MÓDULO INFECÇÃO E FEBRE Flashcards
quais os vetores diretos de transmissão da febre amarela? e quais seus ciclos?
Haemogogus (silvestre) e Aedes aegypti (urbano)
animais presentes no ciclo silvestre da FA
macaco-prego, macaco guariba, Haemogogus e Sabethes
quais órgãos o flavivírus tem tropismo? e oq causa neles?
fígado: apoptose ou necrose de macrófagos, células de kupffer, hepatócitos, o que pode gerar focos hemorrágicos, além de apresentar corpúsculos de councilman-richa lima e de torres. Rins: infecta as células tubulares, podendo causar hemorragia nos túbulos renais. Coração: danos nas fibras miocárdicas, como edema e degeneração.
quais elementos compõem a resposta imune na FA (células, citocinas e Ig)?
células TCD4, TCD8, T citotóxicas; IFN-gama, TNF-alfa, TGF-beta; IgM (na fase aguda) e IgG.
descrição da duração e dos sintomas do período de infecção da FA
dura de 24-48 h antes das manifestações dos sintomas até 3-5 dias após o início desses. Tem como sintomas: febre, calafrios, mialgia, cefaleia intensa, vômitos, náuseas, dor lombossacra, podendo ter epistaxe de pequena monta, gengivorragia. Conta com o sinal de Faget: febre+bradicardia.
sintomas do período de intoxicação
compreende os casos graves, são precedidos de uma remissão por 24 h, e retorno dos sintomas, com vômitos mais frequentes, dor epigástrica, prostração e icterícia. Além de petéquias, equimoses, hemorragias nas mucosas, melena, metrorragia, hematêmese. E a disfunção renal apresenta albuminúria e diminuição do débito urinário
métodos diagnósticas para FA
ELISA (identifica IgG específicos) e RT-PCR (identifica o vírus), mais precisos na fase aguda
tratamento da FA
é sintomatológico em infecções leves a moderadas, evitando salicilatos. A prevenção é pela vacina.
quais as formas de contaminação por leptospirose?
contato com água, alimentos, solo, vegetação contaminados, além de tecidos e escretas de animas infectados. A transmissão entre humanos só se dá por via transplacentária
o que a resposta imune causa na leptospirose?
é responsável pelas manifestações graves da fase tardia, uma vez que a liberação de citosinas pró-inflamatórias, como TNF-alfa, são responsáveis por gerar um quadro de choque séptico.
sinais e sintomas da leptospirose de fase precoce
náuseas, vômitos, cefaleia, febre alta, tosse, fotofobia e dor abdominal
quando e porque há a hiperemia conjuntival?
no final da fase precoce, devido a hemorragia dos vasos subconjuntival
no que se caracteriza a síndrome de Weil?
leptospirose com icterícia e hemorragia
quais os métodos diagnósticos para Leptospirose?
ELISA e MAT
qual tratamento de leptospirose?
penicilina G cristalina (4x10^6u/4doses/dia) ou doxicilina (200mg/dia/7dias)
quais os fatores que permitem o desenvolvimento de FR?
ser estreptococo grupo A; ter a via de contaminação pela orofaringe; sucetibilidade do hospedeiro (como a presença de alelos HLA-DR7 e HLA-DR4); resposta imune que por mimetismo molecular, no qual os anticorpos contra os antígenos em M e N-acetilglicosamina, são responsivos a antígenos humanos; não tratamento adequado de faringite.
porque a FR atinge os tecidos do corpo e quais os mais atingidos?
porque os antígenos da bactéria se assemelham aos antígenos presentes nos tecidos moles, em proteínas cerebrais, tropomiosina, valvas cardíacas. Então, as articulações, a pele, o coração e a sistema neurológico são mais acometidos.
quais os sintomas da FR?
acometimentos articulares: rubor, dor, edema e calor; é poliarticular, migratório e não é simétrico. acometimentos cardíacos: a valva mitral é a mais acometida, levando a insuficiência mitral e estenose aórtica, na forma crônica da doença. acometimentos neurológicos: coreia de syndenham, com movimentos incontroláveis na cabeça e membros. acometimentos na pele e tecidos moles: nódulos nas articulações, eritema marginado que é convalescente e evanescente.
qual o tratamento para FR?
tratamento sintomatológico, com uso de AINES e salicilatos (p/ artrite e febre), antibióticos, repouso e depressores do SN (p/coreia)