N1 Flashcards
Cap. 1 objetivo da economia política
estudar as leis sociais que regulam a produção e a distribuição dos meios que permitem a satisfação das necessidades dos homens
Cap. 1 Objeto de estudo da Economia Política
relações sociais próprias às atividades econômicas (produção e distribuição de bens).
Cap. 1 Trabalho, conceito e características
transforma matérias naturais em produtos. necessita de instrumentos. exige habilidades que se conseguem na repetição. é sempre coletivo. não se prende pois as necessidades mudam.
Cap. 1 Ser social, como surge
fundado a partir do trabalho, através da interação entre os seres e a natureza. vai se tornando mais complexo.
Cap. 1 Natureza inorgânica
não dispõe da propriedade de se reproduzir.
Cap. 1 Natureza orgânica
dispõe da capacidade de se reproduzir.
Cap. 1 Práxis
envolve o trabalho. A categoria da práxis revela o homem como ser criativo e auto produtivo e inclui todas as objetivações humanas. Essa categoria permite apreender a riqueza do ser social desenvolvido.
Cap. 1 Alienação
própria de sociedades onde tem DST e a propriedade privada dos 1/2s de produção nelas, o produto não lhe pertence ao trabalhador; é expropriado. Objetivações alienadas, deixam de promover a humanização e passam a estimular repressões do ser social.
Cap. 1 Subjetividade do ser social é resultante de quê?
é resultante das objetivações existentes no conjunto de interações em que este ser singular se insere
Cap. 1 Valor da mercadoria
resulta exclusivamente do tempo de trabalho socialmente necessário para a sua produção. Nem sempre há coincidência entre valor e preço.
Cap. 2 Categorias ontológicas
têm existência real, histórico-concreta.
Cap. 2 Categorias reflexivas
quando é possível reproduzi-las, no seu dinamismo e nas suas relações, através de meios conceituais. Aparecem como produto do pensamento.
Cap. 2 Comunidade primitiva
– imperava a igualdade resultante da carência generalizada e a distribuição praticamente equitativa do pouco que se produzia, a diferenciação social era mínima
Cap. 2 Excedente econômico
diferença entre o que a sociedade produz e os custos dessa produção. Surgiu na comunidade primitiva que começava a produzir mais do que carecia para cobrir suas necessidades imediatas
Cap. 2 Elementos do processo de trabalho
meios de trabalho, objetos do trabalho e força de trabalho.
Cap. 2 Meios de trabalho
tudo de que se vale o homem para trabalhar, incluindo a terra.
Cap. 2 Objetos de trabalho
tudo aquilo sobre o que incide o trabalho humano (matérias naturais brutas ou matéria modificada).
Cap. 2 Força de trabalho
energia humana (mais preciosa).
Cap. 2 Forças produtivas
conjunto dos elementos do processo de trabalho
Cap. 2 Produtividade do trabalho
obtenção de um produto maior com o emprego da mesma magnitude de trabalho. Depende da força de trabalho e está vinculada à repartição do trabalho.
Cap. 2 Divisão do trabalho (formas)
sexual; artesanato e ocupações agrícolas; cidade e campo; manuais e intelectuais; divisão de ocupações, que instaurou a divisão social do trabalho.
Cap. 2 Relações de produção
dependem: Nas propriedades dos1/2s de produção coletivos, são de cooperação e ajuda mútua. Nas privadas são antagônicas, há exploração. Na propriedade privada está a raiz das classes sociais.
Cap. 2 Modo de produção é a…
articulação entre forças produtivas e relações de produção. É nele que se encontra a estrutura ou base econômica da sociedade.
Cap. 2 Leis econômicas
possuem caráter tendencial e têm validade limitada. Cada modo de produção apresenta leis que lhes são peculiares, por isso sobrevém uma época de revolução social.
Cap. 2 Formação econômico-social
estrutura econômico-social específica de uma sociedade determinada, em que um modo de produção dominante pode coexistir com formas precedentes.