Nematódeos Flashcards
Quais as principais características dos nematódeos?
Eles são vermes em forma de fio, ou seja, são cilíndricos não segmentados; possuem envoltório externo de quitina (que possibilita que eles sejam sensíveis a desidratação), são de vida livre ou parasitas, triblásticos, bilaterais e pseudocelomados (são os únicos animais assim) e protostômios.
Qual a fisiologia dos nematódeos?
Passam a possuir um tubo digestório completo e unidirecional, que possui partes especializadas, além disso, sua digestão é exclusivamente extracelular. Seu sistema nervoso é ganglionar mais cordão nervoso. Seu sistema excretor é por meio dos renetes, que vão filtrar os fluídos corporais “em tubos em H”.
Como funciona a reprodução desses animais?
Sua reprodução é em maioria dioica (sexos separados), há diferença entre sexos (dimorfismo sexual), são ovíparos e possuem desenvolvimento indireto
Descreva sobre o ciclo da Ascaris Lumbricoides
Os ascaris adultos fazem uma reprodução sexuada no indivíduo, colocam os ovos que sairão pela excreção. Por meio de contaminação e falta de saneamento básico, esses ovos vão contaminar o ambiente e alguma pessoa acabará os ingerindo.
Após a ingestão dos ovos, eles vão da circulação ao fígado, depois para a circulação novamente e ao pulmão, onde vão perfurar os alvéolos e a parede pulmonar e escalar o tubo de respiração e causar uma vontade de tosse na pessoa, para então conseguirem pular pelo tudo digestório até o estômago.
Descreva sobre o ciclo do amarelão
Pode ser a ancilostomíase causada pelo Ancyloctoma dwodenale, ou necatoríase causada pelo Nectos americanus.
No intestino do indivíduo o verme vai se reproduzir sexuadamente, colocar ovos e estes sairão por meio de fezes com sangue, que contaminarão o ambiente. Uma pessoa irá pisar descalça em um terreno que foi regado pela água contaminada e a larva do verme irá penetrar em sua pele, migrar para a circulação, ir para os pulmões e ir para o sistema respiratório, onde vai perfurar os alvéolos e a parede pulmonar e escalar o tubo de respiração e causar uma vontade de tosse na pessoa, para então conseguirem pular pelo tudo digestório até o intestino.
Descreva sobre o ciclo da filariose ou elefantíase (wuchereria bancrofti)
O mosquito transmite larvas ao picar o ser humano, essas larvas migram para os vasos linfáticos e se desenvolvem nas formas adultas e causam inchaço. Após isso, as fêmeas liberam microfilárias que durante a noite migram para a circulação sanguínea periférica.
Um dia, o mosquito pica a pessoa contaminada, ingere sangue com microfilárias, que vão atravessar a parede de seu estômago e migrar para a musculatura torácica. Lá elas amadurecem e se transformam em larvas infectantes.