MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO Flashcards
Qual é a organização do músculo estriado esquelético (músculo ➞ …………….. ……….. ➞ fibra muscular ➞ …………………)
- Músculo
- Fascículo muscular
- Fibra muscular
- MIOFIBRILAS
Cada fibra muscular é formada por inúmeras …………..
Miofibrilas
Quem é considerada a unidade funcional do músculo? Porque?
As MIOFIBRILAS
Pois cada miofibrila é composta por inúmeros filamentos de ACTINA e MIOSINA, os quais são responsáveis pela contração muscular
O que é o sarcolema?
O sarcolema é a MEMBRANA PLASMÁTICA da fibra muscular
As miofibrilas apresentam faixas claras e escuras alternadas, onde as faixas claras correspondem à _______ (actina /miosina) e as faixas escuras correspondem à (actina/miosina)
Faixas claras = actina
Faixas escuras = miosina
Descreva o PRÍNCIPIO DA CONTRAÇÃO (como ocorre a contração, à nível da miofibrila)
A contração ocorre por meio de um DESLIZAMENTO DE FILAMENTOS
Os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina, encurtando o sarcômero e realizando, assim, a contração muscular
Todas as miofibrilas se contraem (simultaneamente/indivudualmente) e cada miofibrila é composta de várias …………
Todas as miofibrilas se contraem simultâneamente
As miofibrilas são compostas por várias PROTEÍNAS
Quais são as 5 PRINCIPAIS PROTEÍNAS que estão presentes no músculo estriado esquelético ?
- Actina
- Miosina
- Titina
- Troponina
- Tropomiosina
O posicionamento lado a lado dos filamentos de actina e miosina é mantido por meio de filamentos da proteína …………..
Titina
Ela atua como um arcabouço, mantendo os filamentos de miosina e actina nos seus lugares
O que é o sarcoplasma?
É o LÍQUIDO INTRACELULAR entre as miofibrilas
Os espaços entre as miofibrilas são preenchidos por um líquido chamado de SARCOPLASMA
No sarcoplasma, além de grande quantidade de íons e proteínas, nós vamos ter 2 coisas importantíssimas para a fibra muscular, que são ……
- RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO
- MITOCÔNDRIAS (para fornecer ATP para as miofibrilas que se contraem)
O que é o retículo sarcoplasmático? Qual sua função ?
É um retículo presente no sarcoplasma, que possui a importantíssima função de regular o armazenamento, a liberação e a recaptação de CÁLCIO
Ligado à molécula de actina nós vamos ter outras 2 proteínas importantíssimas, ……………. e ……………..
TROPONINA e TROPOMIOSINA
Formam o chamado COMPLEXO TROPONINA TROPOMIOSINA
Qual a função do complexo TROPONINA TROPOMIOSINA
Ele tem a função de recobrir os filamentos de actina, impedindo que estes deslizem sobre os de miosina quando o músculo está em estado de REPOUSO
Formam uma barreira/muro, impedindo que ocorra a contração
Porque durante o REPOUSO as forças atrativas entre actina e miosina estão INATIVAS?
Pois, quando não está ocorrendo a contração, nós temos a presença do chamado COMPLEXO TROPONINA TROPOMIOSINA recobrindo os filamentos de actina (no músculo em repouso, temos a presença desse complexo, que inibe a atração entre miosina e actina)
Após a despolarização da membrana, grande parte da eletricidade negativa flui para o CENTRO da fibra. Qual estrutura presente nas fibras permite esse fenômeno? Porque esse fenômeno ocorre?
Os TÚBULOS T
(eles “transferem” a negatividade da membrana para o centro da célula, a fim de ativar os retículos sarcoplasmáticos)
Existe uma PROTEÍNA responsável por DESTRANCAR / PUXAR A PORTINHA do retículo sarcoplasmático, permitindo que o cálcio saia dele e vá cumprir sua função. Que proteína é essa que “destampa” o retículo sarcoplasmático
Proteína DHP
Alguns milisegundos após a liberação do cálcio, uma BOMBA presente nas membranas das fibras é responsável por “colocar” o cálcio de volta no retículo. Qual bomba é essa?
