MV Flashcards
Quais os princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica?
• Universalidade;
• Equidade;
• Integralidade
Num animal sadio, a flora normal ocupa os locais de adesão nos enterócitos e aumenta o pH luminal devido à produção de ácidos graxos voláteis?
Não! Diminui o pH luminal.
Dados disponíveis de surtos apontam como agentes mais frequentes responsáveis pelas DTAs são os de origem bacteriana, dentre eles a Escherichia coli O157H7?
Não. ela não é frequente. As frequentes são: Salmonella spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Shigella spp, Bacillus cereus e Clostridium perfringens
A lista de doenças animais de que trata esta Instrução Normativa será revista por proposta do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, e publicada periodicamente, considerando alterações da situação epidemiológica do País e mundial ?
sim
Coccidiose, Filariose, Fasciolose hepática são doenças de notificação obrigatória OIE?
Sim! lista 4
Casos de miíases por Chrysomya bezziana e por Cochliomyia hominivorax devem ser notificados?
Sim. LISTA 1 E 4
Colibacilose, Leucose aviária e Tuberculose aviária requerem a notificação mensal de casos confirmados?
sim!
São doenças de notificação compulsória imediata: arterite viral equina, surra, encefalomielite por enterovírus, rinite atrófica dos suínos, doença de Aujzesky?
Não. A encefalomielite por enterovírus não faz parte da lista.
Clamidiose aviária, Teileriose e Agalaxia contagiosa requerem notificação imediata de casos confirmados?
SIM
São doenças de notificação obrigatória mensal de casos confirmados em ovinos e caprinos: Adenomatose pulmonar ovina, Artrite-encefalite caprina e Ceratoconjuntivite rickétsica?
sim
são doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que constam na lista 1 d (bovinos e bubalinos) da IN e requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial:
Maedi-visna; Peste bovina; Cowdriose
ERRADO- Ovinos e caprinos (maedi visna)
A ocorrência de surtos de DTA é de notificação compulsória imediata. Sendo assim, a ação de investigação epidemiológica de um surto de DTA é de responsabilidade de quem?
A ação de investigação epidemiológica de surto de DTA é de responsabilidade do órgão municipal de saúde”.
A dose infectante é sempre um limiar preciso de um micro-organismo, toxina ou agente químico contida no alimento capaz de causar DTA?
Não. Não é um limiar preciso e sim um indicador relativo de infectividade.
O botulismo ocorre em múltiplas espécies, e tem notificação obrigatória imediata de caso confirmado?
NÃO. lista 4 Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado:
a) Múltiplas espécies - Botulismo (Clostridium botulinum)
O peristaltismo e a acidez gástrica influenciam a variedade e a localização das bactérias no tubo digestivo, assim, a distribuição da microbiota é homogênea e a sua diversidade e quantidade é decrescente ao longo do trato gastrointestinal?
Errado. A distribuição é heterogênea e a quantidade é crescente.
A dose infectante é sempre um limiar preciso de um micro-organismo, toxina ou agente químico contida no alimento capaz de causar DTA?
Não é um limiar preciso e sim um indicador relativo de infectividade.
Num animal sadio, a flora normal ocupa os locais de adesão nos enterócitos e aumenta o pH luminal devido à produção de ácidos graxos voláteis?
Não. O ph diminui.
O gênero dominante na microbiota intestinal é o Bacteroides (1011UFC/g), o qual inclui bactérias Gram-negativas, estritamente anaeróbias?
SIM
O botulismo ocorre em múltiplas espécies, e tem notificação obrigatória imediata de caso confirmado?
Não. A notificação é mensal
Quando as lesões de actinomicose ou actinobacilose são localizadas e afetam os pulmões, mas sem repercussão no estado geral da carcaça, permite-se o aproveitamento condicional desta para esterilização pelo calor, depois de removidos e condenados os órgãos atingidos.
quando as lesões são localizadas e afetam os pulmões, mas sem repercussão no estado geral da carcaça, permite-se o aproveitamento condicional desta para esterilização pelo calor, depois de removidos e condenados os órgãos atingidos.
Em relação ao Sarcocystis spp (sarcocistose), entende-se por infecção leve a presença de cistos localizados em um único ponto da carcaça ou do órgão, devendo a carcaça ser destinada ao cozimento, após remoção da área atingida?
SIM
Em relação a inspeção inspeção de suídeos, as carcaças que apresentem afecções de pele, tais como eritemas, esclerodermia, urticárias, hipotricose cística, sarnas e outras dermatites devem ser destinados ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas?
Não. Existe a opção de liberação.
Qual o tempo de renovação certificado -Controlado AIE?
12 meses
O médico veterinário deverá estar inscrito em qual órgão para requisitar exame AIE?
CRMV da respectiva UF
De que forma as medidas de prevenção e controle da A.I.E. serão adotadas em todo o território nacional e de acordo com as normas emitidas por qual órgão?
Conforme as condições epidemiológicas peculiares de cada UF acordo com o Serviço de Sanidade Animal da Delegacia Federal de Agricultura - DFA.
As ações de campo referentes à prevenção e ao controle da A.I.E. são de responsabilidade de quem?
Do serviço veterinário oficial de cada UF, sob a coordenação do DDA
De quem é a responsabilidade legal pela veracidade e fidelidade das informações prestadas na requisição do exame para diagnóstico de AIE?
Do médico veterinário requisitante.
o que é um proprietário?
toda pessoa física ou jurídica que tenha, a qualquer título, um ou mais equídeos sob sua posse ou guarda;
Qual a porção intestinal mais densamente povoada pela microbiota.
colon
O que é a Dose infectante?
Dose MÍNIMA infectante de um microrganismo
As DTAs são responsabilidade de quem?
Órgão Municipal de Saúde.
Quais os agentes envolvidos na toxinfecção?
Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica)
a distribuição da microbiota é homogênea e a sua diversidade e quantidade é decrescente ao longo do trato gastrointestinal?
NÃO!! A distribuição da microbiota não é homogênea e a sua diversidade e quantidade é crescente ao longo do trato