Necessidades e consumo Flashcards

1
Q

O que é uma necessidade?

A

Uma necessidade corresponde a um estado de carência que sentimos e sentimos ver satisfeito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é o consumo?

A

Para satisfazer todas as necessidades que sentimos utilizamos bens. O ato de utilizar um bem com vista a satisfazer uma necessidade designa-se por consumo. Os bens revestem-se de uma determinada utilidade permitindo através da sua utilização a satisfação das nossas necessidades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as características comuns a todas as necessidades?

A

São 3:
1-Multiplicidade-As necessidades que sentimos são ilimitadas quer em número quer em natureza. A necessidade de bens aumenta cada vez que são introduzidos novos bens fruto da evolução tecnológica.~
2-Saciabilidade-Verificamos que à medida que satisfazemos uma necessidade, esta vai diminuindo de intensidade até desaparecer
3-Substituibilidade-A satisfação de uma necessidade pode ser realizada através da utilização de bens diferentes- principio da substituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Será que as necessidades são sempre as mesmas ao longo do tempo e do espaço?

A

Não, as necessidades variam ao longo do tempo à medida que o nível de vida vai evoluindo ou se vão descobrindo novos bens, surgindo novas necessidades que se traduzem na função que esse bem desempenha. Também variam no espaço, de país para país, de acordo com a cultura de uma comunidade, com a sua situação geográfica ou mesmo grau de desenvolvimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como podem ser classificadas as necessidade?

A

As necessidades podem ser classificadas de acordo com dois aspetos:
1-Importancia
2-Vida em coletividade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como são classificadas as necessidades quanta à sua importância?

A

A satisfação das necessidades obedecem a uma hierarquia e/ou prioridade que têm para as pessoas. Assim existem
1º - Necessidades primárias(o que é indispensável), aquelas cuja satisfação é fundamental para a nossa sobrevivência. Exemplo: alimentação, vestuário e habitação.
2º- Necessidades secundárias(o que é necessário) aquelas cuja satisfação melhora a qualidade de vida, mas não são indispensáveis, pois se não forem satisfeitas não põem a nossa vida em risco. exemplo: cultura, lazer.
3º- Necessidades terciárias (o que é supérfluo) aquelas em que a sociedade, num dado momento, considera como sendo supérfluo ou um luxo. Exemplo :Uso de joias e roupa de marca.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como são classificadas as necessidades quanta à vida em coletividade?

A

As necessidades quanto à vida em coletividade dividem-se em:
1- Necessidades coletivas - As que derivam do facto de vivermos em sociedade. Exemplo: justiça, segurança e policiamento
2- Necessidades individuais - Aquelas cuja satisfação é algo pessoal e que varia de pessoa para pessoa. Exemplo: ir ao cinema, ouvir música, ler um livro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais as questões associadas à satisfação das necessidades

A

Uma das questões é a das desigualdades que podemos encontrar na satisfação das necessidades dentro de o mesmo país ou entre países. Enquanto uns vivem na abundancia, outros vivem na pobreza não conseguindo satisfazer dignamente as suas necessidades primárias.
Outra das questões é a do esgotamento dos recursos naturais que são finitos. Para satisfazer todas as necessidades da população atual não podemos esgotar os recursos naturais pilhando e destruindo o nosso planeta e colocando em risco a sustentabilidade das próximas gerações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Que tipo de atos, estão implicados na noção de consumo?

A

1ºO consumo é uma ato económico, ou seja a realização de uma escolha para satisfazer a necessidade, dando indicação aos produtores sobre as nossas preferências incentivando ou desincentivando a oferta desse bem. Assim, o consumidor desempenha um papel fundamental na dinamização da atividade económica.
2ºO consumo é o ato social, pois constitui um importante indicador do nível de bem estar de uma população num determinado momento. A quantidade e om tipo de bens que uma população consome pode dar-nos a conhecer a forma como essa população está, nesse momento a satisfazer as suas necessidades.
Para além disso, o consumo é também uma forma de exercemos cidadania, por exemplo quando escolhemos consumir bens com menor impacto ambiental, ou seja a consumir de forma responsável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como se podem classificar os vários tipos de consumo?

A

Podemos classificar de acordo com 3 dualidades
1ºConsumo final/consumo intermédio
trata-se de um consumo final quando a utilização do bem permite a satisfação direta da necessidade. Exemplo: O que as famílias consomem, o consumo intermédio é quando o bem é utilizado por empresas no processo produtivo de outros bens. Por exemplo, as empresas efetuam consumos intermédios.~
2ºConsumo individual/consumo coletivo
É quando o uso do bem ou serviço de uma pessoa impede o seu uso por outras pessoas em simultâneo. Exemplo: uso do vestuário ou a leitura de um livro, o consumo coletivo é efetuado para satisfazer necessidades coletivas. Exemplo(utilização de serviços televisão ou da autoestrada
3ºConsumo privado/consumo público
O consumo privado é aquele que é efetuado pelas suas famílias na satisfação das suas necessidades (água, eletricidade e eletrodomésticos), o consumo público é aquele que é utilizado pelas funções públicas no desempenho das suas funções(consumos efetuados num hospital público para prestação de cuidados médicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais sãos fatores que influenciam o consumo?

A

Os fatores que influenciam o consumo são os seguintes:
1ºrendimento das famílias
2ºpreço dos bens
3ºmoda e a publicidade
4ºdimensão e composição dos agregados familiares
5ºinovação tecnológica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em que medida o rendimento familiar afeta o consumo?

