Nefrolitíase Flashcards
Qual a epidemiologia? (pop geral, sexo mais comum, idade, fatores de risco).
3% da população geral, homem, 20-40 anos.
FR (9): história pessoal de nefrolitíase, história familiar de nefrolitíase, acidificação da urina (DM, obesidade, diarreia crônica), HAS, certos medicamentos, gota, baixa ingesta hídrica, cx bariátrica e infecção urinária recorrente ou crônica.
Qual a relevância de achar uma nefrolitíase em uma pessoa?
Uma pessoa com nefrolitíase apresenta um risco maior de recorrência do cálculo para o resto da vida, portanto é uma doença crônica com altas taxas de recorrência.
Quais os tipos de cálculos e quais suas frequências dentre todos os cálculos?
Oxalato de cálcio (70-80%), sendo que metade é puro e a outra metade é ligado ao fosfato de cálcio (hidroxiapatita), estruvita (10-20% - fosfato de amônio magnesiano), ácido úrico, fosfato de cálcio puro, citrato.
Por que a estruvita (fosfato de amônio magnesiano) é chamada de cálculo infeccioso?
Pois só é formado na presença de bactérias produtoras de urease.
Como diferenciar cada tipo de cálculo?
Através do exame de sedimentação (EAS) com análise sob microscopia óptica e luz polarizada para análise dos critais (microlitos).
Como ocorre a formação dos cálculos?
Algusn elementos da urina se junto para formar compostos insulúveis, formando os critais (micrólitos). A agregação desses critais forma os cálculos.
A gênese, portanto, dos cálculos ocorre com a supersaturação da urina por algum sal, ultrapassando o produto da solubilidade, o que favorece a precipitação desses sais.
Qual a relação da formação de cristais com o pH urinário?
pH alcalino (> 7,0) diminui a solubilidade de sais de estruvita e hidroxiapatita, enquanto que o pH ácido (< 5,0) diminui a solubilidade de sais de ácido úrico e citrina. A solubilidade do oxalato de cálcio não é afetada pelo pH urinário.
Como é o nome do processo de formação dos cristais? Quais seus tipos?
Nucleação Homogênea: também chamada de primária, é a formação de um cálculo puro, de apenas 1 composto, sendo mais raro pois este sal deve estar com uma concentração enorme na urina.
Nucleação Heterogênea: é a formação de um cálculo misto, sendo que geralmente ocorre por deposição de cristais sobre outro cristal de outro composto.
Qual o destino dos cristais formados por nucleação?
Não necessariamente irão formar cálculos, pois podem ser eliminados durante a diurese antes que eles se formem cálculos verdadeiros.
Quais os processos subsequentes à formação dos cristais? Explique.
Crescimento e Agregação. Os cálculos geralmente se formam sobre uma superfície (principalmente a papila renal), favorecendo o crescimento desse cálculo e a agregação de mais cristais.
Quais os inibidores fisiológicos da formação dos cálculos?
Água (principal - inibe em todas as fases de formação do cálculo: nucleação, crescimento e agregação), magnésio, citrato e pirofosfato.
A nefrolitíase sempre promove sintomas? Explique.
Não, podendo ser um achado de imagem realizado por outro motivo.
O que ocorre que promove a dor típica?
A mobilização do cálculo, produzindo graus variáveis de obstrução ao fluxo urinário.
Como é chamada a síndrome clínica da dor de nefrolitíase?
Cólica nefrética.
Quais os principais pontos obstruídos pelos cálculos?
São os pontos de constricção fisiológicos do ureter, sendo ja junção uretero-piélica, no ureter médio (onde passam as artérias e veias ilíacas internas) e na junção uretero-vesical.