BOMBA DE CÁLCIO
Está presente nas membranas das fibras musculares
O que é a chamada JUNÇÃO NEURO-MUSCULAR?
É o ponto de contato/interface entre o NEURÔNIO MOTOR e a FIBRA MUSCULAR
O que é a PLACA MOTORA?
A placa motora é o LOCAL EXATO onde acontece a JUNÇÃO NEUROMUSCULAR (interface de contato entre os terminais nervosos e a fibra muscular)
O que é a GOTEIRA SINÁPTICA?
É o local onde temos a MEMBRANA INVAGINADA (da fibra) na junção entre um terminal axonal e a
membrana da fibra muscular
Seria como se fosse um “zoom” da placa motora, onde conseguimos enxergar as invaginações da membrana da fibra muscular
Quem é responsável pela ATIVAÇÃO das forças entre miosina e actina, permitindo que ocorra a contração?
Os ÍONS CÁLCIO ativam as forças atrativas entre miosina e actina
Como o cálcio ativa as forças atrativas entre miosina e actina?
Pois a proteína TROPONINA possui uma INTENSA AFINIDADE COM OS ÍONS CÁLCIO.
Então elas param de recobrir e actina e vão se ligar aos íons cálcio, deixando a actina “descoberta” e permitindo que essa deslize sobre os filamentos de miosina, realizando assim a contração
Quem é o neurotransmissor da contração muscular?
A acetilcolina
Descreva TODAS as etapas que acontecem na contração muscular, desde o INÍCIO até a EXECUÇÃO da contração (8)
- Os potenciais de ação percorrem o nervo até as suas terminações
- Em cada terminação, o nervo secreta uma quantidade da substância neurotransmissora ACETILCOLINA
- A acetilcolina age na área local da membrana da fibra muscular para abrir múltiplos CANAIS DE CÁTION “regulados pela acetilcolina”
- A abertura desses canais permite o influxo de grande quantidade de ÍONS SÓDIO para dentro da membrana, causando uma DESPOLARIZAÇÃO LOCAL (essa despolarização local causa a abertura dos canais de sódio voltagemdependentes ocasionando no potencial de ação)
- O potencial de ação se propaga por toda a fibra muscular (do mesmo modo que ele se propaga nos neurônios)
- O potencial de ação despolariza a membrana celular da fibra, e grande parte dessa eletricidade flui para o CENTRO da fibra. Aí, essa mudança na eletricidade no centro da fibra faz com que o RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO LIBERE GRANDE QUANTIDADE DE ÍONS CÁLCIO que estavam nele armazenados
- Os íons cálcio ativam as FORÇAS ATRATIVAS entre as moléculas de ACTINA e MIOSINA, fazendo com que elas deslizem uma sobre a outra (processo de contração)
- Após uma fração de segundo, os íons cálcio são bombeados de volta para o retículo pela BOMBA DE CÁLCIO presente na membrana da fibra (essa remoção dos íons cálcio faz com que a contração cesse)
O que é o RIGOR MORTIS? Como ele acontece?
Rigor mortis ou rigidez cadevérica é um fenômeno que provoca o enrijecimento dos músculos após a morte.
Ele acontece pois, após a morte, não existe mais ATP necessário para a separação das ligações entre actina-miosina
O que são as cãibras? Elas ocorrem por conta de uma DEMORA NA ______________ (despolarização/repolarização)
As cãibras são CONTRAÇÕES INVOLUNTÁRIAS e dolorosas dos músculos esqueléticos
Elas ocorrem em decorrência de uma DEMORA NA REPOLARIZAÇÃO DA FIBRA
MIASTENIA GRAVIS: o que é
É uma doença autoimune na qual o sistema imunológica ataca os receptores de acetilcolina nos músculos, resultando em fraqueza muscular (contrações fracas)
Síndrome de GUILLAIN BARRE: o que é
É uma condição na qual o sistema imunológica ataca os NEURÔNIOS MOTORES (periféricos) do corpo, resultando em fraqueza muscular