A

O rendimento disponível é que vai permitir e determinar quais os bens e serviços que esta pode consumir. Se a família dispor de um rendimento mais alargado, pode satisfazer um número maior de necessidades e ao contrário terá de priorizar as suas necessidades. Assim, o consumidor age com racionalidade procurando fazer escolhas que se adequem ao seu rendimento e possibilitem o máximo de satisfação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que se entende por estrutura de consumo?

A

A estrutura de consumo é a forma como os consumidores/famílias partem o seu rendimento pelos diversos consumos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é o coeficiente orçamental?

A

O coeficiente orçamental é o peso que cada classe de despesa ocupa no total das despesas de consumo das famílias e calcula-se por: valor da despesa efetuada: total das despesas de consumo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que se entende como padrão de consumo?

A

Entende-se como padrão de consumo a regularidade como as famílias repartem o seu rendimento pelas diversas classes de bens.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é a inovação tecnológica?

A

A inovação tecnológica diz respeito à criação, ao desenvolvimento e à introdução de novos produtos ou de novos processos nos mercados.

14
Q

O que é a moda?

A

Designa-se por moda o desejo de um indivíduo adquirir os bens mais recentes do mercado, devido à renovação cada vez mais rápida dos mesmos.

14
Q

O que é a publicidade?

A

A publicidade é um veículo do consumo que nos dá a conhecer um produto através das suas características, composição ou propriedades.

15
Q

De que forma a inovação tecnológica influencia o consumo?

A

A inovação tecnológica ao introduzir novos produtos, serviços e processos no mercado, faz deslocar as preferências dos consumidores para estas novas ofertas, por vezes substituindo os produtos já existentes que são aperfeiçoados ou outras vezes introduzindo algo até aí desconhecido.

16
Q

O que se entende por economia partilhada?

A

A economia partilhada assenta no acesso a plataformas digitais que permitem aceder aos mais variados serviços como: transporte de táxi ou até entrega de refeições, permitindo aos consumidores utilizarem um bem ou serviço de forma imediata e conveniente, bastando para isso aceder à respetiva aplicação.

16
Q

O que significa vivermos numa sociedade de consumo?

A

O consumo, deixou de ter apenas a característica de assegurar a sobrevivência, passou a ser um fim em si mesmo, isto é consumir por consumir. Nesta sociedade que designamos por sociedade de consumo, o consumo tornou-se insaciável. No sentido em que se obtém um qualquer bem, surge o desejo de obter outro quase de forma incontrolável.

17
Q

O que caracteriza uma sociedade de consumo?

A

1º-Consumo como fim em si mesmo
2º-Consumir por consumir
3º-Consumo como desejo insaciável
4º-Consumo de massas, ou seja massificação dos padrões de consumo. O marketing tem um papel fundamental, seduzindo o consumidor com novas propostas de experiencias de sonho ao mesmo tempo que a analisa online) onde vamos sendo catalogados numa base de dados.
5º-Omnipresença do consumo, na sociedade de consumo, consumir passou a dominar, sendo muito mais do que a função de satisfazer necessidades. Assim o consumo comanda a nossa vida e é omnipresente
6º-Primado do ter sobre o ser- é um tipo de sociedade onde as pessoas são avaliadas pelo que têm e não pelo que são. Os seres humanos passam a ser unicamente consumidores.
7º-Redução do ciclo de vida dos produtos, a sociedade de consumo é a sociedade do descartável que usa e deita fora, pelo que um produto torna-se obsoleto num período de tempo muito curto, forçando o consumidor a adquirir o novo produto, tornando o ciclo de vida do produto cada vez mais curto.

18
Q

O que é uma atitude consumista ou de consumismo?

A

O termo consumismo refere-se a um conjunto de atitudes e de comportamentos suscetíveis de induzir ao consumo indiscriminado, impulsivo, irresponsável e perigoso. Nesta lógica consumista consumir torna-se central na vida do indivíduo, sendo um dos principais objetivos da mesma.

19
Q

Quais as consequências de uma atitude consumista?

A

1º - O endividamento e sobre-endividamento das famílias, fomentado por várias décadas de apelo ao consumo, acesso fácil ao crédito e taxas de juro relativamente baixas.
2º - A degradação do ambiente e o esgotamento dos recursos naturais. O consumo excessivo e indiscriminado tem levado os recursos do planeta além dos limites, provocando o esgotamento de alguns recursos naturais, aumento da poluição e perda de qualidade ambiental.

20
Q

O que é o consumerismo?

A

O consumerismo refere-se a uma atitude contrária ao consumismo, caracterizando-se por um consumo consciente, responsável, controlado e crítico, em que o consumidor reflete sobre as consequências económicas, sociais e ambientais do ato de consumir.

21
Q

Quando é que surgiram os primeiros movimentos e associações consumeristas?

A

Surgiram nos EUA e um pouco por toda a Europa por volta dos anos 30 no século xx, embora em Portugal só tenha surgido em 1974 com a criação da DECO (Associação portuguesa para a defesa do consumidor)

22
Q

Onde estão consagrados os direitos dos consumidores?

A

Estão consagrados na lei de defesa do consumidor-lei nº24/96 e no artigo 60 da constituição REPÚBLICA portuguesa.

23
Q

Refere alguns direitos dos consumidores?

A

1º- À qualidade dos bens e serviços
2º-À proteção dos interesses económicos
3º-À formação e à educação para o consumo
4-À informação para o consumo.

24
Q

Refere alguns deveres dos consumidores?

A

1º-Ter consciencia crítica sobre os impactos provocados pelos seus consumos.
2º-Dever de ação, sabendo exigir os seus direitos.
3º-Dever de consciencia ambiental, adotando comportamentos sustentáveis.