Necessidades e consumo Flashcards
O que é uma necessidade?
Uma necessidade corresponde a um estado de carência que sentimos e sentimos ver satisfeito.
O que é o consumo?
Para satisfazer todas as necessidades que sentimos utilizamos bens. O ato de utilizar um bem com vista a satisfazer uma necessidade designa-se por consumo. Os bens revestem-se de uma determinada utilidade permitindo através da sua utilização a satisfação das nossas necessidades.
Quais as características comuns a todas as necessidades?
São 3:
1-Multiplicidade-As necessidades que sentimos são ilimitadas quer em número quer em natureza. A necessidade de bens aumenta cada vez que são introduzidos novos bens fruto da evolução tecnológica.~
2-Saciabilidade-Verificamos que à medida que satisfazemos uma necessidade, esta vai diminuindo de intensidade até desaparecer
3-Substituibilidade-A satisfação de uma necessidade pode ser realizada através da utilização de bens diferentes- principio da substituição.
Será que as necessidades são sempre as mesmas ao longo do tempo e do espaço?
Não, as necessidades variam ao longo do tempo à medida que o nível de vida vai evoluindo ou se vão descobrindo novos bens, surgindo novas necessidades que se traduzem na função que esse bem desempenha. Também variam no espaço, de país para país, de acordo com a cultura de uma comunidade, com a sua situação geográfica ou mesmo grau de desenvolvimento.
Como podem ser classificadas as necessidade?
As necessidades podem ser classificadas de acordo com dois aspetos:
1-Importancia
2-Vida em coletividade
Como são classificadas as necessidades quanta à sua importância?
A satisfação das necessidades obedecem a uma hierarquia e/ou prioridade que têm para as pessoas. Assim existem
1º - Necessidades primárias(o que é indispensável), aquelas cuja satisfação é fundamental para a nossa sobrevivência. Exemplo: alimentação, vestuário e habitação.
2º- Necessidades secundárias(o que é necessário) aquelas cuja satisfação melhora a qualidade de vida, mas não são indispensáveis, pois se não forem satisfeitas não põem a nossa vida em risco. exemplo: cultura, lazer.
3º- Necessidades terciárias (o que é supérfluo) aquelas em que a sociedade, num dado momento, considera como sendo supérfluo ou um luxo. Exemplo :Uso de joias e roupa de marca.
Como são classificadas as necessidades quanta à vida em coletividade?
As necessidades quanto à vida em coletividade dividem-se em:
1- Necessidades coletivas - As que derivam do facto de vivermos em sociedade. Exemplo: justiça, segurança e policiamento
2- Necessidades individuais - Aquelas cuja satisfação é algo pessoal e que varia de pessoa para pessoa. Exemplo: ir ao cinema, ouvir música, ler um livro.
Quais as questões associadas à satisfação das necessidades
Uma das questões é a das desigualdades que podemos encontrar na satisfação das necessidades dentro de o mesmo país ou entre países. Enquanto uns vivem na abundancia, outros vivem na pobreza não conseguindo satisfazer dignamente as suas necessidades primárias.
Outra das questões é a do esgotamento dos recursos naturais que são finitos. Para satisfazer todas as necessidades da população atual não podemos esgotar os recursos naturais pilhando e destruindo o nosso planeta e colocando em risco a sustentabilidade das próximas gerações.
Que tipo de atos, estão implicados na noção de consumo?
1ºO consumo é uma ato económico, ou seja a realização de uma escolha para satisfazer a necessidade, dando indicação aos produtores sobre as nossas preferências incentivando ou desincentivando a oferta desse bem. Assim, o consumidor desempenha um papel fundamental na dinamização da atividade económica.
2ºO consumo é o ato social, pois constitui um importante indicador do nível de bem estar de uma população num determinado momento. A quantidade e om tipo de bens que uma população consome pode dar-nos a conhecer a forma como essa população está, nesse momento a satisfazer as suas necessidades.
Para além disso, o consumo é também uma forma de exercemos cidadania, por exemplo quando escolhemos consumir bens com menor impacto ambiental, ou seja a consumir de forma responsável.
Como se podem classificar os vários tipos de consumo?
Podemos classificar de acordo com 3 dualidades
1ºConsumo final/consumo intermédio
trata-se de um consumo final quando a utilização do bem permite a satisfação direta da necessidade. Exemplo: O que as famílias consomem, o consumo intermédio é quando o bem é utilizado por empresas no processo produtivo de outros bens. Por exemplo, as empresas efetuam consumos intermédios.~
2ºConsumo individual/consumo coletivo
É quando o uso do bem ou serviço de uma pessoa impede o seu uso por outras pessoas em simultâneo. Exemplo: uso do vestuário ou a leitura de um livro, o consumo coletivo é efetuado para satisfazer necessidades coletivas. Exemplo(utilização de serviços televisão ou da autoestrada
3ºConsumo privado/consumo público
O consumo privado é aquele que é efetuado pelas suas famílias na satisfação das suas necessidades (água, eletricidade e eletrodomésticos), o consumo público é aquele que é utilizado pelas funções públicas no desempenho das suas funções(consumos efetuados num hospital público para prestação de cuidados médicos.
Quais sãos fatores que influenciam o consumo?
Os fatores que influenciam o consumo são os seguintes:
1ºrendimento das famílias
2ºpreço dos bens
3ºmoda e a publicidade
4ºdimensão e composição dos agregados familiares
5ºinovação tecnológica
Em que medida o rendimento familiar afeta o consumo?
O rendimento disponível é que vai permitir e determinar quais os bens e serviços que esta pode consumir. Se a família dispor de um rendimento mais alargado, pode satisfazer um número maior de necessidades e ao contrário terá de priorizar as suas necessidades. Assim, o consumidor age com racionalidade procurando fazer escolhas que se adequem ao seu rendimento e possibilitem o máximo de satisfação.
O que se entende por estrutura de consumo?
A estrutura de consumo é a forma como os consumidores/famílias partem o seu rendimento pelos diversos consumos.
O que é o coeficiente orçamental?
O coeficiente orçamental é o peso que cada classe de despesa ocupa no total das despesas de consumo das famílias e calcula-se por: valor da despesa efetuada: total das despesas de consumo
O que se entende como padrão de consumo?
Entende-se como padrão de consumo a regularidade como as famílias repartem o seu rendimento pelas diversas classes de bens.