como a Medula espinhal termina em posição muito mais alta do que os forames relacionados com as raízes dos nervos espinhais correspondentes, no canal vertebral, em consequência do crescimento mais rápido deste último, o trajeto das raízes dos nervos espinhais no canal vertebral é cada vez mais longo da região cranial para a caudal.
O que são e onde se situam os gânglios da raiz dorsal?
R: São nódulos na raiz dorsal do nervo espinhal que contém corpos celulares de células nervosas (neuronios) que transportam sinais dos órgãos sensoriais para o centro de integração apropriado.
O que são e onde se localizam os núcleos da base?
R: os núcleos da base,são um conjunto de corpos de neurônios, situados em áreas subcorticais ( abaixo do córtex). Participam no controle do movimento. No planejamento do movimentoenão na execução do mesmo. Estão envolvidos em comportamentos motorese cognitivos. Não conecta-se diretamente com a medula. Emitem e recebem projeções entre si e com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral, e são responsáveis por diversas funções como: coordenação motora, comportamentos de rotina (bruxismo),emoções e cognição .
Em uma secção de cerebelo ao nível do pedúnculo cerebelar médio, que estruturas podem ser identificadas (organize sua descrição de usando termos de referência anatômica)?
R : O verme dos cerebelo esta desconectado do véu medular superior, que une os dois pedúnculos cerebelares entre si. O par de véus medulares inferiores encontra-se à esquerda e a direita do nódulo e se continua, de ambos os lados, até o floculo.
Externamente estão situados os hemisférios do cerebelo.
Quais são e como são delimitados os lobos cerebrais?
Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localização em relação aos ossos do crânio. Portanto, temos cinco lobos: Frontal, Temporal, Parietal, Occipital e o Lobo da Ínsula, que é o único que não se relaciona com nenhum osso do crânio, pois está situado profundamente no sulco lateral. E são delimitados por sulcos e giros.
Descreva os envoltórios do sistema nervoso e os espaços entre eles para o encéfalo e para a medula espinal.
R: Dura Mater – Rica em fibras colágenas, é um tecido conjuntivo denso e muito resistente a tração. Faz a proteção mecânica do sistema nervoso. Importante para a drenagem do liquor quanto para a drenagem venosa do SNC.
Aracnoide – Camada mais fina que a dura Mater, emite trabéculas até a pia Mater, granulações aracnoideas realizam a absorção do liquor.
Pia Mater – É a mais interna e recobre os sulcos e giros.
Espaço Epidural : Entre a coluna ou crânio com a dura Mater.
Espaço Subdural : Entre a dura Mater e a aracnoide.
Espaço Subaracnoide : Entre a aracnoide e a pia-mater
Descreva as cavidades do sistema nervoso.
R: Os ventrículos são cavidades internas do SNC, por onde circula o líquor, são unidos entre si por aberturas ou forames, são revestidos por uma camada de células, as células ependimárias.
Ventrículos Laterais – Estão nos hemisférios cerebrais. Apresentam pontas (cornos)
Forames Interventriculares – Comunicam Ventrículos laterais e terceiro ventrículo
Terceiro Ventrículo - Canal cerebral/aqueduto de sylvius – Liga terceiro e quarto ventrículo
Quarto Ventrículo – Comunica-se com o canal medular e apresenta uma conexão com o espaço subaracnóideo.
Canal medular – Termina em fundo cego no final da coluna.