Motilidade do TGI Flashcards
O que é doença celíaca?
É uma resposta alérgica à gliadina (componente do glúten). Causa encurtamento das vilosidades e os microvilos tormam-se menos numerosos, resultado na pouca absorção de muitos nutrientes.
O que é doença de Crohn?
É uma doença inflamatória do intestino, como aumento na população de linfócitos e macrófagos na lamina própria, resultando em diarreia e dor abdominal.
Comente sobre a inervação simpática do TGI.
Fibras adrenérgicas pós-ganglionares; inervação indireta do TGI; inibe a atividade motora externa, mas induz a contração muscular da mucosa e de alguns esfíncteres; geralmente reduz a atividade secretória.
Comente sobre a inervação parassimpática (extrínseca) do TGI.
Vai do TGI até cólon transverso; feita por ramos do nervo vago; fibras pré-ganglionares e colinérgicas; estimula a atividade motora e secretora do TGI.
Comente sobre os neurônios do sistema nervoso entérico (inervação intrínseca).
Formado pelos plexos miométrico e submucoso; são uma rede de fibras nervosas e corpos de células ganglionares que podem coordenar o TGI na ausência da inervação extrínseca. Os plexos coordenam a atividade motora, secretora ou de absorção do TGI.
Qual a função do plexo miométrico?
Regulação da motilidade.
Qual a função do plexo submucoso?
Regulação da secreção e absorção.
O que os neurônios motores excitatórios liberam?
Acetilcolina para os receptores muscarínicos das células musculares lisas e também substância P.
O que os neurônios motores inibitórios liberam?
VIP (polipeptídeo intestinal vasoativo) e óxido nítrico.
O que os neurônios estimuladores da secreção e da motilidade liberam?
Acetilcolina e VIP nas células glandulares ou epiteliais.
Quem controla a motilidade esofágica?
O centro da deglutição, após a passagem do bolo alimentar pelo esfíncter esofágico superior, iniciando a onda peristáltica primaria.
Quem inerva o esôfago?
O nervo vago.
O que é acalásia?
Quando o esfíncter não relaxa suficientemente durante a deglutição de modo que o alimento não consegue entrar no estomago.
O que é espasmo esofágico difuso?
Contração prolongada e dolorosa da parte inferior do esôfago em vez da onda peristáltica esofágica normal após a deglutição.
Comente as contrações no estomago.
No corpo e no fundo são fracas, auxiliando como reserva do alimento; já no antro, as contrações são vigorosas e ajudam a misturar o alimento ao suco gástrico.
Qual a atuação da inervação simpática no estomago?
Originada no plexo celíaco, inibe a motilidade do musculo liso e as secreções gástricas.
Qual a atuação da inervação parassimpática no estomago?
Suprida pelo nervo vago, estimula a motilidade do musculo liso e as secreções gástricas.
Comente sobre o relaxamento reflexo do estomago.
Quando ocorre a primeira onda peristáltica no esôfago, o esfíncter esofágico inferior também relaxa reflexamente. Simultaneamente, ocorre o relaxamento do corpo e do fundo do estomago, graças a VIP liberada pelas fibras do vago.
O que é Síndrome de Dumping?
Ocorre quando o conteúdo gástrico é esvaziado para o intestino delgado mais rápido do que eles podem ser processados, por isso, desenvolve-se diarreia crônica.
Comente sobre a inervação do piloro.
As fibras vagais colinérgicas excitatórias estimulam a constrição do esfíncter; já as fibras vagais inibitórias liberam outro neurotransmissor, VIP, que relaxa o esfíncter.
Quais substancias provocam a contração do piloro?
Hormônios de colecistocinina CCK, gastrina e secretina.
Qual a importância dos movimentos peristálticos do intestino delgado?
Misturam o quimo com as secreções digestivas; aproximam o quimo da superfície absortiva dos microvilos e impulsionam o quimo na direção do cólon.
Defina reflexo intestinointestinal.
A distensão excessiva de um segmento do intestino relaxa o musculo liso do restante do intestino.
Defina reflexo gastroileal.
Interação reflexa entre o estomago e a parte terminal do íleo. Secreção e motilidades elevadas do estomago aumentam a motilidade da parte terminal do íleo e aceleram o movimento do material através do esfíncter ileocecal.
Comente sobre a inervação do cólon.
Nervos simpáticos cessam os movimentos; estimulo vagal causa contrações segmentares da parte proximal do cólon; estimulo dos nervos pélvicos promovem movimentos expulsivos do cólon distal e contração sustentada de alguns segmentos.
Comente sobre os esfíncteres interno e externo do ânus.
Interno: é um espessamento do músculo liso circular do canal anal.
Externo: mais distal e com músculo estriado inervado por fibras motoras somáticas dos nervos pudendos, que permitem o controle reflexo ou voluntário.
Comente sobre o reflexo gastrocólico.
Após o enchimento do estomago, ocorre aumento da motilidade do cólon proximal e distal e a frequência dos movimentos de massa reflexamente.
Comente o processo de defecação.
Os movimentos de massa no cólon sigmoide causam o enchimento do reto; isso desencadeia o relaxamento reflexo do esfíncter anal interno e a constrição do esfíncter anal externo causando a urgência em defecar.
Comente sobre a parte nervosa da defecação.
Envolve ações reflexas e voluntárias. As principais vias eferentes são as fibras parassimpáticas colinérgicas dos nervos pélvicos. Não há função significativa do simpático na defecação.